Banca de QUALIFICAÇÃO: PLÍNIO RENAN GONÇALVES DA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PLÍNIO RENAN GONÇALVES DA SILVEIRA
DATA : 29/07/2024
LOCAL: sala virtual - https://meet.google.com/qce-cbxr-isw

Wayfinding no planejamento de campi universitários: reflexões com base na percepção ambiental de pessoas com deficiência visual; percepção ambiental

wayfinding, acessibilidade, pessoas com deficiência visual, campus universitário

Avanços nas políticas de inclusão no Ensino Superior têm repercutido no aumento do número de matrículas de pessoas com deficiência em cursos de graduação no Brasil, dentre elas as pessoas com deficiência visual (PDVs). Apesar disso, nos espaços físicos dos campi universitários brasileiros ainda observam-se muitas lacunas quanto à orientação e mobilidade destas últimas, condição que dificulta os processos de wayfinding, ou seja, a navegabilidade no ambiente. Partindo deste entendimento, esta pesquisa questiona: como o planejamento de campi universitários de Instituições Federais de Educação Superior (IFES) pode incorporar conhecimentos sobre os processos de wayfinding de pessoas com deficiência visual a fim de melhorar a qualidade ambiental destas áreas? Tem-se como hipótese o estudo das relações entre os mecanismos de percepção/cognição e os atributos ambientais requisitados por PDVs nos campi universitários pode contribuir para criar diretrizes de wayfinding para o planejamento e a utilização destes espaços por este público específico, os quais serão úteis para o público em geral. O principal objetivo do estudo foi investigar os processos de wayfinding de PDVs em três campi universitários de IFES do nordeste brasileiro (UFC, UFPB e UFRN), a fim de subsidiar processos de planejamento que otimizem a navegabilidade destes espaços. Para tanto, a investigação utilizou estratégia multimétodos composta por visitas exploratórias, entrevistas semiestruturadas e não estruturadas, grupos focais, percursos comentados (Thibaud, 2001), passeios acompanhados (Dischinger, 2000) e análise de acessibilidade. Como participantes foram recrutados: (i) PDVs destas instituições (estudantes, professores e técnicos administrativos); (ii) profissionais dos setores de planejamento do espaço físico atuantes nos campi e (iii) profissionais (professores e técnicos administrativos) que trabalham com a temática da acessibilidade nos campi. Assumindo a estrutura da futura tese, esse documento de qualificação apresenta os capítulos teóricos que a alicerçam e resultados parciais do trabalho de campo nas três instituições.

Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interno - 2508732 - HEITOR DE ANDRADE SILVA
Externa à Instituição - ANGELINA DIAS LEAO COSTA - UFPB
Externo à Instituição - ZILSA MARIA PINTO SANTIAGO - UFC