A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DAS DIMENSÕES DE CONHECIMENTO APRESENTADAS NA BNCC
Educação Física Escolar; avaliação da aprendizagem; dimensões do conhecimento; Base Nacional Comum Curricular
A avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar encontra desafios que vão além dos presentes nos demais componentes curriculares. A forma como a área organiza e avalia a relação dos corpos dos sujeitos com os objetos de conhecimento, gera possibilidades que parecem ainda pouco compreendidas no cotidiano escolar. Para além das dimensões dos conteúdos (atitudinal, procedimental e conceitual), apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a área encontra na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) outras demandas organizativas. A proposta é pensar como os estudantes se relacionam com os objetos de conhecimento, privilegiando agora oito dimensões. O que nos levou ao problema de: Como é possível estruturar uma proposta de avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar, contemplando as oito dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC, para uma turma do quarto ciclo do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino? Para tanto, objetiva: Descrever e analisar uma proposta de avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar, contemplando as oito dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC, para uma turma do 4º ciclo do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino. A pesquisa se configura como um relato de experiência, por tanto, de caráter descritivo qualitativo. Acreditamos que a observação participante, focando nos momentos formais de avaliação da aprendizagem, e o diário de campo nos deem o suporte para produção e registro dos dados que serão tratados por meio da análise documental. A pesquisa encontra-se em andamento, por isso ainda não apresenta resultados.