Técnicas de Visão para Aplicações em Ensino: aulas de Física Experimental
Interface Natural de Usuário, Ambiente Interativo, visão computacional, Kinect.
Com o advento das mídias digitais e principalmente do computador, percebe-se uma mudança na forma de educar e aprender, onde o professor vem assumindo um papel de facilitador da aprendizagem, não sendo mais visto como o detentor do conhecimento. Já o aluno assume um papel ativo no seu processo de ensino-aprendizagem, de modo que os recursos computacionais estão sendo utilizados de forma que incentivem a descoberta tanto do aluno, quanto do educador e instiguem a construção do conhecimento de modo mais atraente e interativo. Neste cenário, propõe-se o desenvolvimento de um ambiente interativo utilizando o técnicas de visão computacional que permita utilizar os movimentos naturais do corpo como forma integrante dos experimentos, diferenciando e diversificando as atividades experimentais de Física. O trabalho é composto por: conceito de Interface Natural de Usuário (Natural User Interface - NUI), funcionamento e as características do Microsoft Kinect, proposta para o desenvolvimento do ambiente interativo, metodologia do desenvolvimento do trabalho.