JOGOS COOPERATIVOS ENQUANTO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: relato de experiência a partir da unidade temática jogos e brincadeiras.
Educação Física; Jogos Cooperativos; Jogo e Brincadeiras
A Educação Física, teve significativos avanços a partir da redemocratização do Brasil na década de 1980, desenvolvendo diversas abordagens e teorias como a: Desenvolvimentistas, Interacionista-Construtivista, Crítico Superadora, Humanista Psicomotricidade e Jogos Cooperativos. O presente estudo tem como objetivo analisar as aulas de Educação Física planejadas, tendo como foco os jogos cooperativos, enquanto intervenção pedagógica na unidade temática brincadeiras e jogos. A pesquisa tem um caráter qualitativo descritivo como metodologia com característica de um relato de experiência a partir da aplicação de 10 aulas, com o foco nos jogos cooperativos, realizadas em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II, pertencente a uma escola da rede municipal do Município de Fortaleza. Os participantes da pesquisa são 35 alunos regularmente matriculados no referido ano. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: a) diário de campo preenchido a cada aula; b) um questionário no início da pesquisa para diagnóstico da realidade relacionada as aulas de Educação Física; c) Um questionário final com a função de verificar se houve mudança ou não, por parte dos alunos, em relação as aulas de Educação Física após a intervenção das 10(dez) aulas. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e está em situação de recepção e análise documental.