A missão do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó é formar engenheiros com sólida formação científica, tecnológica e profissional, capazes de identificar, formular e solucionar problemas relacionados às atividades de projetar, operacionalizar e gerenciar o trabalho e os sistemas produtivos de bens e serviços, considerando elementos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, e que atenda às demandas da sociedade.
Além da formação padrão de um curso de Engenharia de Produção, o curso forma um profissional direcionado para atuar no desenvolvimento econômico regional, sob os princípios da sustentabilidade, principalmente na gestão e operações nas áreas de energias renováveis, mineração, agroindústria e prestação serviços públicos e privados.
Desta forma, o curso atenderá o Art. 3º da Resolução 02/2019-CNE/CES, que trata das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em engenharias fazendo com que o egresso do curso tenha, entre outras, as características de I - Ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica; II - Estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora; III - ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia; IV - Adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática; V - Considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho; VI - Atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.
Com o objetivo de buscar desenvolver as competências e habilidades orientadas pelas diretrizes curriculares para as engenharias, o curso implementará atividades interdisciplinares que estimulem a integração de conhecimentos e articulação de competências.
As competências e habilidades a serem desenvolvidas no aluno do curso de Engenharia de Produção da FELCS estão perfiladas com as diretrizes curriculares nacionais para as engenharias (DCN 02/2019) e alinhadas com a aquelas defendidas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), ou seja, busca formar engenheiro de produção de visão sistêmica, capaz de se adaptar às mudanças nos contextos sociais, econômicos e tecnológicos que a sociedade atravessa e, mais do que isso, seja capaz de conduzir as mudanças desejadas, observando e atuando para minimizar as necessidades e explorar as potencialidades locais e regionais.
Desta forma, o engenheiro de produção egresso do curso deverá ser capaz de:
I - Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto sendo (a) capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos; para (b) formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;
II - Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação sendo capaz de (a) modelar os fenômenos, os sistemas físicos e químicos, utilizando as ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação, entre outras; (b) de prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos; (c) conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo; (d) verificar e validar os modelos por meio de técnicas adequadas;
III - conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos sendo capaz de (a) conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas; (b) projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de Engenharia; (c) aplicar conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia;
IV - Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia sendo capaz de (a) aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a implantação das soluções de Engenharia; (b) estar apto a gerir, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos, no que diz respeito aos materiais e à informação; (c) desenvolver sensibilidade global nas organizações; (d) projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas; (e) realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental;
V - Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica sendo capaz de expressar-se adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente do Português, inclusive por meio do uso consistente das tecnologias digitais de informação e comunicação;
VI - Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares sendo capaz de (a) interagir com as diferentes culturas, mediante o trabalho em equipes presenciais ou a distância, de modo que facilite a construção coletiva; (b) atuar, de forma colaborativa, ética e profissional em equipes multidisciplinares, tanto localmente quanto em rede; (c) gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo as estratégias e construindo o consenso nos grupos; (d) reconhecer e conviver com as diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em todos os contextos em que atua (globais/locais); (e) preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de finanças, de pessoal e de mercado;
VII - conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão sendo capaz de (a) compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de Engenharia na sociedade e no meio ambiente; (b) atuar sempre respeitando a legislação, e com ética em todas as atividades, zelando para que isto ocorra também no contexto em que estiver atuando; e
VIII - aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação sendo capaz de (a) assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua, à produção de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias. (b) aprender a aprender.
Estas competências e habilidades serão trabalhadas com foco nas potencialidades regionais e desta forma o egresso do curso estará apto a desenvolver suas atividades na industrial têxtil, indústria de extração mineral, na indústria de de produtos alimentícios regionais, no comércio e gestão pública, dentre outras.
A proposta de interdisciplinaridade do Curso de Engenharia de Produção UFRN/FELCS tem sua execução determinada a partir de projetos interdisciplinares, envolvendo todas as disciplinas dos períodos cursados, e coordenados por professores-líderes, que idealizarão e proporão semestralmente projetos inovadores, dinâmicos, e dentro das possibilidades com viés extensionista, sendo auxiliados pelos demais professores do respectivo período.
Os projetos visam desenvolver as habilidades e competências instituídas nas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Engenharia pela Resolução n° 02, de 24 de abril de 2019, em articulação com a percepção e discussão de solução de problemas regionais e organizados considerando o perfil do agrupamento dos componentes curriculares nos respectivos períodos:
Quadro 08 – Competências na estruturação dos Projetos Interdisciplinares
NÍVEL |
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS |
DISCIPLINA (DOCENTE-LÍDER) |
1º |
II - Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação. VII - conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. |
CSH0517 Introdução a Engenharia de Produção |
2º |
V - Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica. II - Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação. |
CSH0520 Metodologia do Trabalho Científico |
3º |
VI - Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares. VIII - aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação. |
CSH0522 Gestão Estratégica |
4º |
II - Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação. III - Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos. |
CSH0529 Gestão Ambiental e Sustentabilidade |
5º |
I - Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto. VI - Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares. |
CSH0538 Engenharia da Qualidade |
6º |
III - Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos. V - Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica. |
CSH0542 Gestão de projetos |
7º |
IV - Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia. VIII - aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação. |
CSH0546 Engenharia de Operações III |
8º |
I - Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto. III - Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos. |
CSH0552 Projeto de Empreendimentos |
9° |
IV - Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia. VII - conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. |
CSH0555 Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso. |
Fonte: Elaborado pela Comissão de Revisão do Projeto Pedagógico (2020)
A partir da execução dos projetos interdisciplinares, objetiva-se não só formulação de um saber crítico-reflexivo em um processo de ensino-aprendizado dinâmico e orgânico, de forma a superar as consequências da fragmentação das disciplinas, como também garantir a construção de um conhecimento globalizante. Assim, os projetos interdisciplinares devem oferecer não só uma nova postura diante do conhecimento, como também uma mudança de atitude que permita o egresso atuar como um profissional integral, competente, sistémico e eficaz.
