DDCA/CCET

DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA E CIENCIAS ATUARIAIS

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

    Últimas Notícias

19/03/2020 FUNCIONAMENTO DO DDCA DURANTE SUSPENSÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS

Apresentação do Departamento

O Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA), que integra o Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), foi criado em 2013 por meio da Resolução 05/2013 – CONSUNI, por desmembramento do Departamento de Estatística (DEST), com a relotação de 10 (dez) docentes.


O DDCA é responsável pelo curso de graduação em Ciências Atuariais, criado em 2009 com recursos do Reuni, funcionando no período noturno, com entrada anual de 40 (quarenta) alunos via Sisu. O DDCA também contribui com outros cursos de graduação da UFRN (Arquitetura, Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Estatística, Biblioteconomia, Gestão de Políticas Públicas e Turismo), com disciplinas introdutórias de demografia, métodos quantitativos e estatística aplicada.

 

No âmbito da Pós-Graduação, o DDCA dá suporte ao curso de Pós-Graduação stricto sensu em nível de mestrado e doutorado. O Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDEM) foi aprovado pela Capes em 2010 com primeira turma de mestrado iniciada em 2011 e obteve conceito 4 na sua primeira avaliação pela Capes em 2017. Em 2018 a proposta de criação do nível de doutorado foi aprovada pela Capes, com a primeira turma de ingressantes nesse nível em 2019.

 

Todos os docentes efetivos do DDCA são doutores, sendo quatro pesquisadores produtividade em pesquisa no CNPq. O Departamento hospeda o Grupo de Estudos Demográficos (GED) e três laboratórios de pesquisa: 

 

LEPP - Laboratório de Estimativas e Projeções Populacionais

LEMoN - Laboratório de Estudos de Mobilidade Populacional Nordestina

CIS - Projeto Capacitação em Indicadores Sociodemográficos


Nas atividades de divulgação científica, o DDCA conta com o Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica (ONAS) onde são divulgadas análises regionalizadas para compressão dos aspectos sociiodemográficos e socioeconômicos, particularmente, diante do contexto da pandemia da Covid-19. Outra ação vinculada à popularização da ciência é o podcast Rasgaí (anchor.fm/rasgai), criado no final de 2020 para divulgar pesquisas e conhecimento científico relacionados aos temas de estudos de população e demografia.
Chefia do Departamento:
RICARDO OJIMA
MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE
Telefone(s):
3342.2241/400
Endereço Alternativo:
http://www.demografiaufrn.net/

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa19-producao.info.ufrn.br.sigaa19-producao v4.2.17