Projeto Pedagógico do Curso

O Curso de Teatro sintonizado com os campos de referências desta área, na atual conjuntura educacional e cultural brasileira, pretende formar profissionais com domínio dos conhecimentos do fenômeno teatral, de modo a compreender os processos cênicos e seus aspectos pedagógicos. Neste sentido, o curso pretende formar professores de teatro para a educação básica, em experiências de produção de conhecimentos cênicos, teatrais e educacionais, em que se reconheça o fazer artístico como práxis acadêmica.

Estabelecimentos de educação básica

O Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN possibilitará aos seus discentes processos de formação e experiências de ensino-aprendizagem tendo em vista as seguintes competências e habilidades:

-As práticas de construção coletiva do conhecimento, pautadas no respeito às diferenças de pensamento/opinião como atitudes fundamentais à convivência democrática;

-O reconhecimento da escola como lugar de socialização do conhecimento e de articulação de práticas artísticas e culturais;

-A compreensão dos sujeitos de uma ação educativa como sujeitos produtores de cultura, instrumentalizando-os como produtores de valores e significados culturais e investindo no diálogo entre diferentes formas culturais como parte de um amplo processo de troca, que envolve diferentes níveis de percepção da realidade cotidiana, da mais local e imediata a mais ampla e aparentemente distante.

-A sistematização de experiências como parte do domínio pedagógico, explicitando meios e fins para uma prática educativa;

-As vivências e experimentações investigativas como percurso de acesso à pesquisa que renova e motiva o ensino de teatro;

-A produção de realidades sociais profícuas em sala-de-aula;

-A relevância dada à formação continuada como parte de um processo permanente de produção e atualização do conhecimento;

-A busca pela reflexão criteriosa sobre a prática pedagógica como mecanismo de avaliação;

-A compreensão do espetáculo como composto social, construto cultural, fenômeno de grupo, de etnia, de classe, de contexto, voz simbólica de indivíduos e de suas subjetividades em coletividades;

-O domínio do corpo como matriz de subjetividades e principal possibilidade poética, expressiva e técnica da arte da cena;

-A vivência da arte cênica em sua dimensão mais individual na direção do coletivo;

-O acatamento da multiculturalidade e da diversidade do fenômeno espetacular, suas mais significativas formas tradicionais, suas origens primitivas e suas variações na contemporaneidade como parte integrante da arte cênica;

-O entendimento da linguagem teatral, suas especificidades e desdobramentos, inclusive conceitos e métodos fundamentais à reflexão crítica dos seus diferentes elementos;

-A vivência de coordenação e condução de processos educacionais de conhecimento teórico e prático da linguagem teatral, no exercício do ensino de teatro, tanto no âmbito formal como em vivências não formais desse ensino;

-A capacidade de auto-aprendizado contínuo, exercitando procedimentos de investigação, análise e crítica dos diversos elementos e processos da arte teatral;

-A percepção na história do teatro de múltiplas e diversificadas formas de manifestação desse conhecimento nas diversas sociedades e períodos, apreendendo suas especificidades de acordo com as realidades conjunturais e tecnológicas;

-O conhecimento da arte do ator, exercitando sua contemporaneidade e compreendendo as especificidades (continuidades e rupturas) dessa arte no desenvolvimento de técnicas e poéticas no percurso histórico do teatro;

-O conhecimento da encenação e da produção de espetáculos teatrais, bem como suas tecnologias e seus desdobramentos estético-político-filosóficos nos diversos contextos socioculturais onde podem ocorrer;

-O conhecimento da dramaturgia, da literatura dramática e das teorias teatrais, bem como de suas semiologias e estudos culturais;

-O conhecimento da cenografia e construção de elementos cênicos, bem como a arquitetura e as tecnologias da arte teatral e do espetáculo;

-O domínio dos códigos e convenções próprios à linguagem do teatro na realização de práticas poéticas e pedagógicas dessa arte;

-O domínio das técnicas de trabalho corporal e da compreensão da epistemologia do corpo, de modo integrado, de maneira que este seja resultado de processos históricos e sociais, acatado como fenômeno da subjetividade e da formação complexa de cada sujeito, responsável pela presentificação do sujeito no mundo e do fenômeno teatral no espaço/tempo;

-A compreensão da preparação do ator, da construção de personagens e da criação de papéis, bem como as práticas pré-expressivas e a improvisação teatral como instrumental prático para o teatro;

-O domínio e o conhecimento da voz, sua constituição fisiológica e cultural, bem como suas expressividades para o uso/aplicação no teatro;

-O domínio do movimento e do corpo em estado de equilíbrio e equilíbrio instável, parte essencial para construção da ação teatral e a exploração do espaço/tempo como dimensão criativa e pedagógica;

-A compreensão do uso do espaço/tempo na composição teatral;

-O conhecimento dos princípios gerais de Educação e dos principais Processos Pedagógicos referentes à Aprendizagem e ao desenvolvimento de sujeitos sociais críticos, éticos, criativos e colaborativos, como subsídios para o trabalho das artes cênicas pelo viés do desenvolvimento educacional aplicado em manifestações específicas;

-A compreensão da realidade e das diversas formas de materialização da linguagem humana, como objeto referente à compreensão do teatro e de suas possibilidades pedagógicas;

-O desenvolvimento do senso de cidadania e inclusão social;

-O desenvolvimento da conscientização do papel social transformador do discente, do docente formando e do licenciado futuro;

-A experimentação sensível e colaborativa dos envolvidos nos processos de apreensão e construção de conhecimentos teatrais, para a compreensão das diferentes realidades sociais e históricas nas quais um docente atua.

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