A matriz curricular do curso de Engenharia de Produção da FELCS está organizada em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Bacharelado em Engenharia, Resolução CNE/CES nº 02, de 24 de abril de 2019, e Parecer CNE 948/2019 que altera a referida resolução.
No âmbito da UFRN, este PPC observa e atende a Resolução nº 037/2019-CONSEPE que trata de alterações no Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN; a Resolução nº 038/2019-CONSEPE, que regulamenta a inserção curricular das ações de extensão universitária nos cursos de Graduação da UFRN e a Resolução nº 026/2019-CONSUNI, que institui a Politica de Inclusão e Acessibilidade e a Resolução nº 027/2019-CONSUNI que regulamenta a Rede de Apoio à Politica de Inclusão e Acessibilidade e a Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade da UFRN.
O curso desenvolverá, a cada semestre, projetos de trabalhos interdisciplinares com o objetivo de desenvolver as habilidades e competências elencadas nas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enganharia por meio de metodologia de aprendizagem ativa e com viés extensionista que atendam as perspectivas da realidade regional. Durante a realização do projeto interdisciplinar será realizado o planejamento por período do curso e neste momento será definido as necessidades de visitas técnicas, atividades de voluntariado, construção de protótipos etc.
O curso de Engenharia de Produção abarca conteúdos básicos, específicos e profissionais diretamente relacionados às competências que se almeja desenvolver nos discentes do curso.
Segundo a Resolução CNE/CES nº 02/2019, os cursos de bacharelado em engenharia devem contemplar os seguintes conteúdos básicos: Administração e Economia; Algoritmos e Programação; Ciência dos Materiais; Ciências do Ambiente; Eletricidade; Estatística. Expressão Gráfica; Fenômenos de Transporte; Física; Informática; Matemática; Mecânica dos Sólidos; Metodologia Científica e Tecnológica; Química e Desenho Universal.
Este conjunto de saberes tem por objetivo a formação geral do engenheiro e na presente estrutura curricular, os conteúdos básicos estão contemplados nos componentes curriculares obrigatórios que perfazem uma carga total de 1.200 horas, correspondendo a 33,3% da carga horária total do curso. O quadro a seguir apresenta esse conjunto de componentes de conteúdos básicos de Engenharia e as respectivas competências e habilidades (expostas no item 7.2.1) que se pretende desenvolver nos discentes com cada um dos componentes.
Quadro 09. Componentes Curriculares de Conteúdos Básicos.
CÓDIGOS |
NOMES DOS COMPONENTES CURRICULARES DE CONTEÚDOS BÁSICOS |
CARGAS HORÁRIAS |
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
|||||||
I |
II |
III |
IV |
V |
VI |
VII |
VIII |
|||
CSH0525 |
Álgebra Linear |
60 |
x |
x |
|
x |
|
|
|
|
CSH0518 |
Cálculo I |
60 |
x |
x |
|
x |
|
|
|
|
CSH0521 |
Cálculo II |
60 |
x |
x |
|
x |
|
|
|
|
CSH0587 |
Ciência dos Materiais |
60 |
x |
x |
|
x |
|
|
|
|
CSH0526 |
Economia |
60 |
x |
|
x |
x |
|
|
X |
|
CSH0593 |
Eletricidade e Magnetismo |
60 |
x |
x |
|
x |
|
|
|
|
CSH0591 |
Estatística Básica |
60 |
x |
x |
x |
x |
|
|
|
x |
CSH0519 |
Expressão Gráfica |
60 |
x |
|
|
x |
x |
|
|
x |
CSH0588 |
Física Básica |
60 |
x |
x |
|
x |
|
|
|
x |
CSH0529 |
Gestão Ambiental e Sustentabilidade |
60 |
x |
x |
x |
x |
|
|
X |
x |
CSH0522 |
Gestão Estratégica |
60 |
x |
|
x |
x |
|
x |
|
|
CSH0523 |
Lógica e Construção de Algoritmo |
60 |
x |
|
x |
x |
|
|
|
x |
CSH0590 |
Mecânica Clássica |
60 |
x |
x |
|
x |
|
|
|
|
CSH0594 |
Mecânica dos Fluídos |
60 |
x |
x |
|
x |
|
|
|
|
CSH0535 |
Mecânica dos Sólidos |
60 |
x |
x |
|
x |
|
|
|
|
CSH0520 |
Metodologia do Trabalho Científico |
60 |
|
x |
|
|
x |
|
|
x |
CSH0589 |
Química Básica |
60 |
x |
x |
|
x |
|
|
|
x |
CSH0563 |
Gestão da Tecnologia |
60 |
x |
|
x |
x |
|
|
|
x |
CSH0516 |
Sociologia do Trabalho |
60 |
x |
|
|
|
x |
x |
X |
x |
CSH0592 |
Termodinâmica |
60 |
x |
x |
|
x |
|
|
|
|
|
CARGA HORÁRIA TOTAL |
1.200 |
|
Fonte: Elaborado pela Comissão de Revisão do Projeto Pedagógico (2020).
Os conteúdos específicos e profissionalizantes da presente matriz curricular se constituem em conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais necessários para a definição da modalidade de Engenharia de Produção, tendo em vista garantir o perfil do egresso estabelecido por esse Projeto Pedagógico.
Como mostra o quadro abaixo, os conteúdos específicos estão contemplados em componentes curriculares obrigatórios que totalizam 840 horas, correspondendo a 23,3% da carga horária do curso.
Quadro 10. Componentes Curriculares de Conteúdos Específicos.
CÓDIGOS |
NOMES DOS COMPONENTES CURRICULARES DE CONTEÚDOS ESÉCÍFICOS |
CARGAS HORÁRIAS |
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
|||||||
I |
II |
III |
IV |
V |
VI |
VII |
VIII |
|||
CSH0545 |
Contabilidade de Custos |
60 |
x |
|
|
|
|
|
|
|
CSH0538 |
Engenharia da Qualidade |
60 |
x |
x |
x |
x |
|
|
X |
|
CSH0530 |
Engenharia do Trabalho |
60 |
x |
|
x |
x |
x |
x |
X |
x |
CSH0536 |
Engenharia Econômica |
60 |
x |
|
|
x |
|
|
|
|
CSH0527 |
Estatística Aplicada |
60 |
x |
x |
|
x |
x |
|
|
x |
CSH0553 |
Gestão da Manutenção |
60 |
x |
x |
x |
x |
|
|
|
|
CSH0542 |
Gestão de Projetos |
60 |
x |
|
x |
x |
x |
|
X |
|
CSH0533 |
Gestão de Resíduos |
60 |
x |
x |
x |
x |
|
|
X |
x |
CSH0543 |
Gestão de Serviços |
60 |
x |
|
x |
|
x |
|
X |
|
CSH0517 |
Introdução a Engenharia de Produção |
60 |
x |
|
x |
x |
|
x |
X |
x |
CSH0532 |
Marketing |
60 |
x |
|
|
|
x |
|
X |
|
CSH0595 |
Métodos para Tomada de Decisão |
60 |
x |
|
x |
x |
|
x |
|
x |
CSH0555 |
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso |
60 |
x |
x |
x |
x |
x |
|
X |
|
CSH0544 |
Sistemas Integrados de Gestão |
60 |
x |
|
x |
x |
x |
|
X |
|
|
CARGA HORÁRIA TOTAL |
840 |
|
Fonte: Elaborado pela Comissão de Revisão do Projeto Pedagógico (2020).
Por sua vez, os conteúdos profissionalizantes para a formação do Engenheiro de Produção compreendem componentes curriculares obrigatórios que, nesse projeto, totalizam 780 horas, correspondendo a 21,6% da carga horária do curso.
Quadro 11. Componentes Curriculares de Conteúdos Profissionalizantes.
CÓDIGOS |
NOMES DOS COMPONENTES CURRICULARES DE CONTEÚDOS PROFISSIONALIZANTES |
CARGAS HORÁRIAS |
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
|||||||
I |
II |
III |
IV |
V |
VI |
VII |
VIII |
|||
CSH0540 |
Contabilidade Empresarial |
60 |
x |
|
|
|
|
|
|
|
CSH0550 |
Empreendedorismo |
60 |
x |
|
x |
|
x |
|
X |
|
CSH0541 |
Engenharia de Operações I |
60 |
x |
x |
|
x |
|
|
X |
x |
CSH0546 |
Engenharia de Operações II |
60 |
x |
x |
x |
x |
|
|
X |
x |
CSH0551 |
Engenharia de Operações III |
60 |
x |
x |
x |
x |
|
|
X |
x |
CSH0548 |
Engenharia do Produto |
60 |
x |
x |
x |
x |
|
|
|
x |
CSH0531 |
Gestão da Qualidade |
60 |
x |
|
x |
|
|
|
X |
|
CSH0549 |
Logística e Cadeia de Suprimentos |
60 |
x |
|
x |
x |
|
|
|
|
CSH0539 |
Pesquisa Operacional I |
60 |
x |
|
x |
x |
|
|
|
|
CSH0547 |
Pesquisa Operacional II |
60 |
x |
|
x |
x |
|
|
|
|
CSH0552 |
Projeto de Empreendimentos |
60 |
x |
|
x |
x |
x |
|
X |
|
CSH0569 |
Sistema de Informação Gerencial |
60 |
x |
|
x |
x |
|
|
|
x |
CSH0554 |
Sistemas de Energias Renováveis |
60 |
x |
x |
x |
x |
|
|
X |
x |
|
CARGA HORÁRIA TOTAL |
780 |
|
Fonte: Elaborado pela Comissão de Revisão do Projeto Pedagógico (2020).
Ainda visando a profissionalização do engenheiro de produção e tendo em vista a flexibilidade curricular, o discente de acordo com seus interesses de formação poderá escolher componentes curriculares optativos distribuídos em três eixos, a saber: I - Formação Ampla; II - Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional; e, III - Gestão de Energias Renováveis e Sustentabilidade.
Os eixos foram definidos de acordo com o perfil do egresso que se almeja, ou seja, engenheiros de produção para atuar no desenvolvimento regional no setor empresarial, na área de serviços, indústria e agropecuária, como também no setor de energias renováveis.
O discente deverá cursar, no mínimo, 06 (seis) componentes curriculares optativos, perfazendo um total de 360 horas, o que corresponde a 10% da carga horária total do curso.
Quadro 12. Componentes Curriculares Optativos.
