Aplicação da Técnica ADRC no Controle de Posição Radial de um Motor de Indução Sem Mancais com Bobinado Dividido
ADRC, máquina de indução, controle de posição radial.
Este trabalho tem como objetivo realizar o controle da posição radial do rotor de uma máquina trifásica de indução sem mancal, com bobinado dividido e estrutura de acionamento otimizada, através da técnica ADRC (Active Disturbance Rejection Control). A fim de diminuir o número de eventos de manutenção e outros problemas como ruído e vibrações, diversas pesquisas vêm sendo realizadas para o desenvolver e otimizar as estruturas de máquinas com suspensão magnética. Esse tipo especial de máquina elétrica tem sua operação fortemente dependente da aplicação de sistemas de controle em malha fechada. Por ser um sistema multivariável, não-linear, variante no tempo e com variáveis acopladas, demanda estratégias mais avançadas de controle para uma operação eficiente e com bom desempenho dinâmico. A técnica ADRC tem se mostrado eficiente em sistemas com essas características. O controlador ADRC considera o distúrbio total (composto por pelas dinâmicas não modeladas, não-linearidades, incertezas e variações de carga) como um novo estado do sistema, a ser estimado em tempo real através de um observador de estado estendido. Deste modo, esses distúrbios podem ser compensados em tempo real, eliminando erros de regime e com boa resposta a distúrbios de formal geral. Por ser uma técnica ainda em desenvolvimento, a sua aplicação vem sendo avaliada em sistemas de diferentes naturezas. Este trabalho mostrou que é possível controlar a posição radial de um motor de indução com bobinado dividido e estimar os distúrbios envolvidos no processo utilizando a técnica ADRC.