O projeto de Arquitetura como linguagem compartilhada: interfaces e mockups para a cocriação de tecnologias sociais com comunidades rurais do semiárido
cocriação; Arquitetura; interfaces; mockups; tecnologias sociais.
A tese investiga estratégias para qualificar a participação social no desenvolvimento de soluções técnicas por pessoas sem formação acadêmica em projeto, provenientes de contextos de vulnerabilidade, em processos cocriativos em Arquitetura, a fim de ampliar sua autonomia e a efetividade das decisões projetuais. A investigação parte da constatação de que, embora a literatura sobre processos participativos tenha avançado, a participação de grupos vulneráveis na fase de concepção ainda é pouco explorada e, frequentemente, limitada por barreiras técnicas e cognitivas. Para tanto, adota-se a pesquisa-ação como abordagem metodológica, estruturada em quatro etapas: (1) estado da arte, com a revisão de escopo e mapeamento de processos cocriativos existentes; (2) análise, por meio de diagnóstico participativo em um assentamento rural do semiárido potiguar; (3) síntese, com oficinas cocriativas mediadas por interfaces físicas; (4) avaliação, com a construção de mockups em escala real. O estudo de caso, realizado no Assentamento Agrovila Santa Luzia – Modelo II (RN), envolveu agricultoras familiares na concepção de equipamentos de apoio à produção com madeira nativa e sistemas fotovoltaicos. As conclusões parciais indicam que a cocriação mediada por interfaces físicas, quando associada a restrições projetuais, atua como um catalisador da criatividade e supera barreiras de representação técnica. Essa abordagem não apenas qualificou os resultados do projeto, mas também promoveu a ampliação da autonomia das participantes em múltiplas dimensões — técnica, criativa e política. A pesquisa destaca ainda a importância das intervenções pontuais dos projetistas e do mapeamento de processos como estratégias que, em conjunto, democratizam o processo projetual, fortalecem a agência comunitária e contribuem para o desenvolvimento de tecnologias sociais.