Modelagem e análise de uma máquina de indução para sistemas de conversão de energia eólica
Energia Eólica, máquinas elétricas, Simulação de campos magnéticos
Atualmente, o crescente aumento da demanda energética em todo mundo intensifica a busca pelo uso de fontes energéticas limpas e renováveis. Dentro esse panorama, a energia eólica vem se destacando com uma das mais promissoras.
O presente trabalho insere-se no âmbito da modelagem de uma máquina de indução adaptada, na qual o estator passa a ser móvel, orientados para aplicações com sistemas de conversão de energia eólica, geradores. A maquina de indução utiliza-se de 2 polos e é anunciada uma potência de 3cv, o estator possui enrolamentos distribuídos e o rotor é do tipo gaiola fechado em delta.
Neste trabalho desenvolve-se uma rotina de estudo da máquina, com ênfase em sua configuração. A rotina desenvolvida incorpora interações eletromagnéticas, baseado em uma ferramenta analítica e de simulação com recursos ao método dos elementos infinitos. Tais interações serão importantes para investigar o desempenho da máquina, e assim poder aplicar diferentes estratégias de uso e controle, bem como validar por meio de comparações entre os resultados de aplicação das fórmulas propostas e de simulações.