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Dissertations |
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CLEIDE MARIA RODRIGUES CLIMACO COSTA E SILVA
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UMA CONTRIBUIÇÃO À DEFINIÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO BRASIL NA ABORDAGEM DO BALANCED SCORECARD
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO
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Data: Mar 29, 2008
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Show Abstract
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Esta Tese de Mestrado apresenta uma contribuição à aplicação do Balanced Scorecard (BSC) no âmbito de organizações sem fins lucrativos, com estudo em Instituições Federais de Educação Tecnológica do Brasil. É realizado um levantamento dos modelos de aplicação do BSC na literatura os quais apresenta como principal variação o posicionamento e hierarquia das perspectivas financeira e cliente. A revisão da literatura gera um modelo conceitual com inversão da perspectiva final de financeira para cliente, para aplicação às organizações foco da pesquisa. Partindo dos indicadores existentes no sistema CONCEFET são propostos indicadores simplificados para as perspectivas cliente e financeira. É preparado um questionário explorando a visão dos dirigentes quanto aos indicadores propostos e realizada uma análise onde se procura verificar qual a predominância de enfoque de hierarquia entre as duas perspectivas. Os principais resultados sugerem uma validação dos indicadores e uma visão não convergente quanto a hierarquia das perspectivas. Ainda, a pesquisa sugere haver uma hierarquia dentre os indicadores que poderia ser a base para atribuição de pesos aos mesmos em uma eventual modelagem de BSC para Instituições Federais de Educação Tecnológica.
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ROGERIO CASTELO BRANCO DA SILVEIRA
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Avaliação dos Indicadores de Desempenho de Instituições Federais de Educação Tecnológica no Brasil na Abordagem do Balanced Scorecard
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Advisor : RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO
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Data: Mar 31, 2008
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Show Abstract
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Avaliação dos Indicadores de Desempenho de Instituições Federais de Educação Tecnológica no Brasil na Abordagem do Balanced Scorecard
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MARIA ALDILENE DANTAS
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MODELAGEM DE DADOS DE FALHAS DE EQUIPAMENTOS DE SUB-SUPERFÍCIE EM POÇOS DE PETRÓLEO DA BACIA POTIGUAR.
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Advisor : DIONE MARIA VALENCA
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COMMITTEE MEMBERS :
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DIONE MARIA VALENCA
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PLEDSON GUEDES DE MEDEIROS
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DARIO JOSE ALOISE
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SILVIA MARIA DE FREITAS
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Data: Apr 28, 2008
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Show Abstract
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Dissertação apresenta uma aplicação do estudo da confiabilidade em dados de tempo de vida de poços petrolíferos terrestres produtores de óleo da Bacia Potiguar (RN/CE). A variável resposta do nosso estudo é o tempo de funcionamento do poço dentro de sua normalidade até apresentar a primeira falha relacionada a equipamentos de subsuperficie, que cause uma parada total no funcionamento do poço.
O principal objetivo do estudo foi, com base em um conjunto de dados reais fornecidos pela PETROBRAS, verificar a existência do relacionamento do tempo de vida com diversas características dos poços como, método de elevação utilizado, quantidade de água produzida (BSW Basic Sediments and Water), Razão Gás Óleo (RGO), profundidade de instalação da bomba, unidade operacional de origem, entre outras.
Neste trabalho foi feito um estudo retrospectivo com uma amostra composta por 603 poços-colunas que estavam em funcionamento no período de 2000 a 2006. A modelagem probabilística dos dados foi feita através do ajuste do modelo de regressão Weibull. O Ajuste deste modelo se mostrou apropriado aos dados e permitiu avaliar, através de testes estatísticos de hipóteses, os fatores significativamente relacionados com o tempo até a falha dos poços.
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ALDO FERNANDES DE SOUSA NETO
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Fatores da Satisfação do Cidadão com a Gestão Pública: Um Estudo sobre Orçamento Participativo Municipal
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COMMITTEE MEMBERS :
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KLEBER CAVALCANTI NÓBREGA
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RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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Data: May 30, 2008
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Show Abstract
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Esta Tese de Mestrado investiga as dimensões da qualidade e da satisfação dos cidadãos no processo denominado Orçamento Participativo (OP), implementado em cidades brasileiras desde os anos 1990. Aplica-se um modelo baseado nas dimensões da qualidade do SERVQUAL (Parasuraman, Zeithal e Berry, 1985, 1988) e adaptado a partir do modelo estrutural proposto por Johnson ET AL. (2001), para se analisar a significância das dimensões da qualidade com a satisfação. São usados os construtos Satisfação com o Processo do OP, Satisfação com os Resultados do OP e Satisfação com a Prefeitura. Realizou-se uma pesquisa com 84 participantes de reuniões de OP. Os principais resultados sugerem que as dimensões adotadas, excetuando-se aspectos tangíveis, afetam a satisfação, embora haja conjuntos diferentes de dimensões para diferentes dimensões da
satisfação.
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ALDO FERNANDES DE SOUSA NETO
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Fatores da Satisfação do Cidadão com a Gestão Pública: Um Estudo sobre Orçamento Participativo Municipal
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COMMITTEE MEMBERS :
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KLEBER CAVALCANTI NÓBREGA
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RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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Data: May 30, 2008
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Show Abstract
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Esta Tese de Mestrado investiga as dimensões da qualidade e da satisfação dos cidadãos no processo denominado Orçamento Participativo (OP), implementado em cidades brasileiras desde os anos 1990. Aplica-se um modelo baseado nas dimensões da qualidade do SERVQUAL (Parasuraman, Zeithal e Berry, 1985, 1988) e adaptado a partir do modelo estrutural proposto por Johnson ET AL. (2001), para se analisar a significância das dimensões da qualidade com a satisfação. São usados os construtos Satisfação com o Processo do OP, Satisfação com os Resultados do OP e Satisfação com a Prefeitura. Realizou-se uma pesquisa com 84 participantes de reuniões de OP. Os principais resultados sugerem que as dimensões adotadas, excetuando-se aspectos tangíveis, afetam a satisfação, embora haja conjuntos diferentes de dimensões para diferentes dimensões da
satisfação.
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LEONARDO PIVÔTTO NICODEMO
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ANÁLISE TECNOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS AMBIENTAIS DE EMPREENDIMENTOS HOTELEIROS DA PRAIA DE PONTA NEGRA NATAL/RN: UM MODELO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
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Advisor : KAREN MARIA DA COSTA MATTOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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KAREN MARIA DA COSTA MATTOS
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NOMINANDO ANDRADE DE OLIVEIRA
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WYLLYS ABEL FARKATT TABOSA
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Data: May 30, 2008
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Show Abstract
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O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um estudo ambiental focado no setor hoteleiro para apresentar uma análise dos aspectos ambientais da Praia de Ponta Negra, Natal- RN e dos pequenos e médios hotéis para ser elaborado um modelo de Sistema de Gestão Ambiental simplificado, que atenda às exigências da NBR ISO 14001: 2004, bem como apresente viabilidade econômica e possibilidade de implementação para que os hotéis possam convergir para o desenvolvimento ambiental sustentável do turismo em Ponta Negra. A metodologia da pesquisa apresenta-se dividida em três itens: execução da caracterização ambiental da praia de Ponta Negra, através de visitas técnicas e interpretação de imagens de satélite e cartogramas das principais características ambientais da região; execução do trabalho realizado concernente ao desenvolvimento, aplicação e interpretação da avaliação dos aspectos ambientais de cada hotel, com considerações sobre os hotéis, período de coleta de dados utilizados para avaliação, instrumento da pesquisa e uma descrição do procedimento utilizado para análise dos dados coletados e a metodologia utilizada para a elaboração de um Modelo de Sistema de Gestão Ambiental. Conclui-se que as atividades realizadas por hotéis em Ponta Negra são impactantes e lesivas ao meio ambiente. A simples implementação de procedimentos de análise e controle dos aspectos ambientais poderia contribuir significativamente para a redução dos impactos ambientais do setor hoteleiro na praia e regiões circunvizinhas. Observou-se que o estudo contribuiu para a sensibilização dos administradores em relação aos problemas ambientais, visto que por muitas vezes o problema detectado era na realidade o desconhecimento dos aspectos e impactos ambientais dos gestores dos hotéis, por falta de levantamentos e estudos sobre o tema, tendo sido verificado o despertar de uma possível atitude ambientalmente por parte de alguns gestores.
