Banca de QUALIFICAÇÃO: VINÍCIUS BATISTA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VINÍCIUS BATISTA LIMA
DATA : 25/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: FACISA/UFRN
TÍTULO:

EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA COMBINADA COM EXERCÍCIOS FÍSICOS SOBRE A DOR E FUNCIONALIDADE EM INDIVÍDUOS COM OSTEOARTRITE DE JOELHO: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO DUPLO-CEGO.


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: Osteoartrite de Joelho. Dor crônica. Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua. 


PÁGINAS: 43
RESUMO:

INTRODUÇÃO: A osteoartrite (OA) é uma condição articular degenerativa e progressiva, com formação de osteófitos e esclerose subcondral, que gera dor e incapacidade. Para o tratamento conservador, o exercício físico é descrito como a intervenção mais eficaz, visto que indivíduos com essa condição apresentam, na maioria das vezes, além da dor, fraqueza muscular e déficit de equilíbrio. Além disso, tem sido observado que indivíduos com OA também apresentam sinais de sensibilização central a dor. A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) é a técnica de neuromodulação não invasiva que vem sendo estudada para induzir mudanças na percepção de dor, pela excitabilidade cortical.

OBJETIVOS: Avaliar os efeitos da aplicação combinada da ETCC com um protocolo de exercícios físicos específicos para osteoartrite de joelho sobre a dor e capacidade funcional.

MÉTODOS: Este é um ensaio controlado aleatorizado, duplo-cego, em que participarão indivíduos com diagnóstico de osteoartrite de joelho. Como critério de inclusão, os indivíduos devem possuir diagnóstico de OA de joelho, há pelo menos três meses, com idade superior ou igual a 45 anos, apresentando dor > 3 na END e não estar em tratamento fisioterapêutico, por no mínimo, 60 dias. A variável desfecho desse estudo será a dor e a incapacidade, avaliados pelos seguintes instrumentos: END, WOMAC, Lequesne, KOOS, BP-CSI, Escala Tampa para Cinesiofobia e FABQ. Para as intervenções, o grupo experimental receberá a aplicação de ETCC por 20 minutos na área do córtex motor primário e em seguida, será submetido ao protocolo de 40 minutos de exercícios para fortalecimento muscular do membro inferior, duas vezes por semana, durante cinco semanas, totalizando 10 atendimentos. O grupo controle receberá o ETCC SHAM, seguido do mesmo protocolo de exercícios. A análise estatística será realizada através de uma ANOVA mista de medidas repetidas, com análise da interação tempo-grupo. Será considerado um intervalo de confiança de 95% e nível de significância de 5%. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN) e tem como número de parecer: 6.801.827.

RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que os achados do presente estudo possam contribuir para o entendimento sobre uma forma de manejo da dor crônica em indivíduos com osteoartrite de joelho, bem como ampliar o escopo de conhecimento em relação a combinação de exercícios físicos com a neuromodulação, considerando que a estimulação transcraniana por corrente contínua configura-se como técnica coadjuvante no tratamento de desordens crônicas e que vem ganhando notoriedade nos últimos anos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4964489 - CLECIO GABRIEL DE SOUZA
Interno - 2275864 - CAIO ALANO DE ALMEIDA LINS
Interna - 1031308 - LIANE DE BRITO MACEDO
Notícia cadastrada em: 11/07/2024 11:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao