ABORDAGEM E CONHECIMENTO DOS ATRIBUTOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA POR RESIDENTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO INTERIOR DO NORDESTE
Atenção Primária à Saúde; Formação Profissional em Saúde; Residências em Saúde.
A Estratégia de Saúde Família amplia as possibilidades de acesso aos serviços e aos cuidados para a manutenção da saúde através de diferentes olhares e saberes. Os atributos essenciais e derivados são elementos estruturantes da Atenção Primária à Saúde servindo como instrumentos de avaliação e monitoramento de sua qualidade. Neste contexto, programas de formação profissional em saúde voltados à Atenção Primária à Saúde devem apresentá-los como eixo que estrutura as práticas profissionais. O presente estudo teve como objetivo identificar como os atributos da Atenção Primária à Saúde estão sendo considerados e abordados pelo programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e pelo programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Escola Multicampi de Ciências Médicas. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, na qual foi aplicado questionário de nível de conhecimento quanto a abordagem dos atributos da Atenção Primária à Saúde no processo de formação, e ainda da aplicação do Primary Care Assesment Tool Brasil versão Profissionais com 37 alunos de ambos os programas de residência e que estão inseridos nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Caicó/RN e Currais Novos/RN, no período de abril à setembro de 2022. Dos dados coletados, o atributo acesso de primeiro contato (acessibilidade) apresentou o menor escore (3,04), sendo a coordenação – sistemas de informação, o componente com maior escore (8,07), dentre os demais apenas integralidade – serviços disponíveis (7,03) e orientação familiar (8,01) obtiveram escores satisfatórios. Tanto o Escore Essencial (5,97) quanto o Escore Geral (5,92) estiveram abaixo da média. Levando em consideração que pode ser um reflexo da falta de um direcionamento específico aos atributos da Atenção Primária à Saúde como eixo estruturante nos projetos político-pedagógicos dos programas de residências, tendo em vista que ela é utilizada como principal cenário dentro do processo de formação.