Determinação de chaveamentos para recomposição do serviço em redes de distribuição de energia elétrica em média tensão através de método baseado em parâmetros de sensibilidade.
Reconfiguração de Redes de Distribuição; Perdas; Recomposição de Serviço; Planejamento de Sistemas de Distribuição; Operação de Sistemas de Distribuição; Controle de Sistemas de Distribuição; Automação da Distribuição; Métodos de Otimização
A reconfiguração de uma rede de distribuição é uma modificação na sua topologia, objetivando o atendimento de determinadas condições operativas dessa rede, através da mudança de estado das suas chaves (NA/NF). Ela pode ser realizada sem que qualquer anomalia tenha ocorrido no sistema. A recomposição de serviço é um caso particular da reconfiguração e deverá ser realizada sempre que ocorrer defeito na rede ou sempre que um ou mais trechos de um alimentador tenham sido retirados de serviço para manutenção. Nesses casos, cargas que são atendidas por trechos que estão a jusante de trechos retirados para manutenção, poderão ser atendidas pelo fechamento de chaves pertencentes ao mesmo alimentador sob manutenção ou através de chaves para outros alimentadores. Pelos métodos de reconfiguração clássicos, vários chaveamentos poderão ser necessários além daqueles utilizados apenas para realizar a recomposição do serviço. Isso inclui chaveamentos em alimentadores da mesma subestação ou de outras subestações que não guardam qualquer relação direta com o alimentador sob defeito. Esses últimos chaveamentos provocarão desconforto, prejuízos e insatisfação nos consumidores, além de prejuízos para a imagem da concessionária de energia elétrica. É objetivo desta tese de doutorado desenvolver uma heurística para reconfiguração de uma rede de distribuição, quando da ocorrência de um defeito nessa rede, realizando chaveamentos apenas nos alimentadores diretamente envolvidos nesse defeito, considerando que esses chaveamentos são aqueles destinados exclusivamente à isolação das barras e trechos defeituosos e ao atendimento das ilhas por ele geradas, com redução significativa do número de aplicações de fluxos de cargas aplicados, em função da utilização de parâmetros de sensibilidade para a determinação de tensões e correntes estimadas nas barras e trechos dos alimentadores envolvidos. Uma comparação desse processo com os métodos clássicos é realizada para várias redes testes obtidas na literatura sobre reconfiguração de redes.