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LEONARDO PIVÔTTO NICODEMO
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ANÁLISE TECNOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS AMBIENTAIS DE EMPREENDIMENTOS HOTELEIROS DA PRAIA DE PONTA NEGRA NATAL/RN: UM MODELO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
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Advisor : KAREN MARIA DA COSTA MATTOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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KAREN MARIA DA COSTA MATTOS
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WYLLYS ABEL FARKATT TABOSA
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Data: May 30, 2008
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Show Abstract
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O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um estudo ambiental focado no setor hoteleiro para apresentar uma análise dos aspectos ambientais da Praia de Ponta Negra, Natal- RN e dos pequenos e médios hotéis para ser elaborado um modelo de Sistema de Gestão Ambiental simplificado, que atenda às exigências da NBR ISO 14001: 2004, bem como apresente viabilidade econômica e possibilidade de implementação para que os hotéis possam convergir para o desenvolvimento ambiental sustentável do turismo em Ponta Negra. A metodologia da pesquisa apresenta-se dividida em três itens: execução da caracterização ambiental da praia de Ponta Negra, através de visitas técnicas e interpretação de imagens de satélite e cartogramas das principais características ambientais da região; execução do trabalho realizado concernente ao desenvolvimento, aplicação e interpretação da avaliação dos aspectos ambientais de cada hotel, com considerações sobre os hotéis, período de coleta de dados utilizados para avaliação, instrumento da pesquisa e uma descrição do procedimento utilizado para análise dos dados coletados e a metodologia utilizada para a elaboração de um Modelo de Sistema de Gestão Ambiental. Conclui-se que as atividades realizadas por hotéis em Ponta Negra são impactantes e lesivas ao meio ambiente. A simples implementação de procedimentos de análise e controle dos aspectos ambientais poderia contribuir significativamente para a redução dos impactos ambientais do setor hoteleiro na praia e regiões circunvizinhas. Observou-se que o estudo contribuiu para a sensibilização dos administradores em relação aos problemas ambientais, visto que por muitas vezes o problema detectado era na realidade o desconhecimento dos aspectos e impactos ambientais dos gestores dos hotéis, por falta de levantamentos e estudos sobre o tema, tendo sido verificado o despertar de uma possível atitude ambientalmente por parte de alguns gestores.
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LEONARDO PIVÔTTO NICODEMO
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ANÁLISE TECNOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS AMBIENTAIS DE EMPREENDIMENTOS HOTELEIROS DA PRAIA DE PONTA NEGRA NATAL/RN: UM MODELO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
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Advisor : KAREN MARIA DA COSTA MATTOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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KAREN MARIA DA COSTA MATTOS
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NOMINANDO ANDRADE DE OLIVEIRA
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WYLLYS ABEL FARKATT TABOSA
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Data: May 30, 2008
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Show Abstract
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O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um estudo ambiental focado no setor hoteleiro para apresentar uma análise dos aspectos ambientais da Praia de Ponta Negra, Natal- RN e dos pequenos e médios hotéis para ser elaborado um modelo de Sistema de Gestão Ambiental simplificado, que atenda às exigências da NBR ISO 14001: 2004, bem como apresente viabilidade econômica e possibilidade de implementação para que os hotéis possam convergir para o desenvolvimento ambiental sustentável do turismo em Ponta Negra. A metodologia da pesquisa apresenta-se dividida em três itens: execução da caracterização ambiental da praia de Ponta Negra, através de visitas técnicas e interpretação de imagens de satélite e cartogramas das principais características ambientais da região; execução do trabalho realizado concernente ao desenvolvimento, aplicação e interpretação da avaliação dos aspectos ambientais de cada hotel, com considerações sobre os hotéis, período de coleta de dados utilizados para avaliação, instrumento da pesquisa e uma descrição do procedimento utilizado para análise dos dados coletados e a metodologia utilizada para a elaboração de um Modelo de Sistema de Gestão Ambiental. Conclui-se que as atividades realizadas por hotéis em Ponta Negra são impactantes e lesivas ao meio ambiente. A simples implementação de procedimentos de análise e controle dos aspectos ambientais poderia contribuir significativamente para a redução dos impactos ambientais do setor hoteleiro na praia e regiões circunvizinhas. Observou-se que o estudo contribuiu para a sensibilização dos administradores em relação aos problemas ambientais, visto que por muitas vezes o problema detectado era na realidade o desconhecimento dos aspectos e impactos ambientais dos gestores dos hotéis, por falta de levantamentos e estudos sobre o tema, tendo sido verificado o despertar de uma possível atitude ambientalmente por parte de alguns gestores.
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JOAO GALDINO DE LUCENA NETO
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CULTURA ORGANIZACIONAL E COMPROMETIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS NO SOLEIL SUÍTE HOTEL
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Advisor : RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
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BENNY KRAMER COSTA
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MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
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Data: Jun 12, 2008
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Show Abstract
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O presente estudo analisa a relação dos tipos de cultura organizacional percebidos em uma empresa hoteleira com a natureza do vínculo estabelecido entre indivíduo e organização. Essa vinculação entre comprometimento e cultura organizacional vem sendo pouco explorada, tanto a nível nacional quanto internacional, necessitando de maiores estudos. Assim, a pesquisa foi realizada no Soleil Suíte Hotel, localizado na praia de Ponta Negra, cidade de Natal, Rio Grande do Norte. A variável independente do modelo proposto foi representada pelos tipos de cultura organizacional, enquanto que a variável dependente foi representada pelas quatro dimensões do comprometimento. Utilizou-se, além da análise de correspondência, a média aritmética, a correlação de Pearson e a análise de regressão simples. Os resultados indicaram a existência de relação dos tipos de cultura organizacional com os tipos de comprometimento apresentados pelos funcionários, onde as Culturas Grupal e Inovadora, capazes de gerar um ambiente voltado para o trabalho em equipe, o desenvolvimento e o crescimento profissional dos funcionários, assim como, a criatividade e a liberdade individual de cada um deles para experimentar coisas novas, favorecem o predomínio das dimensões Afetivas, Afiliativas e Normativas do vínculo indivíduo-organização.
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MARCIO RODRIGUES RAMALHO
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CULTURA ORGANIZACIONAL E COMPROMETIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS NO SOLEIL SUÍTE HOTEL
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
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BENNY KRAMER COSTA
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MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
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Data: Jun 12, 2008
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Show Abstract
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O presente estudo analisa a relação dos tipos de cultura organizacional percebidos em uma empresa hoteleira com a natureza do vínculo estabelecido entre indivíduo e organização. Essa vinculação entre comprometimento e cultura organizacional vem sendo pouco explorada, tanto a nível nacional quanto internacional, necessitando de maiores estudos. Assim, a pesquisa foi realizada no Soleil Suíte Hotel, localizado na praia de Ponta Negra, cidade de Natal, Rio Grande do Norte. A variável independente do modelo proposto foi representada pelos tipos de cultura organizacional, enquanto que a variável dependente foi representada pelas quatro dimensões do comprometimento. Utilizou-se, além da análise de correspondência, a média aritmética, a correlação de Pearson e a análise de regressão simples. Os resultados indicaram a existência de relação dos tipos de cultura organizacional com os tipos de comprometimento apresentados pelos funcionários, onde as Culturas Grupal e Inovadora, capazes de gerar um ambiente voltado para o trabalho em equipe, o desenvolvimento e o crescimento profissional dos funcionários, assim como, a criatividade e a liberdade individual de cada um deles para experimentar coisas novas, favorecem o predomínio das dimensões Afetivas, Afiliativas e Normativas do vínculo indivíduo-organização.
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SANDELY FERNANDES DE ARAUJO
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UTILIZAÇÃO DE SOLUÇÕES BUSINESS-TO-BUSINESS (B2B) NO SEGUIMENTO DOWNSTREAM DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE UMA DISTRIBUIDORA DE COMBUSTÍVEIS
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Advisor : ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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AURÉLIA ALTEMIRA ACUNA IDROGO
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MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
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Data: Jun 20, 2008
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Show Abstract
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A busca pela vantagem competitiva está influenciando as organizações a planejar estrategicamente a utilização de seus recursos materiais, humanos, tecnológicos e financeiros, de tal forma que se possa agregar valor ao produto, mesmo quando este é considerado uma commodity. O cenário para este planejamento não deve se limitar à empresa em questão, mas contemplar toda uma cadeia de suprimentos, a qual é composta por diversas organizações que, por terem objetivos comuns de crescimento de mercado e sustentabilidade, devem formar elos comerciais, integrando as cadeias de valores individuais, numa perspectiva de sistema de valor. Como, além de produtos, nesta cadeia de suprimentos há o fluxo de serviços, pagamentos e informações, a formação destes elos pode ser apoiada pela adoção de um conjunto de tecnologias de informação, aqui denominadas de soluções business-to-business (B2B), as quais serão responsáveis pela produção, armazenamento e distribuição de informações pertinentes às transações de negócios entre as empresas envolvidas. Partindo desta visão, a presente dissertação tem por objetivo descrever as soluções B2B adotadas no segmento downstream da cadeia de suprimentos de uma distribuidora de combustíveis, bem como a natureza dessas tecnologias e seu impacto quanto à criação de valor para o negócio e a otimização do relacionamento entre empresas. Trata-se de um estudo de caso em uma distribuidora de combustíveis nacional, a partir de um modelo de pesquisa elaborado sob a influência das teorias de logística integrada e sistema de valor de Michael Porter. Constatou-se, através das análises feitas, que a tecnologia da informação é percebida como ferramenta imprescindível para a operacionalização de todas as atividades executadas pela empresa, dentre elas, as atividades-chave da logística integrada: administração de pedidos, gestão de estoque, gestão de transporte e serviços ao cliente, as quais tiveram destaque neste estudo. Percebeu-se também que, mesmo essas atividades sendo, a princípio, puramente operacionais, em todas elas havia a adoção de estratégias de liderança em custo ou diferenciação, apoiadas pelas soluções B2B identificadas, tornando mais propício à empresa e ao cliente direto, o posto revendedor de combustíveis, a obtenção de valor e vantagens de mercado neste segmento tão competitivo.
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ANA PAULA DOS SANTOS OLIVEIRA FLOR
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AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE WEBSITES DE HOTÉIS SEGUNDO AS HEURÍSTICAS DE NIELSEN: PESQUISA EXPLORATÓRIA EM HOTÉIS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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AURÉLIA ALTEMIRA ACUNA IDROGO
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RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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Data: Jun 30, 2008
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Show Abstract
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A pesquisa teve como objetivo avaliar a usabilidade de websites de hotéis de
cidades turísticas da região nordeste do Brasil. Um questionário foi usado como
ferramenta para avaliar, a partir da perspectiva do usuário comum, a navegabilidade, a simulação de reservas on line, a compreensão dos conteúdos disponíveis e a facilidade de interação do site com os usuários. Ao final do trabalho, constatou-se que, quanto às heurísticas, a maioria dos websites apresentou várias carências no que diz respeito à consistência, ao controle do usuário e à prevenção de erros. As características gerais e de percepção do usuário foram também, em grande parte dos sites analisados, conceituadas como regulares pelos avaliadores. Constatando, através da análise das características gerais, que a grande maioria dos websites carece de mecanismos que façam o usuário encontrar rapidamente seus objetivos. Verificou-se também que o grau
de segurança e sigilo das informações ainda não é facilmente percebido pelos usuários, acabando por deixá-los cautelosos em transmitir dados e informações durante a navegação.
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CLAUDIA GOMES GRACIANO
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RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: MODALIDADES E GRAU DE PARTICIPAÇÃO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM EM PONTA NEGRA, NATAL-RN
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Advisor : FRANCOISE DOMINIQUE VALERY
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COMMITTEE MEMBERS :
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DÁLIA MARIA MAIA CAVALCANTI DE LIMA
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FRANCOISE DOMINIQUE VALERY
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NOMINANDO ANDRADE DE OLIVEIRA
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Data: Jul 16, 2008
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Show Abstract
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Tem como objetivo investigar e analisar as estratégias desenvolvidas por empresas de meios de hospedagem com fins de responsabilidade social no Rio Grande do Norte (RN). Para tanto, levantou dados junto à Secretaria de Turismo do Município de Natal, à Secretaria de Turismo do RN e aos cadastros das empresas dos meios de hospedagem no bairro de Ponta Negra. Em pesquisa de campo posterior, averiguou as empresas que atualmente desenvolvem atividades de hospedagem naquele bairro. Aplicou Instrumento da Pesquisa elaborado com base no conjunto de indicadores de responsabilidade social do Instituto Ethos, estruturado com perguntas binárias e algumas abertas. Mostra como resultados quais ações as empresas investigadas desenvolvem. Ao confrontar estes resultados com o referencial teórico pesquisado, aponta um grau intermediário de ações
socialmente responsáveis. Comparando com a avaliação realizada pelo Instituto Ethos, as empresas investigadas se encontram em condição incipiente, com ações pontuais, porém, já apresentam o despertar em torno da temática.
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HANDSON CLAUDIO DIAS PIMENTA
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A PRODUÇÃO MAIS LIMPA COMO FERRAMENTA EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE MÚLTIPOS CASOS EM EMPRESAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
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COMMITTEE MEMBERS :
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ARMANDO CALDEIRAS PIRES
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KAREN MARIA DA COSTA MATTOS
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REIDSON PEREIRA GOUVINHAS
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Data: Jul 16, 2008
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Show Abstract
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O presente estudo teve como objetivo avaliar a Produção mais Limpa como uma ferramenta em busca da sustentabilidade empresarial, através de uma série de estudos de múltiplos casos em empresas do Estado do Rio Grande do Norte. Para atingir este objetivo, primeiramente, foi efetuada uma revisão da literatura pertinente, na qual foi observado que a PmL relaciona-se com a sustentabilidade empresarial, uma vez que de forma continuada, previne a geração de desperdício e reduz os riscos das operações sobre os funcionários, comunidade e meio ambiente. Além disto, a PmL contribui para posicionar as empresas em um cenário competitivo, podendo ainda ser aplicada aos processos produtivos e serviços. Para se observar tais afirmações, a ferramenta foi aplicada em uma indústria de alimentos (Empresa 1), em uma indústria têxtil (Empresa 2), além de uma concessionária de veículos (Empresa 3). Quanto aos resultados, na Empresa 1 foi contemplada a substituição de matéria-prima (farinha) e Housekeeping (controle do uso de água, energia e leite condensado). Já a Empresa 2 foi possível contemplar os três níveis de PmL, através de práticas de Housekeeping (no corte e manipulação de substâncias químicas); modificação tecnológica (instalação de um lavador com pressão das telas de estampagem); reciclagem interna (reaproveitamento de retalhos) e reciclagem externa (fabricação de fuxico). Por fim, na Empresa 3, devido ao escopo estabelecido foi contemplado apenas o Nível 3 - reciclagem externa (com segregação na fonte e reciclagem externa). Desta forma, observou-se que a PmL pode ser aplicada sem restrições tanto em empresas industriais quanto prestadoras de serviço. Enfatiza-se, ainda que não foi possível quantificar os ganhos sociais obtidos em uma escala monetária, por limitações da própria ferramenta PmL e pela complexidade do estudo. Portanto, frente a analise da aplicação da ferramenta Produção mais Limpa nas empresas estudadas, foi evidenciado melhoria nas vertentes ambiental, social e econômica, preconizadas pela sustentabilidade empresarial. Entretanto, faz necessário mais transparência da alta administração no comprometimento com continuidade das ações, para diante disto, melhor enquadrar a PmL.
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CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
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APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SEIS SIGMA EM UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE DO SETOR TÊXTIL
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Advisor : ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
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CARLA ALMEIDA VIVACQUA
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VERUSCHKA VIEIRA FRANCA
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Data: Jul 21, 2008
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Show Abstract
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O programa Seis Sigma tem recebido bastante atenção nas últimas duas décadas, em função de sua grande capacidade em reduzir a variabilidade dos processos, por meio do uso rigoroso de dados, fatos e técnicas estatísticas que buscam melhorar a qualidade dos produtos e serviços, impulsionando e maximizando os resultados financeiros da empresa. Contudo, a sua aplicação e resultados em empresas de médio porte do setor têxtil é desconhecido, todavia há indícios de que possa ser implantado com o mesmo sucesso verificado em outros setores industriais. Diante disso, o objetivo desta dissertação de mestrado é apresentar e desenvolver um estudo aplicado para a introdução do Seis Sigma em uma empresa de confecção de camisaria masculina no Rio Grande do Norte. Para tanto, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica, procurando destacar os temas da qualidade, Seis Sigma e a sua metodologia para melhoria. Em seguida, é apresentada a aplicação do projeto selecionado, demonstrando os passos e procedimentos que devem ser trilhados para condução do projeto. Na seqüência, os resultados são relacionados, confirmando a eficiência do Seis Sigma em trazer ganhos significativos para as empresas. Os resultados da pesquisam apontam melhorias substanciais na rapidez do desenvolvimento do produto e na flexibilidade das peças elaboradas, reduzindo o Lead Time do processo de 12,5 para 6,2 dias, ou seja, uma melhoria no desempenho superior a 50%. Destaca-se, também, a mudança cultural e de comportamento dos colaboradores após a compreensão do programa e a implantação do mesmo, gerando motivação para aplicação de novos projetos e pela procura contínua do conhecimento no intuito de avançar em práticas e ferramentas mais avançadas.
