Coordenação e Organização em Sistemas Multiagentes baseadas em Redes Sociais
Jogos de Estratégia, Aprendizagem por Reforço, Coordenação; Sistemas Multiagentes, Redes Sociais, Cooperação e Organização
A utilização dos conceitos de Redes Sociais vai além dos contextos mais imediatos desta área. Atualmente, conceitos de Análise de Redes Sociais são criados para definir regras de comportamento entre agentes de software e ambientes de software baseados em Sistemas Multiagentes. A área de jogos de computador carece de evoluções constantes em mecanismos que usam a Inteligência Artificial para definir comportamento de agentes no jogo. Em jogos de estratégia, o comportamento de agentes é geralmente realizado em grupo, principalmente considerando o contexto de jogos de computador e jogos de guerra, em que exércitos inimigos são controlados ora por um humano e o computador, ora por dois humanos (em um ambiente multiplayer). Desta forma, o presente trabalho apresenta um método de coordenação de agentes em jogos de estratégia baseado em redes sociais que utiliza conceitos de Aprendizagem por Reforço e Sistemas Multiagentes e pretende contribuir no ramo de Inteligência Artificial para jogos de computador.