Protocolo de Transporte de Dados para FANET na Varredura de Áreas de Impacto de Foguetes sobre o mar por Veículos Aéreos Não Tripulados
Rede Ad hoc, FANET, Veículos aéreos não tripulados, Rede de Comunicação, Protocolos de Redes, Zigbee.
Sistemas que envolvem múltiplos Veículos Aéreos Não Tripulados (Multi-VANTs) para realizar o procedimento de varredura de área tem despertado atenção nos últimos anos. O desenvolvimento desses sistemas enfrenta desafios significativos, sendo a robustez da rede de comunicação de dados um aspecto crucial para a colaboração eficiente entre os VANTs. Este trabalho se dedica à especificação de um protocolo de transporte de dados para uma rede de comunicação em uma esquadrilha de Veículos Aéreos Não Tripulados, com foco na varredura da área de impacto de foguetes sobre o mar no projeto SPACEVANT 2.
A pesquisa abrange as principais características das redes de comunicação para sistemas multi-VANT, considerando especificidades da aplicação, como o planejamento de caminho e trajetória, e coleta de dados dos sensores. Estratégias são propostas para a varredura da área de impacto de foguetes, analisando características das redes mais adequadas a essas estratégias e definindo um protocolo apropriado para a aplicação. Utilizando módulos Xbee Pro 900HP S3B em uma arquitetura de rede integrada a uma plataforma de hardware controlada por computador embarcado, um plano de testes é concebido e implementado para avaliar o desempenho do protocolo. Aferições de desempenho incluem medições de largura de banda (throughput), latência, e indicadores nos links de comunicação entre os nós da rede, como retransmissão e perda de pacotes, controle de fluxo e congestionamento. Este estudo demonstra a robustez e a confiabilidade do protocolo na arquitetura de rede proposta para sistemas multi-VANTs.