Banca de DEFESA: PEDRO THIAGO DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO THIAGO DE LIMA
DATA : 31/07/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Quartel do Comando Geral da PM/RN - Sala de Multimídia
TÍTULO:

Estudo de compósitos para proteção balística fabricados com tecidos artesanais e tecidos reaproveitados de coletes balísticos descartados.


PALAVRAS-CHAVES:

Compósito, Proteção Balística, Fibra de Vidro, Para-aramida, NIJ 0108.01


PÁGINAS: 77
RESUMO:

O presente trabalho estuda o comportamento de materiais compósitos com diferentes configurações de tecelagem quando submetidos a impactos de alta energia como o balístico. Quatro placas foram desenvolvidas por um processo de laminação manual utilizando diferentes tecidos de para-aramida: Tela, Sarja e Tecido Não Tecido (TNT). Três placas contêm um único tipo de tecido. Após testes preliminares de disparo nas três primeiras placas e considerando a tendência do comportamento individual, decidimos fabricar a quarta placa contendo uma combinação de sarja e TNT. Utilizamos o tecido Tela por ser um produto disponível para aplicação na indústria de compósitos. A Sarja foi selecionada por se tratar de um produto artesanal desenvolvido no laboratório de tecelagem do Departamento de Engenharia Têxtil da UFRN como proposta alternativa e comparativa ao material disponível no mercado. Obtivemos as fibras de TNT através do desmantelamento do colete balístico vencido utilizado pela Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte como fonte de tecido não tecido e fibras quiltadas. Para cada placa-alvo submetida ao teste de impacto foi disparado um único tiro contra cada placa, utilizando munição calibrada fornecida pelo Comando Geral da Polícia Militar do RN. Os tiros foram disparados por atirador habilitado da PM/RN utilizando a mesma arma para todos os disparos em campo de tiro controlado e utilizando munição calibre .38 SPL +P+, EXPO/SJHP produzida pela CBC. Extraímos o projétil de seu invólucro original para controle inicial da deformação. Disparamos outro projétil em plasticina para capturar sua característica padrão pós-impacto após impacto balístico. A energia de impacto utilizada foi de aproximadamente 360J em todas as placas, com os projéteis transfixando as três placas que utilizavam um único tipo de tecido. Na placa alvo combinada com Sarja artesanal e TNT proveniente da reciclagem de coletes balísticos, o projétil terminou encapsulado dentro do laminado da placa. A discussão das quatro configurações do material compósito laminado para o presente trabalho analisou a aparência visual e microscópica pós-impacto. Além disso, discutimos o comportamento de deformação do projétil recuperado após impacto nas placas alvo. Após a análise final, percebemos que a combinação dos tecidos sarja mais TNT sugere que o estudo apresenta evidências de que o material do colete balístico vencido pode ser reciclado, fornecendo fibras para uso em escudos balísticos, trazendo novas aplicações e sobrevida aos seus materiais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1064594 - EVANS PAIVA DA COSTA FERREIRA
Interno - 2239386 - JOSE IVAN DE MEDEIROS
Externa ao Programa - 1645481 - VIVIANE MUNIZ FONSECA - UFRNExterno à Instituição - JOÃO BATISTA DA SILVA
Externo à Instituição - WANDERLEY FERREIRA DE AMORIM JÚNIOR - UFCG
Notícia cadastrada em: 29/07/2024 14:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao