Munitur: Uma Arquitetura Próativa para Acompanhamento e Monitoramento das Atividades de Tutoria em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Educação a Distância, Mineração de Dados, Ambientes Virtuais de Apredizagem, Sistema Multiagente e Sistemas Inteligentes.
Atualmente, o Brasil vive um momento muito especial no âmbito da Educação a Distância (EaD), pois muitas vagas e novos cursos estão sendo abertos nessa modalidade de ensino. Para dar subsídio ao desenvolvimento da EaD, surge a necessidade de sistemas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). As interações que os alunos têm uns com os outros, com os professores e tutores, e com recursos educacionais, disponíveis nestes ambientes, são indicadores valiosos sobre a eficácia de uma experiência de aprendizagem. No entanto, o gerenciamento dos processos de aprendizagem em AVAs, com qualidade de interação e de acompanhamento, visando à permanência e o êxito dos alunos, exige cada vez mais do tutor. Esse fato deve-se tanto ao modelo pedagógico adotado quanto à necessidade de ferramentas para apoiarem o tutor nas suas atividades de acompanhamento dos alunos. Frente a este cenário, este trabalho busca, por meio de mineração de dados educacionais, propor um novo modelo de suporte as atividades de tutoria em AVAs e desenvolver uma arquitetura multiagente para apoiar este modelo. A arquitetura multiagente a ser desenvolvida será validada em um estudo de caso a ser realizado no AVA Moodle da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).