A Educação Física em diálogo com as competências socioemocionais: experimentos didático-pedagógicos com olhar além do conteúdo esporte
Educação Física Escolar, Competências socioemocionais
As competências socioemocionais recentemente têm sido incluídas nos currículos em função da demanda do mercado de trabalho que exige competências diferenciadas, não meramente cognitivas, além de oportunizar melhora na aprendizagem e favorecer os relacionamentos interpessoais. O estudo tem como objetivo descrever e discutir o potencial de um trabalho com as competências socioemocionais a partir do esporte para favorecer o bom relacionamento interpessoal dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, melhorando assim a qualidade dos conflitos entre eles. A pesquisa se caracteriza como pesquisa participante, de abordagem qualitativa, e tem como foco a comunidade escolar da Escola Estadual Vigário Bartolomeu. A amostra será composta por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e professores das séries finais do mesmo nível de ensino. Como instrumento de coleta de dados teremos questionários, entrevistas e registros imagéticos.