Técnicas para Reconstrução, Representação e Renderização de Vídeo Tridimensional em Tempo Real
Vídeo 3D, Reconstrução 3D, Structure from Motion, Space-Time Stereo, Modelagem baseada em pontos
Vídeos digitais tridimensionais, ou apenas Vídeos 3D, são uma evolução natural dos vídeos digitais usuais (vídeos 2D). Além da informação de cor e som, os vídeos 3D contem ou simulam informação de profundidade. Neste trabalho estamos interessados nos vídeos 3D baseados em modelos, ou seja, aqueles que geram um modelo tridimensional da cena visualizada. Eles permitem que o comportamento dos objetos possa ser observado de qualquer ponto de vista.
De maneira sucinta, as etapas do processo de geração de um vídeo 3D podem ser divididas em: Aquisição, Reconstrução, Representação e Renderização. Este trabalho apresenta um estudo sobre as técnicas envolvidas nessas etapas. Vários métodos de reconstrução e representação tem sido propostos na literatura. No entanto, eles funcionam apenas no contexto para o qual foram concebidos. Neste doutorado, nosso principal objetivo é obter novas técnicas que permitam coerência entre a reconstrução e representação de vídeos 3D, de modo que possamos trabalhar com as duas acopladas. Um dos desafios será propor uma estrutura de dados robusta e flexível o suficiente para ser utilizada em várias aplicações de vídeos 3D, como por exemplo, TV digital.
Como aplicação, desenvolveremos um sistema de reconstrução tridimensional de ambientes, em tempo-real, utilizando plataforma robótica.