TREINAMENTO DE EQUIPES DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA PASSAGEM DE PLANTÃO HOSPITALAR: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA TRANSMISSÃO DO CUIDADO E SEGURANÇA DO PACIENTE
Equipe de enfermagem; Segurança do paciente; Passagem de plantão; Treinamento.
A passagem de plantão é uma ferramenta estratégica utilizada para organização do trabalho da equipe de enfermagem e possibilita assegurar a continuidade da assistência ao paciente durante a troca de turno entre as equipes. A ocorrência de falhas nesse processo podem ocasionar prejuízos na assistência e danos à saúde dos pacientes, que podem ser superadas através da técnica correta de comunicação, protocolos pré-estruturados e padronizados, promoção do respeito mútuo entre profissionais, educação permanente e atualização profissional contínua. Sendo assim, este estudo tem como objetivo principal desenvolver uma tecnologia educacional para o treinamento de equipes de enfermagem no contexto da passagem de plantão hospitalar para melhoria da segurança do paciente. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de cunho metodológico, para construção de tecnologia educacional audiovisual, em duas etapas: Etapa 1: Revisão de Escopo; Etapa 2: Construção de vídeo educacional. Para a revisão de escopo, com base no método Joanna Briggs, seguiram-se as fases: identificação da questão de pesquisa; identificação dos estudos relevantes; seleção de estudo; mapeamento de dados; agrupamento, resumo e relato dos resultados. Para identificação das pesquisas elegíveis foram utilizados os descritores: Nursing Team, handover, shift handover e hospital, buscados nas bases eletrônicas: Pubmed, Science Direct, EMBASE, Scielo e Scopus. Para a segunda etapa de construção do vídeo, desenvolveu-se as seguintes etapas: definição do conjunto de objetivos; revisão da literatura científica; planejamento e elaboração do conteúdo do vídeo; e construção e edição do vídeo. Na primeira etapa da pesquisa, a revisão de escopo apresentou 9 estudos elegíveis que apontaram a utilização de vídeos e a simulação clínica como estratégias de eficazes de treinamento, sendo a ferramenta ISBAR/SBAR a mais utilizada para sistematização do conteúdo. Dessa forma, para cosntrução do vídeo, as informações sobre os itens importantes para a passagem de plantão identificados na revisão de escopo foram utilizadas para a contrução do cenário, na qual o contexto da transição do plantão em enfermaria hospitalar ocorre com o um diálogo entre dois enfermeiros, com conteúdo baseado no ISBAR/SBAR. Conclui-se que a identificação dos principais métodos de treinamento para transformação e melhoria do processo da passagem de plantão bem como a comunicação efetiva na segurança do paciente e o seu conhecimento poderá guiar intervenções de melhoria dos processos de trabalho. E que o desenvolvimento de uma tecnologia educacional, como vídeos, podem facilmente ser acessados pelos profissionais de saúde, orientando-os na modificação de habilidades e atitudes que promovam a melhoria dos seus processos de trabalho, durante a passagem de plantão.