Projetos de Pesquisa


: Visualizar Detalhes do Projeto de Pesquisa
AGOSTINHO JORGE DE LIMA
2022, Música de rabeca na atualidade: a consolidação de um campo sociomusical
2020, Saberes e fazeres musicais de mestres e mestras no Rio Grande do Norte
2018, Saberes e práticas musicais de grupos tradicionais da região metropolitana de Natal
2017, Práticas musicais na região metropolitana de Natal
2014, A música dos jovens rabequeiros do Rio Grande do Norte
2013, A prática musical dos jovens rabequeiros de Natal
2012, Rabequeiros do Rio Grande do Norte
2002, Incorporação e reinvenção da tradição musical nordestina 8211 A música urbana nordestina na perspectiva pós-manguebeat.
ALEXANDRE BEZERRA VIANA
2012, Estúdios de Gravação Musical em Natal-RN (finalização)
2010, PROFISSIONAIS DE ESTÚDIOS DE GRAVAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO.
2010, Estúdios de Gravação Musical em Natal-RN
2009, PROFISSIONAIS DE ESTÚDIOS DE GRAVAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO.
2007, Sistema Informatizado de Apoio ao Ensino de Piano
2005, Sons de piano: acústico / sampleado
2005, Sistema Informatizado de Apoio ao Ensino de Piano
2001, Sistema Informatizado de Apoio ao Ensino de Piano
ALEXANDRE DOS SANTOS
2021, Duos brasileiros para instrumentos de sopro da família das madeiras
ALEXANDRE JOHNSON DOS ANJOS
2009, A Inúbia dos Cabocolinhos
ALEXANDRE RECHE E SILVA
2017, Elaboração de uma base de conhecimento online em Composição Musical
2013, Orquestra Neural: Composição musical baseada em ativação de populações de neurônios do córtex sensorial primário
2013, J-Syncker: Desenvolvimento de um Aplicativo para Geração de Material Pré-Composicional baseado em uma Interpretação Computacional do "Sistema Schillinger de Composição Musical"
2011, Composição musical baseada em ativação de populações de neurônios do córtex sensorial primário
2011, Orquestra Neural: Composição musical baseada em ativação de populações de neurônios do córtex sensorial primário
2011, J-Syncker: Elaboração de um Aplicativo para Geração de Material Pré-Composicional baseado em uma Interpretação Computacional do "Sistema Schillinger de Composição Musical"
2010, "Elaboração de um Ambiente Virtual para Geração de Material Pré-Composicional baseado em uma Interpretação Computacional do 'Sistema Schillinger de Composição Musical'"
ALEXANDRE VIRGINELLI MAIORINO
2023, Projeto JUREMA: Criação de Inteligência Artificial para o auxílio de pessoas com deficiência visual na Produção Musical
2021, Estudo psicoacústico de fatores acústicos e eletroacústicos que influenciam a prática e apreciação musical
2019, Estudo psicoacústico de fatores acústicos e eletroacústicos que influenciam a prática e apreciação musical
ALVARO ALBERTO DE PAIVA BARROS
2012, A prática do Choro nas décadas de 70 e 80 em Natal/RN
AMANDY BANDEIRA DE ARAUJO
2022, O ensino do clarinete: registro, pesquisa e desenvolvimento de metodologias de ensino e aprendizagem.
2021, A prática de manufaturação e ajustes de palhetas para clarinete no Brasil
2017, O ensino do clarinete: registro, pesquisa e desenvolvimento de metodologias de ensino e aprendizagem.
AMÉLIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
2018, Delimitando os contornos do Teatro Musical
2017, Motivação no Teatro Musical: um estudo sobre engajamento em um projeto de extensão da Escola de Música da UFRN
2017, Processo colaborativo na Companhia Livre de Teatro Musical da UFRN: investigando criatividade, autonomia e autorrealização na prática artística
2013, Metodologias educacionais para a criação de musicais em múltiplos contextos
ANDERSON DE OLIVEIRA PESSOA
2019, O Jazz Potiguar: Obras e autores da cena atual
ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
2019, Projeto Maestro: construção tecnológica para o ensino e construção performativa da regência para alunos cegos
2017, Escola de Música de Macaíba: teoria versus prática musical aplicada em seu cotidiano
2009, Aspectos da gesticulação como principal ferramenta expressiva do regente: diferenças entre a regência coral e instrumental
2008, Aspectos da gesticulação como principal ferramenta expressiva do regente: diferenças entre a regência coral e instrumental
CAMILA TORRES MEIRELLES
2022, A consciência corporal na prática da viola de arco
2017, O ensino de instrumento e a viola de arco
2012, Arranjos e levantameno de repertório para Quarteto de Violas
2012, Tradução de bibliografia sobre o tema Psicologia da Performance
2010, Arranjos e levantameno de repertório para Quarteto de Violas
2010, Tradução de bibliografia sobre o tema Psicologia da Performance
CAROLINA CHAVES GOMES
2018, Educação Musical para bebês: metodologias e perspectivas contemporâneas
2014, O uso de abordagens metodológicas de Willems e Orff na iniciação musical ao piano
2014, Educação Musical e Educação Infantil: formação de professores
CASSIANO DE ALMEIDA BARROS
2023, Estudo das teorias e poéticas musicais lusitanas e brasileiras dos séculos XVI, XVII e XVIII
CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
2017, LAPERME/UFRN - Laboratório de Performance Musical Mediada com Suporte Tecnológico
2013, Modelos de Processos Criativos em Performance Musical mediados por Suporte Tecnológico
2010, Hypercussionista: uma postura interpretativa
CLEOBALDO DE OLIVEIRA CHIANCA
2007, Educação Musical, Políticas Públicas e Financiamento das Artes.