CÓDIGOS |
NOMES DOS COMPONENTES CURRICULARES |
CARGAS HORÁRIAS |
FORMAÇÃO AMPLA |
||
CSH0559 |
Comportamento Humano nas Organizações |
60 |
CSH5167 |
Elementos de Direito Empresarial |
60 |
CSH0560 |
Ergonomia |
60 |
CSH0534 |
Estado e Políticas Públicas |
60 |
CSH0561 |
Ética e Cidadania |
60 |
CSH0562 |
Gestão da Informação |
60 |
CSH0417 |
Gestão da Inovação |
60 |
CSH0564 |
Gestão de Recursos Humanos |
60 |
CSH0565 |
Higiene e Segurança no Trabalho |
60 |
CSH0524 |
Inglês I |
60 |
CSH0528 |
Inglês II |
60 |
CSH0597 |
Leitura e Produção de Texto |
60 |
CSH0424 |
Libras – Língua Brasileira de Sinais |
60 |
CSH0537 |
Matemática Financeira |
60 |
CSH0566 |
Pesquisa de Mercado |
60 |
CSH0567 |
Processos Estocásticos e Teoria dos Jogos |
60 |
CSH0568 |
Simulação de Sistemas de Produção |
60 |
CSH0570 |
Tópicos Avançados de Engenharia de Produção |
60 |
CSH0598 |
Estágio Supervisionado Não Obrigatário |
120 |
EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL |
||
CSH0571 |
Auditoria da Qualidade |
60 |
CSH0572 |
Captação de Recursos e Fontes de Financiamentos |
60 |
CSH0573 |
Desenvolvimento Regional |
60 |
CSH0574 |
Empreendedorismo Social |
60 |
CSH0576 |
Gestão de Projetos de Mineração |
60 |
CSH0575 |
Gestão de Projetos Solidários |
60 |
CSH0577 |
Produção Colaborativa |
60 |
CSH0578 |
Produção e Sistemas Agroindustriais |
60 |
CSH0579 |
Protótipo e Validação de Negócios |
60 |
CSH0580 |
Redes de Empresas |
60 |
GESTÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E SUSTENTABILIDADE |
||
CSH0581 |
Avaliação de Impactos Ambientais |
60 |
CSH0582 |
Energia, Desenvolvimento e Sustentabilidade |
60 |
CSH0583 |
Estrutura de Energia no Brasil |
60 |
CSH0584 |
Gestão e Economia da Energia |
60 |
CSH0585 |
Projetos de Energias Renováveis |
60 |
CSH0586 |
Tópicos Avançados em Gestão de Energia |
60 |
Fonte: Elaborado pela Comissão de Revisão do Projeto Pedagógico (2020).
As atividades práticas e de laboratórios serão contempladas conforme apresentado no quadro abaixo:
Quadro 13. Atividades práticas e de laboratórios
CÓDIGOS |
COMP. CURRICULARES DE CONTEÚDOS BÁSICOS |
LABORATÓRIOS |
CSH0521 |
Cálculo II |
Laboratório de Informática |
CSH0587 |
Ciência dos Materiais |
Laboratório de Química |
CSH0593 |
Eletricidade e Magnetismo |
Laboratório de Física |
CSH0519 |
Expressão Gráfica |
Laboratório de Informática |
CSH0588 |
Física Básica |
Laboratório de Física |
CSH0523 |
Lógica e Construção de Algoritmo |
Laboratório de Informática |
CSH0590 |
Mecânica Clássica |
Laboratório de Física |
CSH0594 |
Mecânica dos Fluídos |
Laboratório de Física |
CSH0535 |
Mecânica dos Sólidos |
Laboratório de Física |
CSH0589 |
Química Básica |
Laboratório de Química |
CSH0563 |
Gestão da Tecnologia |
Laboratório de Informática |
CSH0592 |
Termodinâmica |
Laboratório de Física |
CÓDIGOS |
COMP. CURRICULARES DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS |
LABORATÓRIOS |
CSH0538 |
Engenharia da Qualidade |
Laboratório de Informática |
CSH0536 |
Engenharia Econômica |
Laboratório de Informática |
CSH0527 |
Estatística Aplicada |
Laboratório de Informática |
CSH0533 |
Gestão de Resíduos |
Laboratório de Química |
CSH0544 |
Sistemas Integrados de Gestão |
Laboratório de Informática |
CÓDIGOS |
COMP. CURRICULARES DE CONTEÚDOS PROFISSIONALIZANTES |
LABORATÓRIOS |
CSH0548 |
Engenharia do Produto |
Laboratório de Informática |
CSH0549 |
Logística e Cadeia de Suprimentos |
Laboratório de Informática |
CSH0539 |
Pesquisa Operacional I |
Laboratório de Informática |
CSH0547 |
Pesquisa Operacional II |
Laboratório de Informática |
CSH0569 |
Sistema de Informação Gerencial |
Laboratório de Informática |
CSH0554 |
Sistemas de Energias Renováveis |
Laboratório de Informática Laboratório de Física |
CÓDIGOS |
COMP. CURRICULARES OPTATIVOS |
LABORATÓRIOS |
CSH0560 |
Ergonomia |
Laboratório de Informática |
CSH0562 |
Gestão da Informação |
Laboratório de Informática |
CSH0566 |
Pesquisa de Mercado |
Laboratório de Informática |
CSH0567 |
Processos Estocásticos e Teoria dos Jogos |
Laboratório de Informática |
CSH0568 |
Simulação de Sistemas de Produção |
Laboratório de Informática |
CSH0579 |
Protótipo e Validação de Negócios |
Laboratório de Informática |
CSH0581 |
Avaliação de Impactos Ambientais |
Laboratório de Química |
Fonte: Elaborado pela Comissão de Revisão do Projeto Pedagógico (2020).