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DIEGO PHILIPE DE OLIVEIRA GODEIRO
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A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE QUALIDADE SEIS SIGMA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SEGMENTO DE FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
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Advisor : CARLA ALMEIDA VIVACQUA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
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CARLA ALMEIDA VIVACQUA
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VERUSCHKA VIEIRA FRANCA
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Data: Jul 21, 2008
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Show Abstract
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Nos debates recentes a respeito das questões da qualidade, o tema cultura organizacional e Seis Sigma têm aparecido cada vez com maior freqüência. Nesse contexto, diversos autores sugerem que a adoção de práticas do Seis Sigma é influenciada pela cultura. Sendo assim, este trabalho enfoca a relação da cultura organizacional e da qualidade com as práticas de qualidade Seis Sigma. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório-descritivo e correlacional em uma amostra composta por quarenta farmácias de manipulação do estado do Rio Grande do Norte. A coleta dos dados identificou características das empresas
e o nível de utilização das práticas de qualidade Seis Sigma que foram, por sua vez, identificadas na literatura. Para avaliação da cultura organizacional utilizou-se o Modelo dos Valores Competitivos (Cameron & Quinn, 1996), testado exaustivamente em organizações norte-americanas e considerado um instrumento de alto valor acadêmico e profissional. Esse modelo foi associado à taxionomia criada por Cameron que classifica a cultura de qualidade em quatro níveis. Os resultados sugerem que as Culturas Clã e Inovadora são as que melhor representam o perfil cultural das farmácias e também estão mais associadas de forma positiva às práticas de qualidade Seis Sigma que as Culturas Mercado e Hierárquica. Em relação ao nível de qualidade, os maiores valores aparecem nos níveis Prevenção de erros e Qualidade Criativa Perpétua, estando este último mais
relacionado positivamente com os indicadores Seis Sigma.
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CARLOS LEON CAMACHO
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GESTÃO AMBIENTAL NA SAÚDE PÚBLICA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE, DOS SERVIDORES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES DO RIO GRANDE DO NORTE
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COMMITTEE MEMBERS :
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IVONETE BATISTA DE ARAUJO
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KAREN MARIA DA COSTA MATTOS
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MARIA GORETTI FREIRE DE CARVALHO
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NOMINANDO ANDRADE DE OLIVEIRA
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Data: Aug 12, 2008
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Show Abstract
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Objetivou-se estudar a percepção dos servidores do HUOL sobre o plano de gestão ambiental dos RSS. Foram entrevistados 250 servidores: médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem e de limpeza. A pesquisa foi exploratória e descritiva do tipo Survey, que visa à obtenção de dados ou informações sobre as características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas. As perguntas do questionário foram do tipo objetiva, formuladas em um modelo escala, analisadas de acordo com o posicionamento do entrevistado. Os resíduos de serviço de saúde possuem elevado potencial de impacto ambiental nas atividades do HUOL. Ações ou política de proteção ambiental podem melhorar a imagem do HUOL. Foram detectadas divergências sobre o rigor na aplicação da legislação da ANVISA. Os servidores do HUOL desconhecem a legislação da ANVISA e possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre as práticas de controle ambiental de saúde pública e ainda, desconhecem o Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001. Possuem opiniões divergentes sobre o grau de importância da ISO 14001. Não existe um Plano de Gestão de Resíduos de Serviço de Saúde e/ou não é divulgado para a maioria dos servidores do HUOL. Não acontecem auditorias, não são definidas as metas e objetivos, não são identificados os requisitos legais, e não existe comunicação sobre como o serviço é executado, não é efetuada uma análise crítica e não há controle de documentos do plano de gestão ambiental. O HUOL não possui uma comissão de gestão ambiental. A direção do HUOL não organiza cursos de capacitação, treinamento e reciclagem sobre controle ambiental de resíduos de serviço de saúde. Em uma escala de 01 a 05, o nível de conscientização com relação ao gerenciamento de resíduos de serviços de saúde dos servidores, encontra-se no patamar entre 01 e 02. Para a reversão deste quadro, o primeiro e urgente passo, é a criação e institucionalização da comissão de gestão ambiental do Hospital Universitário Onofre Lopes.
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FABIOLA CANAL MERLIN
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DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO DE CADEIRA DE BANHO PARA INDIVÍDUOS COM PARALISIA CEREBRAL TETRAPARÉTICA ESPÁSTICA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANGELO RONCALLI OLIVEIRA GUERRA
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PERRIN SMITH NETO
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REIDSON PEREIRA GOUVINHAS
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RICARDO OLIVEIRA GUERRA
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Data: Aug 18, 2008
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Show Abstract
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Esta pesquisa tem como proposta desenvolver um equipamento que atenda as exigências motoras de indivíduos com paralisia cerebral tetraparética espástica e promova biomecânica postural adequada aos cuidadores para a atividade da vida diária referente ao banho. Inicialmente, o levantamento bibliográfico buscou definir os termos referentes à paralisia cerebral, atividade da vida diária especificando o banho, e tecnologia assistiva, além de listar cadeiras de banho fabricadas nas principais indústrias de produtos de tecnologia assistiva do mercado nacional. Desta forma, o trabalho tem sua formação baseada na pesquisa do tipo descritiva-exploratória através de investigação em fontes bibliográficas e em pesquisa de campo. Na pesquisa de campo foi adotado como procedimento metodológico o levantamento, por se tratar de uma investigação direta relativa a um fenômeno que se deseja aprofundar, no caso, representado pela situação atual do banho dos indivíduos deste estudo. Os dados foram coletados com a aplicação de formulário junto aos cuidadores/consumidores em locais de tratamento médico-terapêutico freqüentados pelos indivíduos participantes. O formulário, através de perguntas abertas e fechadas buscou identificar, além dos dados pessoais dos usuários e consumidores, as características da atividade do banho atual, como o local da casa onde o banho é realizado; qual o equipamento utilizado, no caso de haver algum; e com que freqüência este ocorre. Também buscou identificar os desejos e percepções dos cuidadores/consumidores em relação às características presentes no novo dispositivo, além de dados antropométricos dos usuários e consumidores. A avaliação dos resultados obtidos através do formulário, somada a experiência prática-clínica do pesquisador e da equipe de engenheiros envolvidas no projeto, possibilitou o desenvolvimento e confecção do protótipo real da cadeira de banho, com ajustes específicos destinados a adequar o equipamento ao uso de acordo com as necessidades individuais de cada usuário e consumidor.
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LUCIANA MARIA DE OLIVEIRA
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A UTILIZAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO PARA O MONITORAMENTO DO SANGUE: ESTUDO DE CASO NO HEMONORTE-RN
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COMMITTEE MEMBERS :
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DIONE MARIA VALENCA
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JOÃO RUI BARBOSA DE ALENCAR
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PLEDSON GUEDES DE MEDEIROS
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Data: Aug 29, 2008
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Show Abstract
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A presente dissertação fundamenta-se, basicamente, na utilização das Ferramentas
Básicas do Controle Estatístico do Processo CEP, com o objetivo de detectar não
conformidades num determinado processo produtivo. Trata-se de um estudo de caso, realizado em um Hemocentro, no município de Natal (Rio Grande do Norte). Demonstra-se no estudo que a técnica do controle estatístico do processo, utilizada como ferramenta, é útil para identificar não conformidades no volume dos emocomponentes. A coleta dos dados utilizados se deu através de: análise documental, observações diretas e consultas ao banco de dados. Os resultados do estudo demonstram que os produtos analisados, mesmo apresentando, em alguns
casos, pontos fora de controle, satisfaziam as normas da ANVISA. Finalmente, são
apresentadas sugestões para melhorar ainda mais o produto final e também orientar a futura implantação do CEP, inclusive em outras linhas de produção.
