DAN/CCHLA

Seminário Internacional Culturas alimentares no combate à fome
24/01/2024 15:37

Seminário Internacional
Culturas alimentares no combate à fome
29/02, 01/03/2024 - UFRN
02/03/2024 - Mercado de Agricultura Familiar - RN

As estratégias de usos e manejos tradicionais dos territórios, a manutenção e a transmissão de saberes e práticas ligados ao meio ambiente por povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais são reflexos das lutas e resistências históricas frente a situações sociais marcadas pela desigualdade e a discriminação.
Neste Seminário Internacional, interessa-nos reunir pesquisadores brasileiros, franceses, italianos e espanhóis que tem reflexões consolidadas na temática, alunos de pós-graduação brasileiros e estrangeiros, lideranças comunitárias e atores de diferentes horizontes com o objetivo de pensar a dimensão social, cultural e política da comida, da alimentação e dos sistemas alimentares dos povos tradicionais e as soluções de enfrentamento à fome. Além disso, serão encorajadas reflexões acerca da importância da transmissão dos saberes que envolvem produção e consumo de alimentos, relações estabelecidas com a terra e os territórios, memória e as diversas dimensões que permeiam a temática da alimentação e o combate à fome.

O Seminário será realizado na UFRN (CCHLA) nos dia 29/02 e 01/03 e no Mercado de Agricultura Familar (CECAFES), no dia 02/03.

Chamada de grupo de trabalho.

Os interessados podem mandar o resumo de suas pesquisas ou experiências para os grupos de Trabalho. Serão aceitos os resumos de pesquisas de pós-graduandos e pós- graduados inscritos no evento.

Para realizar uma apresentação oral no evento, deve escolher um Grupo de Trabalho (GT) e enviar um resumo de até 1500 caracteres (incluindo espaços), acompanhado de título e de 3 a 5 palavras-chave.

GT 1 – Culturas alimentares, povos tradicionais (coordenação: Claudia Moreira - PPGAS/UFRN e Marina Prado Santiago - Antropologia Social - PPGA/UFPB)

GT 2 – Ativismos alimentares e políticas públicas voltadas para SAN (coordenação: Thágila Maria dos Santos de Oliveira/PPGAS UFRN e Rianna de Carvalho Feitosa/PPGAS UFRN)

Receberemos resumos até 08/02/2024

As cartas de aceite dos resumos serão enviadas até 20/02/2024