Em atendimento à Resolução n. 038/2019-CONSEPE UFRN, de 23 de abril de 2019, alguns componentes curriculares dos conteúdos específicos e profissionalizantes da área de Engenharia de Produção terão como característica a prática de atividades extensionistas, como forma de: I - ampliar e consolidar o exercício da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação dos estudantes; II - aproximar e relacionar conhecimentos populares e científicos, por meio de ações acadêmicas que articulem a Universidade com os modos de vida das comunidades; III - estimular a formação em extensão no processo educativo dos estudantes, proporcionando desenvolvimento profissional integral alinhado às necessidades da sociedade; IV - fortalecer a política de responsabilidade social da Universidade.
A extensão universitária é uma forma de garantir que a pesquisa e o ensino estejam articulados de forma a promover uma resposta às demandas da sociedade, além de propiciar o intercâmbio entre a universidade e os demais setores da sociedade através de parcerias com instituições públicas e/ou privadas, principalmente as regionais, visando a troca de experiências acadêmicas, científicas, tecnológicas, administrativas e o desenvolvimento de ações conjuntas.
Os componentes curriculares de conteúdos específicos e profissionalizantes que desenvolverão ações extensionistas, interagindo com empresas privadas, órgãos públicos e instituições do terceiro setor, estão definidos no quadro abaixo. Além desses componentes, será exigida uma carga horária específica de atividades extensionistas para a integralização das Atividades Complementares.
Quadro 14. Carga Horária Obrigatória de Extensão.
DIMENSÃO |
COMPONENTE CURRICULAR (CÓDIGO/NOME) |
CH DO COMPONENTE |
CH DE EXTENSÃO |
|
Eixo 01 – Formação Ampla |
||||
Extensão |
CSH0531 – Gestão da Qualidade (obrigatória) |
60 |
08 |
|
Extensão |
CSH0543 – Gestão de Serviços (obrigatória) |
60 |
08 |
|
Extensão |
CSH0564 – Gestão de Recursos Humanos (optativa) |
60 |
35 |
|
Extensão |
CSH0565 – Higiene e Segurança no Trabalho (optativa) |
60 |
35 |
|
Extensão |
CSH0566 – Pesquisa de Mercado (optativa) |
60 |
35 |
|
Eixo 02 – Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional |
||||
Extensão |
CSH0550 – Empreendedorismo (obrigatória) |
60 |
08 |
|
Extensão |
CSH0552 – Projeto de Empreendimentos (obrigatória) |
60 |
08 |
|
Extensão |
CSH0573 – Desenvolvimento Regional (optativa) |
60 |
35 |
|
Extensão |
CSH0575 – Gestão de Projetos Solidários (optativa) |
60 |
35 |
|
Extensão |
CSH0577 – Produção Colaborativa (optativa) |
60 |
35 |
|
Eixo 03 – Gestão de Energias Renováveis e Sustentabilidade |
||||
Extensão |
CSH0533 – Gestão de Resíduos (obrigatória) |
60 |
08 |
|
Extensão |
CSH0554 – Sistemas de Energias Renováveis (obrigatória) |
60 |
08 |
|
Extensão |
CSH0581 – Avaliação de Impactos Ambientais (optativa) |
60 |
35 |
|
Extensão |
CSH0584 – Gestão e Economia da Energia (optativa) |
60 |
35 |
|
Extensão |
CSH0585 – Projetos de Energias Renováveis (optativa) |
60 |
35 |
|
Extensão |
Atividades Complementares |
180 |
80 |
|
Carga Horária Total |
1.080 horas |
443 horas |
|
Fonte: Elaborado pela Comissão de Revisão do Projeto Pedagógico (2020).
A estratégia utilizada para desenvolver as ações de extensão vinculadas aos componentes curriculares será executada tendo por base 03 eixos como mostra o quadro acima e cada eixo desenvolverá suas ações extensionistas através de componentes curriculares identificados como Atividade Acadêmica Integradora de Formação em Extensão vinculados a Pro-Reitoria de Extensão (PROEX).
As ações serão desenvolvidas para o público em geral e principalmente para os setores produtivos regionais como empresas prestadoras de serviços; indústrias de produtos regionais; empresas de extração mineral, associações e grupos de economia solidária; empresas de produção e distribuição de energia; empresas produtivas do setor de cerâmica vermelha, empresas da construção civil e organizações públicas, dentre outras.
Além das ações extensionistas vinculadas aos componentes curriculares, o curso desenvolverá ações e projetos integrados e interdisciplinares durante a formação dos egressos, visando abarcar os temas da inclusão social, educação ambiental, direitos humanos e relações étnico-raciais de acordo com resolução aprovada pelo colegiado do curso.
Os conteúdos para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, em atendimento ao Parecer CNE-CP nº 3-2004, de 10 de março de 2004 e à Resolução CNE-CP nº 1-2004, de 17 de junho de 2004, estão contemplados na ementa do componente curricular obrigatório Sociologia do Trabalho, assim como nos componentes optativos Ética e Cidadania e Elementos de Direito Empresarial e o tema também é tratado de modo transversal em atividades extensionistas e complementares. O componente curricular Sociologia do Trabalho também abarca o conteúdo sobre direitos humanos, em conformidade com a Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, do Conselho Nacional da Educação do Ministério da Educação.
