naira neide ciotti

ART - DEPARTAMENTO DE ARTES

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Naira Ciotti é professor-performer. Apresenta-se, desde 1994 como performer no cenário artístico, dentre suas obras, a mais conhecida foi a performance Imanência, com curadoria de Renato Cohen, uma estada de oito dias, realizada por oito intérpretes, na Casa das Rosas, São Paulo, 1997.

Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Formada em História, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade de São Paulo (1983). Mestrado concluído em 1999 com o título O híbrido professor-performer: uma prática, sob a orientação da Prof. Dra. Ana Cristina Pereira de Almeida. Desenvolveu pesquisa de doutorado sob a supervisão dos professores Renato Cohen e Christine Greiner sobre questões de performance, arte contemporânea, memória, arquivo e museus de arte, denominado: O museu como mídia: performance e espaço colaborativo; defendida em setembro de 2005, no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC/ SP. Ela fez um estágio de pós-doutorado em 2014 na ECA USP onde desenvolveu a performance modular "Cartas a Renato Cohen", que foi apresentada em diversos teatros em São Paulo, Ceará, Amapá e também em Portugal, nas cidades de Lisboa e Coimbra.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Seu primeiro livro: "O professor-performer" publicado pela editora da UFRN, em 2014 permitiu o desenvolvimento de um grupo de pesquisadores que se dedicam a estudar a relação entre a performance e o ensino da Arte Contemporânea e por isso, desde 2016 coordena o LABPerformance Laboratório de Performance e Teatro Performativo ligado ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas do PPGArC. atua como editor chefe da Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6380609562860913

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
não informado
Sala
20
Telefone/Ramal
3550
Endereço eletrônico
nairaciotti@gmail.com