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MARILIA ULISSES NOBRE DE MEDEIROS
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SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE ÁGUA MINERAL
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COMMITTEE MEMBERS :
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CARLOS HENRIQUE CATUNDA PINTO
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KAREN MARIA DA COSTA MATTOS
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WYLLYS ABEL FARKATT TABOSA
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Data: Aug 29, 2008
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Show Abstract
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É cada vez mais evidente a questão da escassez de água, agravada pela urbanização acelerada, crescimento populacional, aumento da demanda e dos custos de seu tratamento, fatores que também estão ligados ao aumento do consumo das águas minerais, cuja composição química ou características físico-químicas fazem com que sejam consideradas benéficas à saúde. O crescimento acelerado desse consumo em todo o mundo aponta a preocupação com a qualidade das águas, a saúde e o incentivo ao consumo de produtos naturais. No entanto, apesar de bastante valioso, esse recurso é explorado, na maioria das vezes, sem que haja otimização da produção ou ações que evitem desperdícios. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de minimizar os impactos ambientais negativos causados pela produção de água mineral, principalmente no que diz respeito à geração de efluentes e desperdícios no processo produtivo, através do estudo, desenvolvimento e aplicação de ferramentas de produção mais limpa para gestão ambiental, pertinentes para esse setor. A aplicabilidade do Sistema de Gestão Ambiental foi determinada por meio da caracterização dos aspectos ambientais do
processo produtivo em uma empresa do setor, no estado do Rio Grande do Norte e da discussão dos panoramas que demonstram a tendência por um desenvolvimento sustentável. Ações como reflorestamento, otimização do uso de energia e da água, reciclagem de resíduos sólidos e reutilização de água foram aplicadas durante a pesquisa, resultando na redução considerável de desperdícios de matérias-primas e insumos, e conseqüentes ganhos ambientais e econômicos. Foi proposta uma metodologia específica priorizando os conceitos de Gestão Ambiental e integrando com a Gestão da Qualidade. Como fundamentos para a elaboração dessa metodologia, foi realizada uma análise de similaridade entre os sistemas e,
principalmente, uma análise das experiências observadas no estudo de caso, incluindo especificidades, necessidades e dificuldades da empresa. Diante dos resultados, concluiu-se que a implantação de um SGA como estratégia de uma empresa traz benefícios ambientais, econômicos e sociais, podendo este trabalho ser adequado e aplicada a outras empresas e outros setores.
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PAULA DE OLIVEIRA FERREIRA
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UTILIZAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO PARA MONITORAMENTO DO PESO MÉDIO DE CAPSULAS DE TUBERCULOSTÁTICOS: ESTUDO DE CASO NO NUPLAM-RN
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COMMITTEE MEMBERS :
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DIONE MARIA VALENCA
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JOÃO RUI BARBOSA DE ALENCAR
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PLEDSON GUEDES DE MEDEIROS
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Data: Aug 29, 2008
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Show Abstract
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Esta dissertação apresenta um estudo de caso sobre a utilização do Controle Estatístico do Processo (CEP) no Núcleo de Pesquisas em Alimentos e Medicamentos (NUPLAM). As ferramentas básicas do CEP foram aplicadas no processo de encapsulamento de tuberculostáticos primeiramente com o objetivo de escolher entre duas velocidades qual a melhor delas para a realização do encapsulamento dos tuberculostáticos. Posteriormente com a empresa efetivamente funcionando o CEP foi aplicado com o intuito de conhecer a variabilidade do processo e através do monitoramento do mesmo chegar a um limite estimado para o controle de lotes futuros de tuberculostáticos que possuam a mesma dosagem do tuberculostático monitorado.
Como foram detectadas causas especiais atuando no processo um diagrama de causa-e-efeito foi construído a fim de tentar descobrir em cada fator que compõe o processo produtivo as possíveis causas de variação do peso médio das cápsulas. As hipóteses levantadas poderão servir de base para um estudo mais aprofundado para a eliminação ou redução dessas interferências no processo
Também foi realizado um estudo sobre a capacidade do processo em atender as especificações o qual se mostrou incapaz de atendê-las. Contudo, existe por parte do NUPLAM um real anseio em implantar o CEP e conseqüentemente melhorar a qualidade já existente em seus medicamentos.
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DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
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FATORES QUE AFETAM A COMPETITIVIDADE DO QUEIJO ARTESANAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA REGIÃO SERIDÓ DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
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COMMITTEE MEMBERS :
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MARCIANO FURUKAVA
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MARISTÉLIO DA CRUZ COSTA
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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Data: Sep 1, 2008
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Show Abstract
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Este artigo apresenta um estudo sobre a investigação dos fatores que na percepção
dos produtores rurais afetam a competitividade do queijo produzido de forma artesanal no
Seridó do Rio Grande do Norte. Para tanto, traz seu arcabouço teórico estruturado nos
fatores que influenciam nas diversas formas de competir e nas definições de produção
artesanal. Esta pesquisa foi desenvolvida em importante região de produção e
comercialização de queijos artesanais do Estado. A abordagem metodológica utilizada foi
de pesquisa exploratória descritiva com a condução de um levantamento do tipo survey. A
pesquisa de campo obteve 213 questionários válidos, cujos entrevistados foram produtores
rurais de queijo artesanal, que possuem suas propriedades distribuídas nos municípios
localizados na região. Os resultados mostraram que na percepção dos agricultores, em
relação ao nível de competitividade do queijo produzido de forma artesanal, o setor
agroindustrial de produção artesanal de queijo no Seridó/RN tem pontos de gargalo em
alguns aspectos a considerar, sendo os principais: a grande comercialização na
informalidade, mão-de-obra tem baixa qualificação e escolaridade, tem pouca assistência
técnica, baixa aceitação por inovações tecnológicas e ausência de integração entre os
produtores o que gera baixa produtividade e qualificação da cadeia produtiva.
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GILSENBERG GURGEL PINHEIRO
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CIDADANIA AMBIENTAL EM CENTROS URBANOS: UM ESTUDO CO ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
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Advisor : SERGIO MARQUES JUNIOR
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COMMITTEE MEMBERS :
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MARISTÉLIO DA CRUZ COSTA
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RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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Data: Oct 2, 2008
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Show Abstract
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CIDADANIA AMBIENTAL EM CENTROS URBANOS: UM ESTUDO CO ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
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MARIA DO SOCORRO AMORIM MARTINS
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ERGONOMIA E ODONTOLOGIA: DETERMINANTES DA POSTURA CORPORAL DOS ESTUDANTES DA CLÍNICA-ESCOLA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
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Advisor : MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA
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COMMITTEE MEMBERS :
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IRIS DO CEU CLARA COSTA
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MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA
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MARIO CESAR RODRIGUEZ VIDAL
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TULIO OLIVEIRA DE SOUZA
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Data: Oct 9, 2008
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Show Abstract
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A postura corporal de elevado risco biomecânico é um dos mais preocupantes problemas de saúde ocupacional dos profissionais de odontologia. Isso ocorre em função da elevada prevalência de patologias no sistema muscoloesquelético do odontólogo, relacionadas à sua atividade, apesar da crescente produção do conhecimento na área de Ergonomia aplicada à Odontologia. Este estudo de caso, realizado na clínica-escola odontológica de uma Universidade Federal, fundamentado na AET (Análise Ergonômica do Trabalho), teve como objetivo analisar os determinantes das posturas sofridas pelos alunos, visto que, a não adoção de princípios de ergonomia ao longo dos estágios supervisionados nas clínicas-escola pode influenciar os alunos que tenderiam a reproduzir posturas inadequadas em seus ambientes profissionais. Observou-se, através da análise da atividade, que a natureza desta atividade exige a realização de procedimentos complexos na boca do paciente, em campo de difícil alcance visual e operatório. Sendo assim, os estudantes, ao focarem sua atenção na execução da atividade, se submetem a posturas inadequadas que facilitem a sua acuidade visual e o acesso ao campo operatório. Não havendo nenhum mecanismo sistemático interno (consciência corporal) ou externo de advertência (orientação do professor ou do colega de dupla) quanto à postura e aos riscos decorrentes que pudessem sensibilizá-los e induzi-los à autocorreção, os estudantes tornam-se vulneráveis aos distúrbios osteomusculares. A pressão temporal, pois devem cumprir uma tarefa em tempo-clínico pré-determinado, as intercorrências decorrentes das variabilidades de cada paciente e o stress gerado pela expectativa de concluir a atividade em tempo hábil, os levam a procurar adiantar o trabalho, acreditando que perderão tempo auxiliando o colega ou utilizando visão indireta. Esta regulação contraria os princípios ergonômicos da odontologia que preconiza um trabalho cooperativo a quatro ou a seis mãos. Observou-se também, a ausência de assistentes que pudessem realizar o trabalho de primeiro e segundo auxiliar, assim como de competências essenciais de princípios de ergonomia entre os professores, que pudessem fazê-los relacionar os conhecimentos da disciplina de ergonomia à prática profissional. As conclusões deste trabalho apontam para a necessidade de ampliar as discussões no meio acadêmico acerca dos problemas de saúde nos profissionais de saúde nos espaços onde o conhecimento é construído. Este estudo, por ter preconizado uma análise multidisciplinar baseada no depoimento representativo dos atores sociais envolvidos (alunos, professores, pessoal administrativo, pessoal auxiliar e zeladores), pôde contribuir com a reflexão-ação quando se buscou conhecimentos básicos para possíveis transformações positivas do ambiente de trabalho.