Os conteúdos de educação ambiental e meio ambiente, conforme a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e a Resolução CNE/CP n. 2, de 15 de junho de 2012, são abordados transversalmente pelos componentes curriculares, mas estão sistematizados na ementa do componente curricular obrigatório Gestão Ambiental e Sustentabilidade e Gestão de Resíduos. Ao longo do curso, a questão ambiental será tratada além das disciplinas, nas ações de extensão, nos projetos de iniciação científica e nos trabalhos de conclusão de curso com as temáticas de Logística Reversa, Reciclagem, Produção Limpa, Produtos Verdes, Percepção do Valor Sustentável de Processos e Produtos, entre outros, sempre com foco em soluções ambiental e socialmente corretas e economicamente viáveis.
O curso também atende a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 que estabelece a obrigatoriedade de disciplina curricular da Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos cursos superiores. O componente curricular de Língua Brasileira de Sinais será ofertado aos alunos como um componente curricular optativo, com uma carga horária de 60h, como forma de contribuir para a inclusão e acessibilidade no âmbito da universidade, assim como no âmbito do mundo do trabalho e da sociedade de modo geral.
O quadro abaixo sintetiza as informações referentes aos conteúdos obrigatórios contemplados na estrutura curricular do Curso de Engenharia de Produção.
Quadro 15. Conteúdos Obrigatórios.
CONTEÚDOS |
COMPONENTE CURRICULAR (CÓDIGO/NOME) |
CARGA HORÁRIA (POR COMPONENTE CURRICULAR) |
Libras |
CSH0424 - Libras – Língua Brasileira de Sinais |
60 |
Relações Étnico-raciais |
CSH0516 – Sociologia do Trabalho CSH0561 – Ética e Cidadania |
60 60 |
História e Cultura da África e indígena |
CSH0516 – Sociologia do Trabalho |
60 |
Educação Ambiental / Meio Ambiente |
CSH0529 - Gestão Ambiental e Sustentabilidade CSH0533 - Gestão de Resíduos |
60
60 |
Direitos Humanos |
CSH0516 – Sociologia do Trabalho CSH5167 – Elementos de Direito Empresarial CSH0561 – Ética e Cidadania |
60 60 60 |
Fonte: Elaborado pela Comissão de Revisão do Projeto Pedagógico (2020).
Por fim, a matriz curricular contempla um conjunto de atividades acadêmicas importantes para a formação do bacharel em Engenharia de Produção representado pelos Componentes Curriculares Obrigatórios que contemplam os conteúdos básicos, os conteúdos específicos e os conteúdos profissionalizantes, pelos Componentes Curriculares Optativos, pelo Estágio Supervisionado, pelas Atividades Complementares e pelo Trabalho de Conclusão de Curso, conforme sintetiza a tabela a seguir.
Quadro 16. Resumo da Carga Horária do Curso.
COMPONENTES |
CARGAS HORÁRIAS |
TOTAL (%) |
Componentes Curriculares Obrigatórios (Conteúdos Básicos) |
1.200 |
33,3% |
Componentes Curriculares Obrigatórios (Conteúdos Específicos) |
840 |
23,3% |
Componentes Curriculares Obrigatórios (Conteúdos Profissionalizantes) |
780 |
21,6% |
Componentes Curriculares Optativos |
360 |
10,0% |
Estágio Supervisionado |
180 |
5,0% |
Atividades Complementares |
180 |
5,0% |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
60 |
1,6% |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
3.600 |
100% |
Fonte: Elaborado pela Comissão de Revisão do Projeto Pedagógico (2020).
A construção da matriz curricular considera a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e foi discutida no âmbito da comissão de elaboração deste projeto contando com a participação da coordenação do curso de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia (CT/Natal) e a supervisão/orientação da Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico da Pro-reitoria de Graduação (PROGRAD/UFRN) bem como da Coordenadoria de Ações Educacionais da Pro-reitoria de Extensão.
O curso incentivará e estimulará a realização de trabalhos de iniciação científica, competições acadêmicas, projetos interdisciplinares e transdisciplinares, projetos de extensão, atividades de voluntariado, visitas técnicas, trabalhos em equipe, desenvolvimento de protótipos, monitorias etc. e outras atividades empreendedoras.
Quando o número de discentes permitir o curso buscará a criação da empresa junior do curso de Engenharia de Produção da FELCS e a realização, durante a Semana Universitária de Currais Novos, de um fórum de debates acerca da atuação do curso com relação as demandas sociais, humanas e tecnológicas da comunidade.
Este evento será concebido a partir de 04 eixos temáticos: Formação do Engenheiro de Produção, Administração Pública, Energias Renováveis e Sustentabiliadde, Empreenderismo e Desenvolvimento Regional com reuniões temáticas com a participação de profissionais, empresas e organizações públicas e privadas.
No curso de Engenharia de Produção da FELCS, a pesquisa tem como prioridade o processo de identificar, endender e propor soluções para os problemas regionais na perspectiva de que o curso seja um vetor de desenvolvimento.
Com o objetivo de dar assistência aos discentes e eliminar as barreiras pedagógicas, ambientais, atitudinais ou comunicacionais e desta forma, garantir as condições de acessibilidade através de práticas inclusivas que atendam às necessidades educacionais especiais dos estudantes que demandem apoio especifico, o curso contará com a assessoria da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) para o desenvolvimento de ações que garantam e promovam o desenvolvimento acadêmico e social dos discentes do curso.
Assim sendo, a coordenação do curso, adotará a política de encaminhar para a SIA à medida que identificar necessidade de atenção especial para o discente. Ao mesmo tempo, a coordenação do curso atuará para que seja disponibilizado recursos instrumentais e metodológicos adequados aos discentes com necessidades educacionais específicas através de instrumentos disponibilizados pelas UFRN, tais como a confecção de materiais didáticos em braile executado pelo Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), a utilização de elementos táteis em componentes curriculares em que as adaptações sejam possíveis.
