EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA COMBINADA COM EXERCÍCIOS FÍSICOS SOBRE A DOR, FUNÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM TENDINOPATIA CRÔNICA DE OMBRO: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO.
Manguito Rotador. Dor crônica. Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua.
INTRODUÇÃO: Entre os acometimentos mais prevalentes da articulação do ombro estão as tendinopatias, especialmente as que envolvem os músculos que compõem o manguito rotador. A dor é o desconforto referido com mais frequência, podendo estar associado ao estresse local dos tecidos ou alterações do mecanismo de sensibilização central da dor. O exercício físico é considerado o padrão-ouro para o tratamento não farmacológico desses casos. No entanto, considerando as características de cronicidade e possíveis alterações na sensibilização central, outras abordagens parecem ser promissoras para o manejo da dor nessa população, como a neuromodulação não invasiva, através da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC).
OBJETIVOS: Avaliar os efeitos da ETCC combinada com exercícios isométricos e isotônicos específicos para o ombro sobre a dor crônica em indivíduos com tendinopatia crônica de ombro.
MÉTODOS: Este é um ensaio controlado aleatorizado e cego, em que participarão indivíduos com diagnóstico de tendinopatia crônica de ombro. O desfecho primário será intensidade da dor e os desfechos secundários serão: função física, desempenho, qualidade de vida e percepção global de mudança. Os participantes serão alocados em dois grupos: G1 (ETCC ativo + exercícios específicos para ombro) e G2 (ETCC sham + exercícios específicos para ombro) e passarão por três momentos avaliação: antes, imediatamente após todas as sessões e sete dias após a última sessão do protocolo de intervenção. O protocolo será realizado através da combinação de exercícios específicos para articulação do ombro somado ao uso da ETCC, que será aplicada sobre a área de Córtex Motor primário (M1), com uma intensidade de 2 mA, durante 20 minutos, duas vezes por semana, durante quatro semanas. A análise estatística será feita através de uma ANOVA mista de medidas repetidas, para investigar os efeitos da interação tempo-grupo. Será considerado um intervalo de confiança de 95% e nível de significância de 5%. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN) e tem como número de parecer: 6.055.174.
RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que os achados do presente estudo possam contribuir para o entendimento sobre uma forma de manejo da dor crônica em indivíduos com tendinopatias de ombro, bem como ampliar o escopo de conhecimento em relação a combinação de exercícios físicos específicos para tendinopatia de ombro com a neuromodulação, considerando que a estimulação transcraniana por corrente contínua configura-se como técnica coadjuvante no tratamento de desordens crônicas e que vem ganhando notoriedade nos últimos anos.