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WAGNO SERGIO PINHEIRO FELIX
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DIAGNÓSTICO SÓCIO-PRODUTIVO-ECONÔMICO DA COMUNIDADE DE CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE CODÓ/MA: UM ESTUDO DE CASO
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COMMITTEE MEMBERS :
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JOSÉ ARAÚJO DANTAS
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KAREN MARIA DA COSTA MATTOS
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NOMINANDO ANDRADE DE OLIVEIRA
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Data: Oct 21, 2008
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Show Abstract
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A pesquisa foi realizada na área urbana do município de Codó MA, o qual dispõe de uma área de 4.228,00Km2 (IBGE 2000) e uma população de 113.768 habitantes (IBGE, 2008), pertence à região Leste do Estado do Maranhão e está inserida na Microrregião de Codó. O município se encontra numa das regiões mais carentes do Brasil, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na ordem de 0,558. O município não dispõe de um modelo adequado de gerenciamento dos resíduos sólidos. Todos os resíduos sólidos, produzidos no município, são despejados em um lixão a céu aberto, situado em bairro residencial da periferia da cidade. Por se tratar de um problema de grande amplitude, que envolve a saúde pública e o meio ambiente, entende-se que é necessário investigar o modo de gerenciamento dos Resíduos Sólidos do município, bem como a realidade sócio-econômica e produtiva da população de catadores, mas também a cadeia produtiva deste material, incluindo seu manejo, transporte e sua destinação final, ou seja, um diagnóstico sócio-produtivo-econômico, Esse diagnóstico pode Contribuir para que a sociedade local e os órgãos de fiscalização realizem ações de controle dos problemas gerados pela má gestão dos resíduos sólidos urbanos. Desta forma, esse trabalho propôs realizar um estudo que resultou num diagnostico, o qual também propõe alternativas viáveis de gerenciamento, tomando, como base, os aspectos econômicos e sociais, que compõem essa cadeia produtiva. O que visa contribuir para a melhoria da realidade local, através da implantação de um sistema de gestão integrado e sustentável dos resíduos sólidos, contendo coleta seletiva e implantação de um aterro sanitário. Para, desta forma, ajudar na minimização dos impactos ambientais causados pelo Lixão de Codó Novo no município de Codó-MA.
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ANA JARVIS DE MELO CAMPOS
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ANÁLISE DE CRITÉRIOS DE DECISÃO EM ESTRATÉGIA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UM ESTUDO APLICANDO O PROCESSO DE HIERARQUIA ANALÍTICA (AHP) NO SETOR DE CERÂMICA
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Advisor : RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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Data: Oct 24, 2008
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Show Abstract
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Esta Tese de Mestrado tem por objetivo investigar os critérios de decisão estratégica de participantes de arranjos produtivos locais (APL) no Brasil. Os APL´s são uma iniciativa de agentes de apoio a empresas no sentido de organizar ações conjuntas para desenvolvimento de agrupamentos (clusters) de empresas. As escolhas das ações é uma decisão das empresas participantes e este trabalho procura aplicar um método de Análise de Decisão Multi-Critérios para analisar os critérios de empresários participantes em um APL. O método utilizado é o Processo de Hierarquia Analítica (AHP) e é realizada uma aplicação com questionários aos participantes de um APL de cerâmica no Nordeste do Brasil. Os principais resultados mostram que, em primeiro lugar, decorrente da estratégia implícita de cada empresa não há um único objetivo para o APL e, portanto, a princípio, uma ação decidida por todos tende a favorecer a uns mais que a outros. Em segundo lugar,
observou-se que há em geral inconsistências entre os objetivos estratégicos e a importância relativa dos critérios, embora tenha havido casos de coerência. Como principal conclusão aponta-se que o uso de métodos de MCDA é útil para melhorar o processo de decisão e trazer maior transparência da lógica dos resultados encontrados.
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THATIANE FERNANDES DE MELO
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FATORES QUE AFETAM A SATISFAÇÃO E A FIDELIDADE DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO COM USUÁRIOS DE CALÇADO(TÊNIS) NA REGIÃO SUL DA CIDADE DE NATAL
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Advisor : REIDSON PEREIRA GOUVINHAS
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COMMITTEE MEMBERS :
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ABRAHAM BENZAQUEN SICSÚ
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PAULO CESAR FORMIGA RAMOS
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REIDSON PEREIRA GOUVINHAS
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Data: Oct 29, 2008
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Show Abstract
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FATORES QUE AFETAM A SATISFAÇÃO E A FIDELIDADE DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO COM USUÁRIOS DE CALÇADO(TÊNIS) NA REGIÃO SUL DA CIDADE DE NATAL
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WERNER KLEYSON DA SILVA SOARES
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HEURÍSTICAS USANDO CONSTRUÇÃO DE VOCABULÁRIO APLICADAS AO PROBLEMA DA ATRIBUIÇÃO DE LOCALIDADES A ANÉIS SONET/SDH
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Advisor : DARIO JOSE ALOISE
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COMMITTEE MEMBERS :
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DARIO JOSE ALOISE
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HUGO ALEXANDRE DANTAS DO NASCIMENTO
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JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
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Data: Oct 31, 2008
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Show Abstract
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HEURÍSTICAS USANDO CONSTRUÇÃO DE VOCABULÁRIO APLICADAS AO PROBLEMA DA ATRIBUIÇÃO DE LOCALIDADES A ANÉIS SONET/SDH
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RONALD FABIO DE PAIVA CAMPOS
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UMA MODELAGEM DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL NA ABORDAGEM DO BALANCED SCORECARD: UM ESTUDO COM INSTITUIÇÕES PRIVADAS
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Advisor : RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO
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Data: Nov 3, 2008
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Show Abstract
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Esta dissertação investiga de modo exploratório uma modelagem dos indicadores de desempenho de Instituição de Ensino Superior (IES) privada usando a abordagem do Balanced Scorecard (BSC). É feita uma revisão dos modelos conceituais de hierarquia das perspectivas do BSC e proposta uma modelagem com uma nova perspectiva, Governo, dado o contexto do sistema de ensino superior no Brasil, e uma alteração na hierarquia, colocando Finanças e Cliente em um mesmo patamar. Usando indicadores do SINAES Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, é feita uma modelagem do BSC e testadas as relações teóricas de causa-efeito usando o coeficiente de correlação de Pearson. Da análise resultou um modelo de BSC para IES privadas que contém indicadores básicos explicativos que podem ser útil para a gestão do desempenho, tanto das IES privadas quanto do Sistema de Ensino Superior do Governo. Um ponto de melhoria é a criação de indicadores financeiros mais apropriados.
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ADRIANA CAVALCANTE DE FARIAS
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FATORES DA SATISFAÇÃO E FIDELIDADE DE CLIENTES NA HOTELARIA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS GESTORES E HOTÉIS
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Advisor : RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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TERESA DE SOUSA
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Data: Nov 4, 2008
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Show Abstract
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Esta Tese investiga a percepção dos gestores de hotéis sobre os fatores que afetam a satisfação e fidelidade dos clientes de hotéis. É feita uma pesquisa com gestores participantes de encontro empresarial da hotelaria e comparados os resultados com pesquisas com turistas internacionais, nacionais e regionais a Natal sobre os fatores de sua satisfação e fidelidade ao hotel em que se hospedaram. Os principais resultados sugerem uma divergência entre o que pensam os gerentes e os clientes sobre os fatores da satisfação, mas uma certa convergência sobre os fatores da fidelidade. A pesquisa sugere a necessidade da existência de sistemas de medição permanente dos fatores da satisfação e fidelidade do cliente para manter um alinhamento dos gerentes ao seu mercado.