Já com relação ao atendimento dos alunos com deficiências visuais, que demandam equipamentos e tecnologias assistivas como: impressora de Braille, computador com leitor de tela e sintetizador de voz, teclado alternativo, textos em Braille, textos com letras ampliadas e/ou computador com leitor de tela; lápis, caneta, régua, teclados de computador e mouses adaptados, ponteiras, pranchas de comunicação aumentativa e alternativa, lupa eletrônica, lupa manual, alfabeto em Braile, plano inclinado/suporte para leitura, calculadora sonora, globo terrestre/mapas táteis, guia de assinatura, maquetes, softwares etc. que atendam a demanda da acessibilidade. Esses serão atendidos, mediante o surgimento da demanda e disponibilidade de infraestrutura, com base nas orientações da SIA.
A acessibilidade digital e comunicacional, entre professores e alunos, que permite a possibilidade de acesso a materiais e recursos didáticos a qualquer hora e lugar é garantida pela utilização da plataforma digital online do SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFRN. Com o SIGAA, docentes, técnicos-administrativos, Setores Institucionais e discentes podem manter uma comunicação rápida e direta. Torna-se importante salientar que, o SIGAA é uma ferramenta eficiente para o uso metodológico no processo de ensino-aprendizagem por meio de suas ferramentas (agenda, cronograma de atividades, notas, frequências, porta-arquivos, charts, sala virtual, fóruns, etc.) que se presta a contribuir no relacionamento docente/discente.
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem do curso de Engenharia de Produção segue as normativas estabelecidas pelo Regulamento dos Cursos de Graduação da UFRN. De acordo com o art. 91 do referido regulamento:
Entende-se por avaliação da aprendizagem o processo formativo contínuo que compreende diagnóstico, acompanhamento e somatório da aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes pelo estudante, mediado pelo professor em situação de ensino, expressa em seu rendimento acadêmico e na assiduidade.
O método e o instrumento de avaliação da aprendizagem devem constar no Plano de Curso. Este deve ser apresentado pelos docentes aos discentes a cada início de período letivo. A avaliação deve ser condizente com o componente curricular e com as especificidades da turma. Ainda de acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFRN, é obrigatório que pelo menos em uma das unidades seja realizada uma avaliação escrita individual e presencial.
De acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação da UFRN:
Art. 97. O professor deve discutir os resultados obtidos em cada procedimento e instrumento de avaliação junto aos estudantes, esclarecendo as dúvidas relativas às notas, aos conhecimentos, às habilidades, aos objetivos e aos conteúdos avaliados.
§ 1º A discussão pode ser realizada presencialmente ou utilizando outros mecanismos que permitam a divulgação de expectativas de respostas e os questionamentos por parte dos estudantes.
§ 2º Quando couber, o estudante tem direito a vista dos instrumentos de avaliação, podendo o professor solicitar sua devolução, após o fim da discussão.
O professor deve divulgar e registrar o resultado da avaliação no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) até 03 dias antes de realização da próxima avaliação. Caso o discente tenha dúvidas a respeito do processo avaliativo e do resultado, ele pode solicitar revisão de rendimento acadêmico.
A avaliação deve proporcionar aos alunos a reflexão dos conhecimentos estudados e é importante que os instrumentos avaliativos sejam diversificados e adequados às etapas e às atividades do curso, distinguindo o desempenho em atividades teóricas, práticas, laboratoriais, de pesquisa e extensão. Desta forma, o processo avaliativo poderá se dar sob a forma de monografias, exercícios ou provas dissertativas, apresentação de seminários e trabalhos orais, relatórios, projetos e atividades práticas, entre outros, que demonstrem o aprendizado e estimulem a produção intelectual dos estudantes, de forma individual ou em equipe.
É considerado aprovado, quanto à avaliação de aprendizagem, o estudante que satisfaz um dos seguintes critérios: I – tem média parcial igual ou superior a 7,0 (sete); ou II – tem média parcial igual ou superior a 5,0 (cinco), com rendimento acadêmico igual ou superior a 3,0 (três) em todas as unidades.
O procedimentos de acompanhamento e de avaliação, a serem utilizados nos processos de ensino-aprendizagem, devem permitir o desenvolvimento e a autonomia do discente de forma contínua e efetiva, e resultar em informações sistematizadas e disponibilizadas aos estudantes, com mecanismos que garantam sua natureza formativa, sendo adotadas ações concretas para a melhoria da aprendizagem em função das avaliações realizadas.
Em relação aos alunos com deficienciais e com necessidades educacionais específicas, acompanhados pela SIA, tanto os instrumentos de avaliação como os métodos de ensino-aprendizagem serão desenvolvidos pelos professores sob orientação psicopedagógica especializada oferecidos pela SIA, visando a inclusão e a acessibilidade desses alunos. Cabe destacar que, além do atendimento e acompanhamento da SIA, o curso analisará e atenderá, dentro de suas possibilidades e de acordo com a deliberação do Colegiado, as necessidades individuais e específicas de ensino-aprendizagem e de sua avaliação.
Assim como o discente, o docente também será avaliado. A avaliação do docente é realizada pelos discentes no SIGAA. Os resultados da avaliação serão discutidos no Departamento de Ciências Sociais e Humanas e no Colegiado de Curso, com a participação do pedagogo do campus.
