DHC

CERES - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

    Últimas Notícias

Nenhum conteúdo disponível até o momento

Apresentação do Departamento

O ensino superior no Campus de Caicó iniciou-se com o Núcleo Avançado de Caicó (NAC), criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte através da Resolução nº. 83/73 de 04 de outubro de 1973 – CONSUNI, objetivando oferecer na região as disciplinas do 1º ciclo da Área Humanística, para Cursos de Licenciatura e, sob a coordenação do CRUTAC (Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitário), promover Cursos de extensão universitária nas áreas de Economia, Agropecuária, Administração, Engenharia, Enfermagem, Contabilidade, Odontologia e Medicina, entre outras.     

Em 1975, o NAC passou a oferecer apenas os Cursos de Estudos Sociais, Administração, Letras e Pedagogia. Os alunos aprovados nos Cursos de Geografia e História foram integrados ao Curso de Estudos Sociais. A partir de 13 de julho de1977, de acordo com a Resolução nº. 86/77 – CONSEPE, foram autorizados a reingressarem nos Cursos de História e Geografia (Licenciatura Plena) os alunos que tinham concluído o Curso de Estudos Sociais (Curta Duração) da UFRN.

No segundo semestre de 1988, após a reforma curricular visando unificar as duas modalidades do Curso (licenciatura e bacharelado) em troncos de disciplinas comuns, o Curso de História passou a formar profissionais aptos a atuarem nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Os pressupostos que norteiam o Curso de História, desde esta última reforma, têm como meta formar profissionais capazes de perceberem-se como seres sociais, agentes do processo histórico e, como tal, elementos conscientes da necessidade de assumirem o processo de transformação da sociedade. Pensando assim, devem agir no sentido de orientarem sua prática profissional para a melhoria do conjunto sócio-histórico, em condições de contribuir com a integração ensino e pesquisa, qualquer que seja o grau em que atuem.

Atualmente, o Curso de História do CERES – Campus de Caicó funciona com duas modalidades. As habilitações correntes são: Licenciatura, em vigência desde 2006, cujo Projeto Político Pedagógico foi aprovado pela Resolução nº. 082/2005 – CONSEPE, de 20 de dezembro de 2005, e o Bacharelado instituído em 2009.1, cujo Projeto Político foi aprovado pela Resolução nº. 064/2008 – CONSEPE, de 27 de maio de 2008.

O Curso de Bacharelado em História está estruturado conforme o parecer CNE/CES 492/2001 que apresenta as Diretrizes Curriculares para os cursos de História. Sua integralização deverá ocorrer no prazo mínimo de três anos (6 semestres), prazo médio de quatro anos (8 semestres) e prazo máximo de sete anos letivos (14 semestres) com carga horária mínima de 2.490 horas, assim distribuídas, 1800 horas de disciplinas obrigatórias, 360 de optativas, 210 de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e 120 de Atividades Complementares.

O curso de História Licenciatura é integralizado com no mínimo 2.850 horas/aula, sendo 1980 horas em créditos obrigatórios, 270 horas em disciplinas optativas, 400 horas em Estágios Supervisionados e mais 200 horas de atividades acadêmicas cientificas e culturais. A integralização desta carga horária deve ser efetivada num prazo mínimo de 07 semestres e máximos de 13 semestres letivos.

Chefia do Departamento:
ABRAHAO SANDERSON NUNES FERNANDES DA SILVA
EVANDRO DOS SANTOS
Telefone(s):
Não informado
Endereço Alternativo:
Não informado

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.45.5_sync