tania maria de araujo lima

LET - DEPARTAMENTO DE LETRAS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Nascemos
da ilha de Igoronhon, lençóis maranhenses/
Somos Euá/
feitas com o barro que Nanã Buruquê/
entregou a Oxalá/
Filha da nação Iorubá/
Bisneta de cangaceiras/
Nossa avó contava histórias sem fim do cangaço/
Nosso avô José tocava jazz na orquestra da antiga rua grande em Parnaíba PI/
Parte de nossa infância andou de canoa entre o Maranhão e o Piauí. Habitamos nossa juventude, entre rodas de poesia, com poetas cearenses; atravessamos um fragmento de nossa existência estudando os mangues de Recife e de Olinda onde fui vizinha de Alceu Valença e do pintor Samico. Atualmente, resistimos (na atualidade) no Rio Grande do Norte. Em 2001, com o livro A bela estrãgeira, recebemos o "Prêmio Xérox do Brasil", promovido pela Livraria Cultura em São Paulo. Em 2003, com o livro Nus mangues, veio a lume o prêmio “Redescoberta da Literatura Brasileira”, promovido pela Revista Cult – RJ. Nos idos de 2007, com o roteiro “Os manguezais e nós”, recebemos juntamente com Sabina Colares o prêmio Cine Ceará, provido pela Secretaria de Cultura do Ceará. Antirracista e ecologista, fazemos parte de grupos de pesquisa em diálogo com a poesia de Língua Portuguesa. Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuamos em Literatura Portuguesa, Africana e indígena; No ano 2000, defendemos dissertação de mestrado sobre a poética ecológica em Manoel de Barros, sob orientação do poeta Adriano Espínola, na Universidade Federal do Ceará; em 2007, concluimos a tese de Doutorado Uma introducão à Poética dos Mangues, pela Universidade Federal de Pernambuco, sob orientação de Roland Walter. Finalizamos entre 2016 / 2018 pesquisa de Pós-Doutorado sobre a Afroinsularidade , sob supervisão de Enilce Albergaria (Tradutora de Fanon e Glissant) na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Recebemos em 2018, Menção Honrosa no "Prêmio Internacional Investigativo Agostinho Neto" em Luanda - Angola (África) - com o trabalho intitulado Uni(VERSO) Dobrado a um Canto.
E-mail: poemastulipas@yahoo.com.br
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Mestrado em Literatura Brasileira, com Dissertação sobre "A poética da Ordinariedade em Manoel de Barros - Universidade Federal do Ceará (2001), Doutorado com a Tese " Poéticas do Mangue"- Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando também na área de literaturas africanas em Língua Portuguesa.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Literaturas em Língua Portuguesa, Africanidade, Antirracismo, Etnicidade.
Currículo Lattes:
https://wwws.cnpq.br/curriculoweb/pkg_menu.menu?f_cod=AF3C5F01D291F6AC0DD4D5DF376ABD62

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Campus Universitário Lagoa Nova
Sala
não informado
Telefone/Ramal
3582
Endereço eletrônico
tanialimapoesia@yahoo.com.br

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v3.44.12_3