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THÁZIA VIVIANE SILVA DA SILVEIRA LIMA
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Análise do Balanço Energético e da Matriz de Poluentes no Estado do Rio Grande do Norte
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COMMITTEE MEMBERS :
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CARLOS HENRIQUE CATUNDA PINTO
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NOMINANDO ANDRADE DE OLIVEIRA
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WYLLYS ABEL FARKATT TABOSA
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Data: Nov 17, 2008
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Show Abstract
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A presente pesquisa objetivou estudar as relações entre os fatores intervenientes para a satisfação no processo de compras baseadas na Internet e sua influência na fidelidade online (e-loyalty), na visão dos consumidores de varejo virtual. Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário baseado em fatores de qualidade e fidelidade oriundos dos serviços convencionais, que foi adaptado para a realidade dos serviços digitais. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, de natureza quantiqualitativa. A análise quantitativa descreveu e testou a relação de variáveis de qualidade do site e de preço dos produtos do site com as variáveis de satisfação. Neste caso, foram utilizadas técnicas estatísticas como distribuição de freqüência, médias e desvio-padrão e correlação de postos de Spearman. Já na abordagem qualitativa, foi empregada a análise de conteúdo para uma questão aberta relacionada com a identificação dos fatores que levam a fidelidade digital. A pesquisa de campo foi feita com uma amostra de 44 alunos
de pós-graduação em nível de Especialização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados da análise quantitativa evidenciaram que a qualidade está ligada à satisfação dos clientes em vários fatores, mas o preço não influencia muito na satisfação. Na análise qualitativa, a segurança do website e os preços oferecidos são fatores que potencialmente fidelizam os clientes digitais, segundo a perspectiva dos entrevistados. O fator segurança e confiança no website foi considerado o mais crítico para a fidelidade dos clientes que compram pela Internet.
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ANTONIO JOAO RODRIGUES
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FATORES DA SATISFAÇÃO DE EMPREGADOS: UM ESTUDO COM DOCENTES DE INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
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COMMITTEE MEMBERS :
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PATRICIA WHEBBER SOUZA DE OLIVEIRA
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RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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Data: Dec 4, 2008
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Show Abstract
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Esta tese de mestrado aplica métodos e modelos multivariados explicativos da satisfação do cliente para investigar os fatores da satisfação de empregados no caso de uma instituição de educação tecnológica. São pesquisados os docentes em uma amostragem de 42 de um total de 316 docentes. É usado um questionário que implementa um modelo de variáveis antecedentes da satisfação composto de qualidade do sistema de trabalho, desenvolvimento profissional, atividade docente, ambiente físico, remuneração e gestão de problemas como antecedentes da satisfação. A amostra revelou-se representativa (teste χ2) quanto verificada com as variáveis de controle sexo, tempo de instituição, perfil de titulação, faixa etária. O modelo explicativo para satisfação com a Instituição apresentou r2 > 0,70 tendo como os principais fatores significativos a p < 0,05 variáveis do Sistema de Trabalho, Desenvolvimento Profissional, Atividade Docente, Ambiente Fisico. Para satisfação com a carreira o modelo apresentou r2 > , Desenvolvimento Profissional, Atividade Docente e Remuneração foram os fatores significativos. A variável de auto-eficácia (contribuição com a formação dos alunos) apareceu em ambos os modelos. Os resultados sugerem que o modelo tem uma grande explicabilidade da satisfação.
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GILBERTO FRANCO DE LIMA JUNIOR
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BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA CONSISTÊNCIA ESTRATÉGICA: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
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Advisor : RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
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RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO
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Data: Dec 5, 2008
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Show Abstract
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BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA CONSISTÊNCIA ESTRATÉGICA: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
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PATRICK REINECKE DE ALVERGA
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ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS EM EMPRESAS DO RIO GRANDE DO NORTE, PERNAMBUCO E CEARÁ
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Advisor : ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO
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Data: Dec 5, 2008
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Show Abstract
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ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS EM EMPRESAS DO RIO GRANDE DO NORTE, PERNAMBUCO E CEARÁ
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CHIARA ANGELA DE CARVALHO SALES
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Fatores da qualidade e satisfação na compra pela internet e sua influência na fidelidade dos consumidores.
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Advisor : ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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AURÉLIA ALTEMIRA ACUNA IDROGO
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RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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Data: Dec 6, 2008
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Show Abstract
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A presente pesquisa objetivou estudar as relações entre os fatores intervenientes para a satisfação no processo de compras baseadas na Internet e sua influência na fidelidade online (e-loyalty), na visão dos consumidores de varejo virtual. Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário baseado em fatores de qualidade e fidelidade oriundos dos serviços convencionais, que foi adaptado para a realidade dos serviços digitais. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, de natureza quantiqualitativa. A análise quantitativa descreveu e testou a relação de variáveis de qualidade do site e de preço dos produtos do site com as variáveis de satisfação. Neste caso, foram utilizadas técnicas estatísticas como distribuição de freqüência, médias e desvio-padrão e correlação de postos de Spearman. Já na abordagem qualitativa, foi empregada a análise de conteúdo para uma questão aberta relacionada com a identificação dos fatores que levam a fidelidade digital. A pesquisa de campo foi feita com uma amostra de 44 alunos
de pós-graduação em nível de Especialização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados da análise quantitativa evidenciaram que a qualidade está ligada à satisfação dos clientes em vários fatores, mas o preço não influencia muito na satisfação. Na análise qualitativa, a segurança do website e os preços oferecidos são fatores que potencialmente fidelizam os clientes digitais, segundo a perspectiva dos entrevistados. O fator segurança e confiança no website foi considerado o mais crítico para a fidelidade dos clientes que compram pela Internet.
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JOAO GALDINO DE LUCENA NETO
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Percepção de Risco de Segurança Ocupacional em Soldagem: Um Estudo com Estudantes de Ensino Técnico
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Advisor : RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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AURÉLIA ALTEMIRA ACUNA IDROGO
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RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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Data: Dec 6, 2008
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Show Abstract
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Percepção de Risco de Segurança Ocupacional em Soldagem: Um Estudo com Estudantes de Ensino Técnico
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EDILSON ROCHA DE SOUSA
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UMA CONTRIBUIÇÃO À REFORMULAÇÃO DA NORMA REGULAMENTADORA 13 (NR-13) NA PERSPECTIVA DA ADOÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
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Advisor : NOMINANDO ANDRADE DE OLIVEIRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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NOMINANDO ANDRADE DE OLIVEIRA
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RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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Data: Dec 11, 2008
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Show Abstract
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Esta tese realize uma análise das Normas Regulamentadoras NR-9 e NR-13 na perspectiva de sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional tal como definido pela OIT em seu modelo ILO/OSH-2001. Dado que a OHSAS 18001:2007 foi reformulada e atende ao modelo ILO/OSH-2001 e é o modelo de gestão difundido no mercado, a análise é feita de modo comparativo a esse modelo. A análise mostra que a NR-9 possui elementos importantes presentes na OHSAS 18001:2007, mas faltam outros também muito importantes. Todavia, a NR-9 tem uma base para melhoria. A análise da NR-13 mostra que esta está muito longe de um modelo moderno de SGSSO ou para ajustar-se a ele. Por fim, uma pesquisa com empresas que tem ISO 9000 sugere que uma reformulação da NR-13 na direção da OHSAS 18001 seria bem vinda, mas que alguns elementos novos de maior exigência não seriam rapidamente adotados sem imposição legal.
