Efetividade de recursos de ensino e aprendizagem de conteúdos de anatomia humana no curso de medicina.
Ensino; Avaliação; Anatomia Humana.
As estratégias pedagógicas e os recursos de ensino e aprendizagem de conteúdos de Anatomia Humana são diversificados e aplicados em consonância com matrizes curriculares dos cursos da área biomédica. Esse estudo teve como objetivo aferir a efetividade do uso de diferentes recursos de ensino de anatomia com testes de conhecimento e avaliação de motivação por parte dos estudantes. Foram ministradas quatro conferências sobre aparelho locomotor a estudantes do quarto período do curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas, no município de Caicó-RN. Após uma breve sessão de estudos, os alunos foram divididos em dois grupos: Grupo 1 (uso de mesa Virtual) e Grupo 2 (uso de peças plastinadas). Quatorze dias após a conclusão do plano de estudos programado, foram reaplicados testes com o conteúdo abordado para todos os acadêmicos, uma avaliação subjetiva e um questionário de motivação de aprendizagem. Os escores de motivação bem como a as médias ou medianas dos testes foram comparados entre os grupos. Ainda foram descritas e comparadas as médias das avaliações subjetivas entre os alunos. As médias de desempenho e confiança dos alunos do grupo plastinação diferiram siginifcativamente entre os dois tempos de observação. A confiança dos alunos do grupo SECTRA foi maior no pós teste.