CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA FRENAGEM ELETROMAGNÉTICA EMPREGANDO CORRENTES PARASITAS
Frenagem Magnetico, Correntes paracitas, conversão de energia
Este trabalho trata de um estudo acerca dos efeitos de frenagem eletromagnética por meio do uso das forças produzidas pelas correntes parasitas induzidas em um material ferromagnético. Sua motivação nasce dentro de um estudo sobre técnicas de controle da velocidade de deslocamento de PIG’s destinados a utilização em tubulações transporte de petróleo e gás.
O objetivo do estudo é trazer uma análise prática e aplicada do comportamento de um êmbolo transitando no interior de um duto quando da aplicação de um campo magnético que desliza sobre a sua superfície gerando correntes parasitas por meio de indução magnética e averiguar o quão relevantes podem ser os efeitos produzidos pela interação de tais correntes com próprio campo que as induz sobre o deslocamento do êmbolo.
Será verificada, a seguir, a viabilidade de ação sobre a reação ao deslocamento do
êmbolo, buscando obter controle direto sobre a sua velocidade de trânsito, através da
variação da corrente imposta ao eletroímã e, consequentemente, da indução magnética provocada pelo deslocamento axial deste fluxo.
Adicionalmente, tenciona-se verificar e quantificar a capacidade de regeneração da
energia cinética desprendida pelo deslocamento do êmbolo por meio de conversão
eletromecânica, recuperando-a por meio de um sistema de gerenciamento de energia, para um sistema autônomo de baterias embarcado no êmbolo, tais quais aqueles que navegam no interior dos PIG’s instrumentados.