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GILBERTO LIBERATO DE CARVALHO
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MODELAGEM DE ARRANJOS INSTITUCIONAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA DIRETRIZ DE SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO ILO/OSH 2001 NO BRASIL
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Advisor : RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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Data: Dec 11, 2008
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Show Abstract
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MODELAGEM DE ARRANJOS INSTITUCIONAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA DIRETRIZ DE SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO ILO/OSH 2001 NO BRASIL
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GILBERTO LIBERATO DE CARVALHO
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MODELAGEM DE ARRANJOS INSTITUCIONAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA DIRETRIZ DE SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO ILO/OSH 2001 NO BRASIL
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Advisor : RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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Data: Dec 11, 2008
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Show Abstract
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MODELAGEM DE ARRANJOS INSTITUCIONAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA DIRETRIZ DE SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO ILO/OSH 2001 NO BRASIL
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GUNTHINEIA ALVES DE LIRA
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A EXPANSÃO DA AGROINDÚSTRIA DO MEL NO RIO GRANDE DO NORTE
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Advisor : NOMINANDO ANDRADE DE OLIVEIRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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GERBSON AZEVEDO DE MENDONCA
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JOSÉ ARAÚJO DANTAS
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NOMINANDO ANDRADE DE OLIVEIRA
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Data: Dec 15, 2008
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Show Abstract
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A EXPANSÃO DA AGROINDÚSTRIA DO MEL NO RIO GRANDE DO NORTE
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HERIKA MYLENA MEDEIROS DE QUEIROZ ANDRADE
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UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS TÉCNICOS DA EMATER/RN SOBRE A COMPETITIVIDADE DOS PRODUTORES DE LEITE BOVINO DO RN
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Advisor : NOMINANDO ANDRADE DE OLIVEIRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ADRIANO HENRIQUE DO NASCIMENTO RANGEL
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NOMINANDO ANDRADE DE OLIVEIRA
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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Data: Dec 16, 2008
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Show Abstract
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UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS TÉCNICOS DA EMATER/RN SOBRE A COMPETITIVIDADE DOS PRODUTORES DE LEITE BOVINO DO RN
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MIRNA SANTIAGO GUIMARAES
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GESTÃO DO CONHECIMENTO BASEADO NA ANÁLISE DE GAP DE COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO DO DETRAN-RN
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Advisor : ANA CELIA DANTAS CAVALCANTI
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANA CELIA DANTAS CAVALCANTI
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JOSE ARIMATES DE OLIVEIRA
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MARIA ÂNGELA CAMPELO DE MELO
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Data: Dec 18, 2008
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Show Abstract
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A Gestão do Conhecimento nas organizações é um processo continuo de aprendizagem que se dá pela integração de dados, informações e a capacidade das pessoas em utilizar estas informações. A Gestão de Competências está preocupada em compreender as competências dos funcionários em face das competências organizacionais (equipes) e profissionais (cargos ou funções) desejadas. Juntas estão situadas no contexto maior da economia das organizações e possuem o mesmo pressuposto: o de que a posse de recursos raros, valiosos e de difícil imitação confere à organização certa vantagem competitiva. Neste sentido, a presente dissertação propõe um modelo de gestão do conhecimento baseado na análise de GAP de competências, ou seja, da lacuna existente entre as competências necessárias ao alcance do desempenho esperado e as competências já disponíveis na organização, dos funcionários e dos estagiários da Coordenadoria de Registro de Condutores do DETRAN-RN. Utilizando o método de pesquisa survey foi possível fazer uma análise das competências acadêmicas, técnicas e emocionais individual e em equipe dos funcionários e estagiários, identificando quais os níveis de GAPs de competência existente naquele setor da organização, bem como sugerir um plano de capacitação, um plano de competências para cada setor da Coordenadoria, e propor um modelo de Gestão do Conhecimento que auxilie a gestão destes GAPs identificados.
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DIOGO NASCIMENTO BARROS
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MODELAGEM DE DECISÃO NA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTO: UM ESTUDO USANDO ANALYTIC HIERARCHY PROCESS NA CONTRATAÇÃO DE SONDAS DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO
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Advisor : RUBENS EUGENIO BARRETO RAMOS
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COMMITTEE MEMBERS :
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MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
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RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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Data: Dec 22, 2008
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Show Abstract
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O trabalho em questão se propõe a desenvolver um modelo de auxílio à tomada de decisão para ser utilizado na escolha de sondas de perfuração de poços de petróleo e Gás natural a serem contratadas. O modelo deve permitir a utilização de múltiplos critérios para avaliação das alternativas, suprindo assim uma deficiência existente na maioria dos processos atuais, que se baseiam principalmente no custo da contratação para selecionar uma alternativa. A escolha da metodologia AHP para o desenvolvimento do modelo se deu pelo fato de ser de grande disseminação não só no meio acadêmico, mas utilizado em diversas áreas, ser de fácil aplicação e grande flexibilidade e suprir todos os requisitos necessários para a concretização da proposta. O desenvolvimento do modelo se deu por meio de entrevistas e aplicação de questionários com um especialista na área, que também atuou como decisor no processo. O modelo proposto é constituído de seis critérios, sendo eles: custo, mobilidade, automatização, suporte técnico, velocidade de conclusão do serviço e disponibilidade para começar a operar, sendo escolhidas três alternativas de sondas de perfuração como possíveis soluções para o problema. Os resultados da aplicação do modelo sugerem que a aplicação da metodologia AHP para esse tipo de problema é perfeitamente viável, e além de permitir uma simplificação do processo decisório, é uma ferramenta importante para ampliar o conhecimento dos envolvidos no processo decisório a respeito do problema e das alternativas em questão.
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ANA CRISTINA GIRAO E SILVA
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BUSCA HEURÍSTICA ATRAVÉS DE ALGORITMO GENÉTICO E MEMÉTICO COM CONSTRUÇÃO DE VOCÁBULOS PARA O PROBLEMA DE ATRIBUIÇÃO DE LOCALIDADES A ANÉIS SONET
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Advisor : DARIO JOSE ALOISE
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COMMITTEE MEMBERS :
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CHRISTOPHE DIDIER DUHAMEL
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DARIO JOSE ALOISE
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JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
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Data: Dec 23, 2008
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Show Abstract
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As telecomunica¸coes desempenham um papel fundamental na sociedade contemporânea. Mas as medida que novas tecnologias sao introduzidas ao mercado, cresce tamb´em a demanda por novos produtos e servi¸cos que dependem da infra-estrutura oferecida, tornando os problemas de planejamento de redes de telecomunicacões, apesar da evolu¸cao tecnol´ogica, cada vez maiores e complexos. No entanto, muitos desses problemas podem ser formulados como modelos de otimiza¸cao combinat´oria, e o uso de algoritmos heur´ısticos
podem ajudar a solucionar essas questoes da fase de planejamento. Neste trabalho, foram desenvolvidas duas implementa¸coes metaheur´ısticas puras Algoritmo Gen´etico (AG) e Algoritmo Mem´etico (AM) al´em de uma terceira implementa¸cao h´ıbrida Algoritmo Mem´etico com Vocabulary Building (AM+VB) para um problema de telecomunica¸coes que ´e conhecido na literatura por Problema de Atribui¸cao de Localidades a An´eis SONET
ou SRAP (do ingles, SONET Ring Assignment Problem). O SRAP surge durante
a etapa do planejamento f´ısico da rede e consiste na determina¸cao das conexoes entre um conjunto de localidades (clientes), de modo a satisfazer uma s´erie de restri¸coes ao menor custo poss´ıvel. Esse problema ´e NP-dif´ıcil e portanto algoritmos exatos eficientes (de complexidade polinomial) nao sao conhecidos, podendo, inclusive, nem existir.
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GLENDA JAMILE OIRES BARROS GUEDES
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SEGURANÇA ALIMENTAR E CONTROLE DE QUALIDADE: UM ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ALIMENTOS SEGUROS EM SUPERMERCADOS DE BAIRRO
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Advisor : SERGIO MARQUES JUNIOR
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COMMITTEE MEMBERS :
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LIZ CAROLINA DA SILVA LAGOS CORTES ASSIS
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MARISTÉLIO DA CRUZ COSTA
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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Data: Dec 23, 2008
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Show Abstract
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SEGURANÇA ALIMENTAR E CONTROLE DE QUALIDADE: UM ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ALIMENTOS SEGUROS EM SUPERMERCADOS DE BAIRRO
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THALES LIMA SILVA
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ESTRATÉGIAS DE APLICAÇÕES SEQÜENCIAS E PARALELAS DA METAHEURÍSTICA OTIMIZAÇÃO POR ENXAME DE PARTÍCULAS AO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE
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Advisor : DARIO JOSE ALOISE
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANDRÉA CYNTHIA DOS SANTOS DUHAMEL
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DARIO JOSE ALOISE
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JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
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Data: Dec 23, 2008
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Show Abstract
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ESTRATÉGIAS DE APLICAÇÕES SEQÜENCIAS E PARALELAS DA METAHEURÍSTICA OTIMIZAÇÃO POR ENXAME DE PARTÍCULAS AO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE
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