YOUNG CHILDREN'S PARTICIPATION AND ENVIRONMENT MEASURE (YC-PEM): TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO PARA O USO NO BRASIL.
Criança, Participação, Ambiente, YC-PEM, Validação, Instrumento.
Introdução: A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), descreve a participação como sendo o envolvimento do indivíduo numa situação da vida real. Crianças com deficiência em idade escolar ou mesmo aquelas pequenas com atrasos de desenvolvimento, participam menos frequentemente em atividades domiciliares e extra domiciliares por experimentarem dificuldades na participação. Há evidências crescentes de impacto ambiental na participação de crianças com deficiência, dessa forma, torna-se importante a disponibilização de instrumentos para subsidiar tanto os processos de avaliação e de intervenção clínica, quanto para possibilitar investigações científicas. A medida YC-PEM se propõe a oferecer essas informações através de um questionário autoaplicável dirigido aos pais. Objetivo: Realizar a tradução, adaptação transcultural e validação da versão brasileira do questionário YC-PEM. Método: Trata-se de um estudo metodológico, multicêntrico, no qual participarão pais ou responsáveis de crianças com e sem deficiência com faixa etária entre 0 e 5 (zero e cinco) anos. Para o processo de validação, será realizada uma análise detalhada das propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento. Resultados esperados: Com a ferramenta disponível para uso no Brasil, será possível conhecer os níveis de participação de crianças brasileiras com e sem deficiência, e sobre as barreiras e facilitadores do ambiente. A informação disponível poderá ajudar a guiar intervenções terapêuticas, assim como políticas públicas que favoreçam a inclusão de crianças com deficiência.