Modelagem Multiobjetivo para Auxílio no Projeto de Redes Industriais de Sensores e Atuadores Sem Fio para Controladores em Malha Fechada
Redes Industriais Sem Fio, WirelessHART, ISA100.11a, Modelagem Multiobjetiva, Algoritmos Genéticos, Controle em Malha Fechada.
Nos dias atuais a comunicação sem fio têm despertado interesse e está se tornando uma tendência nos ambientes industriais. Em parte, esse interesse se deve às facilidades de implantações e manutenção desse tipo de rede, que dispensam projetos sofisticados e execução de obras de implantação de cabos, que em ambiente industriais muitas vezes têm custos proibitivos, além de permitir a criação de aplicações que não eram possíveis com as tecnologias legadas. Apesar dos benefícios diretos, desafios técnicos (confiabilidade, autonomia de recursos energéticos, interferência do ambiente) e culturais se apresentam como os principais pontos negativos para a implantação de redes industriais em larga escala na indústria. Nesta proposta de tese, será abordado o problema de localização dos equipamentos, tanto sensores quanto atuadores, possibilitando o controle em malha fechada em redes industriais sem fio com custo reduzido de instalação e manutenção. Dando especial ênfase aos padrões WirelessHART e ISA100.11a, que se apresentam como os mais promissores para solução de redes industriais sem fio, neste trabalho pretende-se propor uma modelagem multiobjetivo para auxílio no projeto e instalação de redes industriais de sensores e atuadores sem fio para controle em mala fechada.