Tecnologias Educacionais, Linhas de Produto de Software e Educação Médica
Iniciada nas décadas de 1960 e 1970, a chamada revolução digital se intensificou com a disseminação da Internet em meados dos anos 1990, provocando significativas mudanças nas mais diversas atividades humanas. Tal revolução incrementou as alterações iniciadas pela difusão dos computadores nos processos produtivos, no mercado de trabalho, nas empresas e organizações, na produção cultural, nas relações sociais e na educação. Os impactos da internet foram tão grandes que a maior parte das atividades humanas atualmente dela não pode se isentar. Permeado por este fenômeno, ou novo paradigma social, o e-learning, também conhecido como educação à distância, surge como uma forma complementar de ensino, apresentando algumas vantagens como: aumento da acessibilidade da informação, aprendizado personalizado, democratização do ensino e facilidade de atualização, distribuição e padronização do conteúdo. Neste sentido, essa proposta de dissertação de mestrado tem como objeto o desenvolvimento de uma LPS (Linhas de Produto de Software), cujo propósito é a geração automática de sistemas e-learning para educação medica. Desta modo, criando um instrumento transversal, visto que este trabalho está na interseção de três áreas: educação, medicina e tecnologia da informação e comunicação. Com isso, a contribuição mais significativa dessa proposta é o desenvolvimento de uma metodologia inovadora para a educação medica que visa auxiliar o docente de medicina na sua prática pedagógica por meio do uso de tecnologias educacionais.