Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMUEL DA COSTA SENA MAIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMUEL DA COSTA SENA MAIA
DATA : 14/11/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 401 do PGTEC/UFRN
TÍTULO:

ENTRE O LAZER E A GUERRA: Reflexões sobre as desigualdades no acesso aos espaços de entretenimento em Natal na II Guerra Mundial (1939-1945)


PALAVRAS-CHAVES:

História Urbana; Terceiros Lugares; Capital Simbólico; Rio Grande do Norte/Brasil.


PÁGINAS: 152
RESUMO:

No início da década de 1940, a cidade de Natal passou por transformações urbanas e sociais expressivas, motivadas pelos efeitos da II Guerra Mundial, o que levou, entre outras, à expansão de equipamentos de lazer e atividades de entretenimento para atender à intensa presença de militares na cidade. Nesse contexto, tais locais começaram a ser frequentados por diferentes grupos sociais, refletindo novas interações, usabilidades, transitabilidades e maneiras de inserção. Mas, de que maneira a sociedade natalense e os contingentes militares se relacionavam e se inseriam nos lugares de recreação e no usufruto das atividades de diversão, nessa conjuntura? As formas de convivência surgidas a partir do cenário de guerra, infere-se, possibilitaram a intensificação do acesso desigual a esses espaços, reforçando as relações de poder e as territorialidades no setor de entretenimento, que estavam associadas às elites dominantes da sociedade à época. Para explorar essa questão, o objetivo geral é compreender as repercussões da presença dos estadunidenses, seu aparato de apoio militar e suas relações com os grupos locais nas dinâmicas socioespaciais de distribuição, ingresso e uso dos equipamentos de lazer na cidade. Para tanto, a pesquisa se apoia, principalmente, em linhas teórico- metodológicas da sociologia, com base em Ray Oldenburg, que propõe o conceito de “terceiros lugares”; Joffre Dumazedier, que aborda as noções de “lazer” e “ócio”; e Pierre Bourdieu, que apresenta a teoria do capital simbólico. No âmbito da historiografia, as contribuições de autores como Giovana Paiva e Protásio Pinheiro de Melo, desempenham papel central na análise da configuração histórica de Natal durante o período estudado. Os procedimentos incluíram análise bibliográfica, documental, iconográfica e recorte de jornais da época, permitindo apreender tanto as dimensões sociais quanto históricas da cidade naquele contexto. Assim, os resultados parciais indicam que a intensa presença de militares estrangeiros, em interação com diferentes agentes locais, promoveu dinâmicas sociais significativas, e os espaços urbanos passaram a funcionar como instrumentos de alívio das tensões provocadas pela guerra. Ao mesmo tempo, esses espaços de lazer e entretenimento refletiram distinções de grupos sociais, funcionando como meios de hierarquização e de reprodução das relações de poder, configurando um entrave social simbólico que reforçava a desigualdade e restringia o acesso a esses lugares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347654 - ANGELA LUCIA DE ARAUJO FERREIRA
Interno - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
Externo ao Programa - 101.187.984-05 - GIOVANNI ROBERTO PROTÁSIO BENTES FILHO
Externa à Instituição - GIOVANA PAIVA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 31/10/2025 11:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao