Antenas Planares Integradas com FSSs para Aplicações em Sistemas de Comunicações sem Fio
Antenas Patch de Microfita, Padrões IEEE 802.11 a/b/g/n, Superfícies Seletivas em Frequência, Integração.
Este trabalho apresenta uma investigação teórica e experimental sobre as propriedades das antenas de microfita integradas com superfícies seletivas em frequência (Frequency Selective Surface – FSS). A integração se dá por meio da inserção da FSS no plano de terra da antena patch de microfita. Essa integração visa a melhoria de algumas características das antenas. As FSS utilizam elementos do tipo patch quadrado nas células unitárias.
Especificamente, os resultados simulados são obtidos utilizando-se o programa computacional comercial CST Studio Suite® versão 2011. A partir de uma antena padrão, projetada para operar em sistemas de comunicações sem fio dos padrões IEEE 802.11 a/b/g/n as dimensões da FSS são variadas de forma a obter uma otimização de alguns parâmetros da antena, como casamento de impedância e seletividade nas bandas de operação.
Após a otimização dos parâmetros investigados, são construídos dois protótipos de antenas patch de microfita com e sem a FSS no plano de terra. São feitas comparações dos resultados simulados com os resultados experimentais obtidos pelo analisador de rede ZVB 14 da Rohde & Schwarz®. A comparação visa validar a as simulações efetuadas e mostrar as melhorias obtidas com a FSS integrada no plano de terra da antena. Na construção dos protótipos, foram utilizados substratos dielétricos da Rogers Corporation do tipo RT-3060 com permissividade relativa igual a 10,2 e baixa tangente de perdas. Sugestões de continuidade do trabalho são apresentadas.