EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM APOIO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA DE PARTURIÇÃO
Educação em Saúde; Trabalho de Parto; Simulação Realística.
Introdução: A assistência ao parto tem passado por diversas transformações e mudanças com vistas a adoção de boas práticas de humanização nas instituições de saúde. Neste sentido, o uso de tecnologias no contexto do trabalho de parto como a simulação realística enquanto metodologia ativa se constitui como um importante recurso que favorece uma aproximação da prática obstétrica e pode fortalecer a autonomia e protagonismo das parturientes no seu processo de trabalho de parto e parto, possibilitando a minimização dos efeitos negativos do processo de parturição e na diminuição das inseguranças e medos relacionados ao parto normal. Além disso, a simulação proporciona que o trabalho de parto fique mais familiar e as mulheres tenham um maior protagonismo, autonomia e segurança. Objetivo:Desenvolver uma proposta de atividade de educação em saúde direcionada a gestantes, com foco na promoção de uma experiência positiva de parto, utilizando simulação realística como ferramenta de apoio. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa participativa, do tipo pesquisa-ação, que será analisada qualitativamente, por meio da técnica de análise de conteúdo. A coleta de dados será realizada na Escola de Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN) localizada no município de Caicó-RN, com previsão de início para maio de 2024 e finalização em junho do corrente ano. A simulação realística será desenvolvida no laboratório de simulação e habilidades da EMCM/UFRN após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. A população de estudo da pesquisa será composta por um grupo de até dez gestantes que estejam nos critérios estabelecidos neste estudo. Os dados serão analisados a partir da Análise do Conteúdo de Bardin. Resultados esperados: Espera-se que esta pesquisa subsidie a realização de outras vivências de simulação realística para gestantes incentivando o parto normal e uma maior integração ensino-serviço-comunidade, assim como a elaboração de políticas públicas que envolva a participação deste público.