2006, Estudo comparativo entre obras de Villa-Lobos e Stravinsky
DANILO CESAR GUANAIS DE OLIVEIRA
2010, A incorporação de elementos da música contemporânea em espetáculos populares: uma proposta de composição.
2007, A CRIANÇA E A MÚSICA: AS IMPLICAÇÕES DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E EMOTIVO INFANTIL ENTRE ZERO E DOIS ANOS
2007, As Melodias e as loas do Boi-de-Reis de Mestre Antônio da Ladeira – Santa Cruz (RN)
2006, Não Informado
2006, A CRIANÇA E A MÚSICA: AS IMPLICAÇÕES DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E EMOTIVO INFANTIL ENTRE ZERO E DOIS ANOS
2005, Zambê, caboclinhos e batuque de índios: Influência de ritmos afrodescendentes e ameríndios na formação do folclore musical norte-rio-grandense.
DURVAL DA NOBREGA CESETTI
2018, Pesquisa, catalogação, edição e divulgação de obras brasileiras para piano do século XX
2017, As obras do compositor polonês Karol Szymanowski: uma exploração estético-historiográfica e sua influência na interpretação de peças para piano dos Séculos XX e XXI
2013, As obras para piano do compositor polonês Karol Szymanowski: uma exploração estético-historiográfica de um repertório pouco conhecido
2012, Escola de Música de Macaíba: Um Estudo de Caso
2010, As obras para piano do compositor polonês Karol Szymanowski: uma exploração estético-historiográfica de um repertório pouco conhecido
ELKE BEATRIZ RIEDEL
2010, Formas de inserção de pessoas portadoras de deficiência no processo de ensino-aprendizagem do canto lírico
EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
2017, O ensino do violão brasileiro popular no contexto acadêmico: sistematização e processos de ensino/aprendizagem.
2013, O ensino do violão popular instrumental Brasilerio no curso técnico da EMUFRN: estratégias de ensino-aprendizagem.
2013, A influência das Manifestações Folclóricas Nordestinas no processo criativo do interprete/violonista da obra Rememorias op.79 do Compositor Marlos Nobre (1939).
2013, A influência das Manifestações Folclóricas Nordestinas no processo criativo do violonista da obra Rememorias op.79 do Compositor Marlos Nobre (1939).
2012, O ensino do violão popular instrumental Brasilerio no curso técnico da EMUFRN: estratégias de ensino-aprendizagem.
2010, A execução escalar de frases jazzísticas ao violão.
2010, O ensino do violão popular instrumental Brasilerio no curso técnico da EMUFRN: estratégias de ensino-aprendizagem.
FABIO SOREN PRESGRAVE
2024, Projeto Aldo Parisot
2018, O VIOLONCELO NOS SÉCULOS XX E XXI - FASE DOIS
2017, O VIOLONCELO NOS SÉCULOS XX E XXI
2014, O VIOLONCELO NOS DIAS ATUAIS
2012, A cultura do Violoncelo e o Curso Técnico da UFRN
2012, Thomaz Babini e a Escola de Violoncelos no Rio Grande do Norte
2010, Iniciaçao coletiva aos instrumentos de cordas
2010, A cultura do Violoncelo
2009, Iniciaçao coletiva aos instrumentos de cordas
FERNANDO DIEGO RODRIGUES DOS SANTOS
2021, Processos de adaptação da tradição oral à escrita e inserção da música brasileira popular na literatura e ensino de eufônio e tuba.
FERNANDO EMBOABA DE CAMARGO
2023, A disciplina de Percepção Musical na contemporaneidade
2022, Novas perspectivas para a disciplina de percepção musical no ensino superior
FLAVIO GABRIEL PARRO DA SILVA
2021, Trompete – Metodologia de ensino em quatro estagios de desenvolvimento do trompetista solista.
