Metodologia de Avaliação de Situações de Exposição à Radiação Eletromagnética em Prédios Próximos à Infraestrutura de Telecomunicações
Radiação Não Ionizante; Campos Eletromagnéticos; Medições; Ambiente Interno; Prédios, Estações Rádio Base, Redes Móveis.
O aumento no número de antenas demandado pelas tecnologias recentes de redes móveis, combinado com a crescente verticalização das cidades brasileiras, resultou em uma maior proximidade entre as antenas de Estações Rádio Base (ERBs), fontes de Radiação Não Ionizante (RNI), e os andares superiores de edifícios próximos a essas estações. Este estudo apresenta uma metodologia para medições em larga escala da radiação emitida por campos eletromagnéticos em prédios sob incidência direta das emissões de antenas de ERBs. Foram realizadas medições em cinco edifícios na cidade do Natal, capital do Rio Grande do Norte, localizada na região Nordeste do Brasil. Os resultados revelaram picos de intensidade de campo elétrico até 17,4 vezes superiores e médias até 14,13 vezes maiores que os valores obtidos com a metodologia da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Esta metodologia, baseada nas diretrizes da Comissão Internacional de Proteção contra Radiações Não Ionizantes (ICNIRP), utiliza medições realizadas ao nível da rua por meio de drive-tests. As taxas de exposição registradas nos maiores picos e nas médias correspondem a 82,27% e 59,43%, respectivamente, dos limites estabelecidos pela ICNIRP. A abordagem proposta aprimora e complementa a metodologia descrita em normativas e na legislação brasileira, permitindo uma avaliação mais abrangente e precisa dos cenários de exposição em ambientes internos de prédios.