juciano de sousa lacerda

COM - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Professor Associado II do Curso de Comunicação Social da UFRN. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, na linha de pesquisa Estudos da Mídia e Práticas Sociais. Pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona-UAB (Bolsista da Capes/Programa de Estágio Sênior no Exterior, 2017-2018). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Realizou estágio doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona em 2005/06 (Capes/MECD). É coordenador do Núcleo de Relações Internacionais e Interinstitucionais do LAIS/HUOL/UFRN. É coordenador do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (PRAGMA-UFRN). É pesquisador do projeto de inovação Pesquisa Aplicada para Integração Inteligente Orientada ao Fortalecimento das Redes de Atenção para Resposta Rápida à Sífilis (LAIS/SEDIS/NESC/UFRN/OPAS/MS 2018-2021). Coordenou na UFRN o PROCAD Comunicação e Mediações em Contextos Regionais: Usos Midiáticos, Culturais e Linguagens (USP/UFRN/UFMS, EDITAL N° 071/2013 - PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA - 2014-17). Coordenou o GT Comunicação e Cidadania da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, para o exercício 2017-2018. Coordenou na UFRN a pesquisa Publicidade, propaganda, alteridade e cidadania: estratégias transmetodológicas de análise da diversidade nos contextos de mudança econômica e social do Brasil e da Espanha (Programa CAPES/DGPU, nº 40/2014/Modalidade Projetos Conjuntos de Pesquisa - Unisinos/UAB-Espanha/UFRGS/UFRN - 2014-16). Foi organizador do X SEMINÁRIO INTERNACIONAL METODOLOGIAS TRANSFORMADORAS DA REDE AMLAT E V SEMINÁRIO DISCENTE DA REDE AMLAT (2016). É Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Comunicação Comunitária e Saúde Coletiva - LAPECCOS/UFRN (http://lapeccos.wordpress.com/). É membro fundador do INPECC - Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária, integrado pelo LECC/UFRJ, LAPECCOS/UFRN e LACCOPS/UFF. É membro e pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC (UFRN). Foi vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN (2011-2013). Foi Coordenador (2013/14) e Vice-Coordenador (2011/12) do Grupo de Pesquisa Comunicação para a Cidadania, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM. Coordenou o Programa Viva Mãe Luiza (Extensão, Ensino e Pesquisa), financiado pelo Edital PROEXT-2014-MEC-SESU. Participa da Rede AmLat (Rede Temática de Cooperação Científica – Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina - PROSUL. MCT/CNPq Nº 11/2008). Integra ações de pesquisa em rede com os seguintes GPs: LAIS - Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (UFRN); PROCESSOCOM (UNISINOS); MIGRACOM (UAB-Espanha) e GRAFO (UAB-Espanha); CREAV (UCM-Espanha). Gosta de ver filmes no cinema, de conhecer novos lugares, através de viagens e leituras, e de fazer amigos! No gosto musical, parou nos anos 80.
Site de pesquisa: http://lapeccos.wordpress.com/ - twitter: @jlacerda
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0876-377X
ResearcherGate: https://www.researchgate.net/profile/Juciano_Lacerda
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
. Pós-Doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona-UAB (2017-2018) com bolsa Capes do Programa de Estágio Sênior no Exterior/ Processo nº 88881.120875/2016-01.
. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008).
. Realizou Doutorado Sandwich pela Capes na Universidad Autónoma de Barcelona (10/2005 a 03/2006).
. Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003).
. Pós-Graduado em Comunicação Comunitária e Pastoral pelo Consórcio Unisinos/Conselho Episcopal Latino-Americano - Celam (1998).
. Graduado em Comunicação Social - hab. Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (1997).
. Coordenador do LAPECCOS- Laboratório de Pesquisa e Estudos em Comunicação Comunitária e Saúde Coletiva (UFRN).
. Líder do Grupo de Pesquisa PRAGMA (Propesq-UFRN/CNPq), 2018-atual.
. Integra ações de pesquisa em rede com os seguintes grupos de pesquisa: LAIS (HUOL-UFRN);ProcessoCom do PPGCom da Unisinos; GESC3, do PPGCOM da ECA-USP; Migracom, da UAB-Espanha; Grafo, da UAB-Espanha; Lecc, do PPGCOM da UFRJ; Laccops, do PPGMC da UFF.
. Coordenou até fevereiro de 2009 o projeto de Extensão em jornalismo comunitário Jornal do Paraíso, ganhador do prêmio ExpocomSul 2008, categoria Jornalismo, modalidade Processo.
. Coordenou o projeto Oficinas de Vídeo-Participação no Jardim Paraíso, aprovado no Edital de Apoio às Artes 2008, da Fundação Cultural de Joinville.
. Coordenou até fevereiro de 2009 o Núcleo de Estudos em Comunicação (Necom) do IELUSC e foi editor da Revista Rastros (Qualis B4 Nacional).
. Conferencista e assessor convidado dos encontros nacionais do Conselho Nacional de Comunicação da IECLB (2003-2006).
. Membro do Conselho Editorial da Revista Novolhar, da Editora Sinodal (2003-2005).
. Palestrante e assessor em eventos de comunicação dos Regionais Nordeste II, Sul III e Sul IV, da CNBB (1997-2005).
. Assessor de Comunicação Social da Arquidiocese da Paraíba (1996-2000).
. Editor do Jornal Caminhando Juntos da Arquidiocese da Paraíba (1996-2000).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Comunicação Comunitária e Cidadã; Teoria da Comunicação; Mídias e Saúde Coletiva; Comunicação e Saúde coletiva; Publicidade, Propaganda e Cidadania; Consumo e Cidadania; Mídias digitais, consumo e apropriações locais; Usos sociais das tecnologias da informação e da comunicação; Processos comunicacionais em projetos de Inclusão digital; Telecentros comunitários; Mídias comunitárias, alternativas e populares.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9310055597414010

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Campus Central da UFRN, Edifício do Labcom, Departamento de Comunicação Social.

Site: https://lapeccos.wordpress.com/
Sala
não informado
Telefone/Ramal
3561
Endereço eletrônico
juciano.lacerda@gmail.com