GABRIEL GAGLIANO PINTO ALBERTO
2017, Sensoriamento Visual e Música: novos recursos para o ensino de regência para cegos
GERMANNA FRANCA DA CUNHA
2017, A percussão e sua música: um levantamento de obras de compositores atuantes na região nordeste.
2013, A Música para Metais e/ou Percussão:Um Levantamento de Obras e Compositores na Região Nordeste
2010, O RITMO QUE ARRASTA AS MASSAS: CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO PRÁTICO-INTERPRETATIVO DOS CAIXISTAS DE FREVO DO CARNAVAL DE RUA.
GILVANDO PEREIRA DA SILVA
2021, Composições para o Potibones
HEATHER DEA JENNINGS
2019, Laboratório de Música e Som (LaMuSom)
2018, Grupo de Estudos de Música Antiga
2016, Grupo de Estudos de Música Antiga
2014, Laboratório de Música e Som
JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
2019, Musicking, lugares públicos e (des)engajamento moral: a perspectiva de estudantes em situação de estudo nas áreas comuns da EMUFRN
2018, Estudos sobre música e contexto em Natal-RN
2016, Processos e dimensões da formação em musical na relação entre música e contexto
2013, Processos e dimensões da formação em música: analisando a relação entre música e contexto na formação musical
2011, Criação de recursos didático-musicais a partir da manipulação de materiais culturais lúdicos
2010, Criação de recursos didático-musicais a partir da manipulação de materiais culturais lúdicos
2008, Criação de recursos didático-musicais a partir da manipulação de materiais culturais lúdicos
JOANA CUNHA DE HOLANDA
2023, A Performance do Piano no RN: espaços, práticas pedagógicas e apresentações musicais em contexto.
2021, Práticas Interpretativas na Música com Piano de Compositores Latino-Americanos. – 2ª Fase
2021, Práticas Interpretativas na Música com Piano de Compositores Latino-Americanos. – 2ª Fase
2018, Práticas Interpretativas na Música para Piano de Compositores Latino- Americanos.
JOAO RAONE TAVARES DA SILVA
2009, Adolfina Távora: Uma Pedagoga do Violão
JULIO CESAR DE MELO COLABARDINI
2022, Educação Musical na Cultura Digital: abordagens, possibilidades, limites e potencialidades para a docência em música
2019, Ensino e aprendizagem de música online e semipresencial: planejamento, organização, metodologias e oferta de cursos
LEANDRO DE MAGALHAES GAZINEO
2013, Madrigal da UFRN, 47 anos de História, Memória e Arquivo.
LEONARDO VILACA SALDANHA
2013, A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE MÚSICA POPULAR NA EMUFRN
2012, FREVO – TRANSFORMAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO E MASSIFICAÇÃO
2012, Elaboração de material didático para o Curso Básico de Piano Popular. II - Preparatório ao Curso Técnico
2012, Elaboração de material didático para o Curso Básico de Piano Popular. I - Iniciação ao Piano.
2010, FREVO – TRANSFORMAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO E MASSIFICAÇÃO
2010, Elaboração de material didático para o Curso Básico de Piano Popular. II - Preparatório ao Curso Técnico
2010, Elaboração de material didático para o Curso Básico de Piano Popular. I - Iniciação ao Piano.
LOURENCO DE NARDIN BUDO
2021, Implicações Didáticas das Práticas Performáticas Contemporâneas na Produção de Som do Violino: estudo contextualizado e novas possibilidades da prática de técnicas de produção de som específicas do instrumento
2021, Implicações Didáticas das Práticas Performáticas Contemporâneas na Produção de Som do Violino: estudo contextualizado e novas possibilidades da prática de técnicas de produção de som específicas do instrumento
MARCUS ANDRE VARELA VASCONCELOS
2013, Propriedades opositivas: antonímia como fundamento para a análise e a composição musical.
2007, Sonata para piano: caminhos expressivos
MARIA CLARA DE ALMEIDA GONZAGA
2013, Aspectos da produção artística e executiva de apresentações tradicionais de piano no Brasil
2013, Aspectos da produção artística e executiva de apresentações tradicionais de piano no Brasil
MARIA NAZARÉ ROCHA DE ALMEIDA
2016, O ARTISTA-MÚSICO E O CORPO-SUJEITO: descrevendo elementos da relação performance e subjetividade
2014, Laboratório de corpo e voz
2012, Laboratório para o desenvolvimento vocal do cantor lírico a partir da relação corpo-voz-emoção
MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
2022, Diferenças e interseccionalidade na formação e atuação em música: um estudo na EMUFRN
NAIR APARECIDA RODRIGUES PIRES
2023, SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE MÚSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE NATAL (RN)
2023, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA DE EGRESSOS DA LICENCIATURA EM MÚSICA DA UFRN
NAN QI
2021, Pedagogia do Piano e do Acordeom
2019, Desenvolvimento sociocultural e intercultural em um coral infantil
NATHALIA DOMINGOS
2021, O ensino e a prática da flauta doce: mapeamento das publicações brasileiras da área da música
NORMANDO CARNEIRO DA SILVA
2001, Métodos Pedagógicos Musicais Utilizados para a formação e manutenção de Bandas Portuguesas
POLLYANNA GUIMARAES DA SILVA DE MORAIS
2020, Por uma formalização do estudo acadêmico do Canto Brasileiro Popular
RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
2021, A performance na trompa de repertórios dos Séculos XX e XXI
2019, O uso da velocidade do ar na emissão do som na trompa
2016, O ensino de instrumento e a Música Brasileira Popular
RANILSON BEZERRA DE FARIAS
2022, A Música para Metais e Percussão Produzida por Compositores da Região Nordeste Tendo como Ênfase Obras Escritas para o Trompete.
