Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTHIA ARAÚJO BARBOSA

LOCAL: Google Meet - Reunião Virtual

EDUCAÇÃO FÍSICA E LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Educação Física Escolar, Literatura infantil, Linguagem

A partir do reconhecimento da relação existente entre a Educação Física e a literatura infantil, mais especificamente a poesia, lança-se o desafio em trabalhar com textos literários poéticos no interior das aulas de Educação Física. Enquanto possibilidade de exploração do se-movimentar como elemento presente na poesia e na criança, apontamos a performance como possibilidade de conceber e reverberar corporalmente o texto poético apresentado às crianças. Nosso trabalho se justifica a partir da constatação da escassez de propostas pedagógicas que se proponham a articular a literatura e a Educação Física, o que nos aponta um caminho pouco explorado e muito potente para o desenvolvimento deste estudo. Tem como objetivo experimentar uma intervenção pedagógica que incorpore a literatura infantil no ensino da Educação Física escolar em turma de 2º ano do ensino fundamental. De natureza exploratória com abordagem qualitativa, foi realizada na Escola Municipal Lúcia Giovanna Duarte de Melo, em João Pessoa. Os participantes desse estudo foram 25 alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, de ambos os sexos, turno matutino, devidamente matriculados no ano letivo de 2024.

Presidente - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Interno - 1117423 - FILIPE FERREIRA GHIDETTI
Externa ao Programa - 1672476 - ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS - UFRNExterna à Instituição - DANIELA MARIA SEGABINAZI - UFPB
Notícia cadastrada em: 25/07/2024 10:16