Banca de QUALIFICAÇÃO: ELY ANDERSON SANTOS BARACHO

DISCENTE : ELY ANDERSON SANTOS BARACHO
DATA : 23/05/2024
LOCAL: Meet

Palavras-chaves: Cultura do Futebol Regional, Cultura Hegemônica, Região Norte, Futebol Paraense

CULTURA DO FUTEBOL REGIONAL PARAENSE: Percepção nas Aulas de Educação Física Escolar. Orientador: Mackson Luiz Fernandes da Costa. 2024. 69 folhas. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF), Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, 2024.

RESUMO

É perceptível a promoção de uma cultura futebolística hegemônica para todo o Brasil, idealizada na cultura da região Sudeste, promovida pelas instituições que organizam o futebol nacional, apoiado pela mídia esportiva, ocultando a cultura futebolística presente em outras regiões do país. Nas minhas aulas de Educação Física na região metropolitana de Belém (PA) envolvendo o futebol, é possível identificar a reprodução pelos alunos e alunas de aspectos culturais relacionados a prática esportiva fora da região Norte do Brasil. Podemos considerar que tal ocorrência não é um ganho de significados da cultura do futebol, mas sim uma substituição das práticas da cultura do futebol da região, verificando-se até mesmo uma perda de parte dessa cultura local. Por esse motivo, esta pesquisa investiga como a tentativa de empregar e consolidar uma cultura hegemônica no futebol brasileiro, no caso da região Sudeste do país, reflete nos alunos e alunas das outras regiões do Brasil, em particular a região Norte, estado do Pará, cidade de Castanhal, que não possuem times da sua região na elite do futebol brasileiro e que não receberam/recebem a mesma visibilidade pelos meios de comunicação dominantes, e analisar a conjuntura atual da concepção da cultura do futebol paraense, através das declarações e entendimentos dos/das discentes da educação básica do estado paraense, através do instrumento e pesquisa exploratória da modalidade questionário, sendo os dados interpretados por análise temática e tendo como produto educacional a produção de uma cartilha sobre a cultura do futebol no Estado do Pará.

.

ABSTRACT

Externo à Instituição - CESAR VIEIRA MARQUES FILHO
Externo à Instituição - ALISON PEREIRA BATISTA - IFRN