Desenvolvimento de um Protocolo de Transporte de Dados para uma Rede de Comunicação entre Veículos Aéreos não Tripulados
Rede Ad hoc, Rede de sensores sem fio, Veículos aéreos não tripulados, Rede de Comunicação, Protocolo de Transporte, Zigbee
Pesquisas relacionadas com sistemas utilizando diversos veículos aéreos não tripulados (multi VANTs) vêm crescendo nos últimos anos. Entre os desafios enfrentados, uma rede de comunicação de dados robusta é crucial para cooperação e colaboração entre VANTs.
No projeto da rede devem ser levado em conta fatores como o propósito da missão da esquadrilha, planejamento de caminho e trajetória, coleta de dados dos sensores e suprimento energético. Desta forma, o presente trabalho apresenta a especificação de um protocolo de transporte de dados para uma rede de comunicação em uma esquadrilha de Veículos Aéreos Não Tripulados a serem utilizados na varredura da área de impacto de foguetes para o projeto SPACEVANT 2.
Assim, realiza-se um estudo sobre as principais características das redes de comunicação para sistemas multi VANT e as especificidades da aplicação abordada neste projeto. São propostas estratégias para a varredura da área de impacto de foguetes. São analisadas as características das redes para sistemas multi VANTs mais adequadas a estas estratégias, de forma a fazer uma análise comparativa entre as mesmas e definir um protocolo apropriado para a aplicação.
Dentro deste contexto, é utilizado uma arquitetura de rede, com base em módulos Xbee Pro 900HP S3B, integrados em uma plataforma de hardware controlada por computador embarcado modelo Raspberry Pi. É idealizado e implementado um plano de testes com os dispositivos Xbee para avaliar o desempenho destes do protocolo na arquitetura de rede proposta em termos de robustez, confiabilidade.
Para aferição do desempenho o protocolo será implementado, visando medir a largura de banda throughput, perda de pacotes e outros indicadores de desempenho nos links de comunicação entre os diferentes nós da rede.