Banca de DEFESA: JEFFERSON MARTINS DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEFFERSON MARTINS DE SOUSA
DATA : 25/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: DEF - Link da videochamada: https://meet.google.com/dmt-cojf-uxj
TÍTULO:

Between Planning and Action: An Analysis of Collaborative Practice in Physical Education


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada; prática colaborativa; Lesson Study (Estudo da Aula); Educação Física;

 


PÁGINAS: 160
RESUMO:

Sabe-se que a formação continuada pode promover maior protagonismo docente
ao envolver estratégias construídas conjuntamente por formadores e professores,
direcionando os programas de ensino às necessidades das escolas e da
comunidade (Imbernón, 2011; Silva & Cericato, 2022). Essa modalidade de
formação pressupõe o desenvolvimento de um “paradigma colaborativo”
(Imbernón, 2011), fundamentado no diálogo e na compreensão compartilhada
das tarefas profissionais. Nesse contexto, a análise das práticas docentes
configura-se como uma metodologia que visa sistematizar, (re)significar e
reelaborar as ações e situações vivenciadas pelos professores em serviço (Altet,
2000). Tal análise está intrinsecamente relacionada a processos coletivos de
reflexão e verbalização das práticas, considerando que, ao refletirem
criticamente sobre suas ações, os docentes podem aprimorar suas metodologias e
abordagens pedagógicas. Dentre as estratégias colaborativas, destaca-se a
técnica Lesson Study (Estudo da Aula), que consiste em uma abordagem
conjunta de estudo, planejamento, observação e reflexão sobre a prática
pedagógica. Assim, este estudo teve como objetivo, a partir da abordagem do
“Estudo da Aula”, compreender como professores de Educação Física
sistematizam o processo de ensino em suas aulas, analisando os aspectos
reflexivos envolvidos na identificação de dificuldades e potencialidades durante
a aplicação de aulas planejadas coletivamente. A pesquisa adotou uma
abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa participante. Participaram
nove professores atuantes em escolas públicas de duas cidades dos estados da
Paraíba (PB) e duas cidades do Rio Grande do Norte (RN), Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de gravações dos encontros, produções coletivas e
individuais dos docentes. Os encontros seguiram as diretrizes do Estudo da Aula
e foram organizados em quatro etapas: (A) definição de objetivos e metas; (B)
planejamento da aula de investigação e estudo sobre os conhecimentos da
Educação Física e dos estudantes; (C) aplicação da aula de investigação; e (D)
reflexão coletiva. Os dados provenientes dessas etapas foram analisados com
base nas categorias argumentativas Epistêmica, Cognitiva, Interação, Meios,
Afetivo e Ecológica. Os resultados revelaram o tema “distanciamento e evasão
das aulas de Educação Física” como uma problemática comum. Dentre os
argumentos apresentados, destacou-se a necessidade de integrar os alunos no
planejamento das aulas e fomentar seu protagonismo no processo de
aprendizagem. A autoanálise realizada pelos professores mostrou-se essencial
para a produção coletiva de reelaborações sobre suas práticas docentes. Conclui-
se que a formação continuada pode ser significativamente fortalecida por meio
de práticas colaborativas, constituindo-se como uma ferramenta valiosa para o
desenvolvimento profissional de professores de Educação Física.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1117423 - FILIPE FERREIRA GHIDETTI
Externa à Instituição - JANAÍNA DA SILVA FERREIRA - UERJ
Presidente - 3220202 - RUBIANE GIOVANI FONSECA
Notícia cadastrada em: 07/08/2025 12:51
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