2017, A Música para Metais e Percussão Produzida por Compositores da Região Nordeste Tendo como Ênfase Obras Escritas para o Trompete.
2010, José Siqueira e Sua Obra Para o Trompete:Uma Abordagem Técnica e Interpretativa.
RAQUEL CARMONA TORRES FELIX
2013, Pronatec Bolsa Formação: uma experiência de qualificação profissional em música
2013, Curso Técnico de Instrumento da Escola de Música da UFRN: atuação profissional dos egressos
2010, FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MÚSICA: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA CURRICULAR E O MERCADO DE TRABALHO.
2010, Teoria Musical: um estudo diagnóstico da organização curricular na formação musical básica
2010, FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO EM MÚSICA: um estudo sobre a relação do currículo com as experiências e expectativas dos alunos no mundo do trabalho.
RICARDO ALEXANDRE DE FREITAS LIMA
2022, Voz e sentido: aspectos indiciais e semânticos no canto popular.
RICARDO MIGUEL KOLODIUK SMOLINSKI
2010, ORQUESTRA SINFÔNICA DO RIO GRANDE DO NORTE: Resgate de um movimento multicultural e multidimensional
ROGERIO LOURENCO DOS SANTOS
2012, Como estudar? observação da pratica e do desenvolvimento da técnica pianística
2012, Comparação das praticas interpretativas do início do século XX com o momento atual
RUCKER BEZERRA DE QUEIROZ
2020, O VIOLINO NO SÉCULO XX E XXI
2018, Repertório camerístico brasileiro com ênfase sonatas escritas a partir da década de 1950, suas técnicas e práticas interpretativas.
2014, Repertório camerítico brasileiro com ênfase sonatas escritas a partir da década de 1950, suas técnicas e práticas interpretativas.
TAMAR GENZ GAULKE
2022, Rede de formação docente: um projeto com narrativas pedagógicas e memórias de professores de música da educação básica
2021, MOVIMENTO (AUTO)BIOGRÁFICO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO NORDESTE BRASILEIRO: um mapeamento da literatura acadêmica
2018, Desenvolvimento Profissional de Professores de Música na Escola de Educação Básica
TARCISIO GOMES FILHO
2020, As abordagens técnicas de Isabelle Vengerova e Dorothy Taubman – estratégias de ensino e aprendizagem nos diversos níveis da formação pianística.
2017, O ENSINO PIANO EM GRUPO NA UFRN: TRAJETÓRIA, METODOLOGIA E RESULTADOS.
2016, O Ensino do piano e o desenvolvimento de competências - critérios para a elaboração de um método de trabalho
2013, Análise pedagógica de vinte peças para piano de compositores brasileiros para estudantes em nível intermediário
2012, Adaptação e aplicação dos princípios da técnica pianística de Isabelle Vengerova ao ensino do piano em nível básico e intermediário.
2009, A prática intertextual em peças para piano de Almeida Prado – Elementos de análise para a construção da performance
TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO
2022, As Orquestras Sanfônicas do Estado do Rio Grande do Norte: estrutura, funcionamento, ideias e conceitos no sentido de sua transmissão musical
2020, Lives, canais e perfis: práticas musicais online no contexto da música popular autoral em Natal-RN
2018, A Etnomusicologia no Nordeste Brasileiro: um estudo sobre iniciativas da área em cursos superiores
VALERIA LAZARO DE CARVALHO
2017, O ensino e aprendizagem da música em múltiplos contextos
2013, A Lei 11.769/2008 e o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de música no Rio Grande do Norte
WERNER AGUIAR
2003, Música: poética do sentido
ZILMAR RODRIGUES DE SOUZA
2009, Desenvolvimento de material didático-pedagógico para o ensino do violão para crianças
2008, A BANDA DE MÚSICA DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS DO TEMPLO CENTRAL, NO ALECRIM, EM NATAL-RN.
 
171 Projeto(s) encontrado(s)

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.12.17