Banca de QUALIFICAÇÃO: JAIR MATOS SEGUNDO

DISCENTE : JAIR MATOS SEGUNDO
DATA : 29/07/2024
LOCAL: https://meet.google.com/gpu-zqha-dkf

PERFIL DE EGRESSOS DA ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS - RESULTADOS DOS DEZ PRIMEIROS ANOS

Responsabilidade social; Área Carente de Assistência Médica; Serviços de Saúde Rural.

As comunidades rurais e interioranas, quando comparadas às comunidades urbanas, possuem dificuldade de acesso aos cuidados de saúde e apresentam piores indicadores de saúde em geral. Dentre as políticas públicas implementadas para o enfrentamento deste problema destaca-se o Programa Mais Médicos para o Brasil que, além de realizar o provimento de profissionais nas áreas subservidas, contempla também a implantação de cursos de graduação em Medicina em municípios distantes dos grandes centros urbanos. Esta estratégia tem como objetivo promover a fixação de médicos(as) nas áreas com maiores vazios assistenciais. Neste contexto, enquadra-se a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), inserida no contexto do Programa Mais Médicos e de interiorização do curso de Medicina no Rio Grande do Norte. Este estudo tem por objetivo analisar o perfil de fixação de egressos(as) da EMCM, após 10 anos de criação do curso de Medicina. Trata-se de pesquisa de corte transversal, baseada em dados secundários obtidos em bases de dados oficiais dos Ministérios da Saúde e da Educação. Foram pesquisados registros sobre locais de trabalho, pregressos e atuais, cadastrados no CNES, referentes a 155 egressos do curso de Medicina da EMCM, até dezembro de 2023. O estudo evidenciou que a maioria dos médicos formados pela EMCM atua em municípios com menos de 50 mil habitantes e de interesse para a interiorização da atuação médica, mas a rotatividade de profissionais ainda é um problema.

Interno - 3050287 - EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
Presidente - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO