A Dança a partir do Ritmo nos Anos Iniciais: Uma proposta didática para estudantes de uma escola pública do município de Pacatuba/CE
Educação Física; Dança; Ritmo; Anos iniciais.
Atividades relacionadas à Dança apesar de terem boa aceitação nas escolas desde a educação infantil ao ensino médio é possível perceber que essa unidade temática pouco é discutida e explorada na Educação Física Escolar, embora possa possibilitar o desenvolvimento dos objetivos gerais da Educação Física propostos desde os PCN’s. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é experimentar uma proposta didática centrada na Unidade Temática – Dança, com uma turma de 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Pacatuba/CE. Os participantes da experiência serão crianças de uma turma do 4º ano (manhã) da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Walney do Carmo Lopes no ano letivo de 2023, e será realizada no bimestre (março/abril) de 2023. O trabalho terá um caráter qualitativo, de modo não estatístico, através de relato de experiência descritivo interpretando dados observados no processo de ensino-aprendizagem de uma sequência pedagógica. Os instrumentos para coleta de dados na pesquisa de campo serão um plano pedagógico de ação estruturado com oito momentos, um diário de campo da professora-pesquisadora e um portfólio de atividades realizadas pelos(as) alunos(as) durante as aulas. A observação participante junto dos registros docentes e discentes e análise dos documentos norteadores serão elementos-chaves para a análise da proposta pedagógica desenvolvida. A análise de dados se dará diante das seguintes etapas: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação das informações colhidas.