Periodicamente, também será realizado, junto aos alunos do Curso de Engenharia de Produção, o levantamento das qualidades e fragilidades do curso em relação à infraestrutura, aos equipamentos, à organização didático-pedagógica, aos métodos de ensino-aprendizagem, aos docentes e à gestão. Essas informações serão fundamentais para a elaboração e o acompanhamento do Plano de Ação Trienal do Curso, tendo em vista a busca por soluções dos problemas e o fortalecimento do curso.
AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO
O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção será atualizado, avaliado e acompanhado continuamente pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE).
As atribuições do NDE são determinadas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, por meio da Resolução-CONAES nº 01, de 17 de junho de 2010, em que estabelece:
Art. 1º. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação constitui-se de um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso.
O Centro de Ensino Superior da UFRN designará os membros titulares do Núcleo Docente do curso de Engenharia de Produção logo após sua criação, que atuará em conformidade com a Resolução CONSEPE-UFRN nº 124/2011, de 06 de setembro de 2011.
De acordo com o art. 3° da Resolução CONSEPE-UFRN nº 124/2011, o NDE deve ser composto por no mínimo 05 e no máximo 10 professores do quadro docente que lecionam os componentes curriculares do curso, preferencialmente, os obrigatórios. Desta forma, o NDE do curso de Engenharia de Produção será composto, especialmente, pelos 6 docentes formados em Engenharia que serão contratados, com dedicação exclusiva.
Os membros do NDE serão eleitos pelo Colegiado de Curso e terão mandato de 4 anos podendo ser reconduzidos. A cada biênio será renovada metade dos membros. Isso permite e assegura a continuidade dos trabalhos. As reuniões do NDE devem ser mensais e as discussões realizadas devem ser registradas em ata, assinadas e arquivadas na Coordenação do Curso.
Somada à atuação do NDE, é preciso destacar a atuação do Colegiado de Curso. De acordo com o art. 10 do Regimento Geral da UFRN, compete a cada Colegiado de Curso:
I - Definir as diretrizes gerais do Curso;
II - Articular, juntamente com os Departamentos envolvidos com o Curso, a participação dos professores na elaboração e implementação do projeto político-pedagógico do Curso;
III - elaborar o projeto político-pedagógico do Curso;
IV - Aprovar o projeto político-pedagógico do Curso;
V - Acompanhar, avaliar e aperfeiçoar o projeto político-pedagógico do Curso;
VI - Articular, junto aos Departamentos envolvidos com o Curso, a integração entre os programas das diversas disciplinas ofertadas ao Curso;
VII - Propor aos Departamentos a realização e a integração de programas de ensino, pesquisa e extensão, segundo o interesse do Curso;
VII - Opinar sobre transferência e cancelamento de programa de alunos;
VIII - prestar assessoramento de ordem didático-pedagógica, quando solicitado pelos órgãos competentes;
IX - Deliberar originariamente ou em grau de recurso, sobre qualquer matéria de sua competência, mesmo não especificada neste artigo.
O Colegiado do Curso também contará principalmente com a participação dos docentes, formados em Engenharia, que serão contratados especificamente para atender as demandas do curso. O Colegiado do Curso será presidido pelo Coordenador de Curso, e na sua ausência pelo Vice-Coordenador, que conforme o Regimento Geral da UFRN tem mandato de 2 anos, permitida uma única recondução consecutiva.
Compete ao Coordenador de Curso: I - Convocar e presidir as reuniões do colegiado, com direito a voto, inclusive o de qualidade; II - Representar o colegiado junto aos órgãos da Universidade; III - Cumprir e fazer cumprir as determinações do Colegiado de Curso, exercendo as atribuições daí decorrentes; IV - Submeter, ao Colegiado de Curso, na época própria, o plano das atividades a serem desenvolvidas em cada período letivo, incluindo a lista e o plano de ensino das disciplinas; V - Promover a supervisão e a avaliação didática do Curso; VI - Apreciar, de acordo com as diretrizes e objetivos gerais e específicos do Curso, ouvindo o Departamento responsável pela disciplina, os processos de adaptação e aproveitamento de estudos; VII - Acompanhar, no âmbito do Curso, o cumprimento do regime escolar, apresentando relatório a respeito, quando necessário, aos Chefes de Departamentos ou ao(s) Diretor(es) do(s) Centro(s) Acadêmico(s) e de Unidade(s) Acadêmica(s) Especializada(s); VIII - exercer a orientação acadêmica, solicitando aos Departamentos, quando julgar necessário, a designação de professores orientadores para os alunos do Curso; IX - estabelecer harmoniosa articulação entre o Diretor do Centro e os Chefes de Departamento, no sentido de garantir melhor qualidade de ensino no Curso sob sua responsabilidade; X - apresentar ao Diretor do Centro e aos órgãos interessados, ao final de cada período letivo e após aprovação do Colegiado de Curso, o relatório das atividades desenvolvidas; XI - designar relator ou comissão para o estudo de matéria a ser decidida pelo Colegiado; XII - adotar, em caso de urgência, medidas que se imponham em matéria da competência do Colegiado de Curso, submetendo o seu ato à ratificação deste, na primeira reunião subsequente; XIII - manter atualizados os dados cadastrais dos alunos vinculados ao Curso, encaminhando essas informações ao Departamento de Administração Escolar (DAE) da Pró-Reitoria de Graduação.
Cabe ressaltar que sempre que se fizer necessário, a Coordenação e o Colegiado do Curso de Engenharia de Produção recorrerá às orientações didático-pedagógicas da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e às ações desenvolvidas pelo Programa de Atualização Pedagógica (PAP). E, em caso de processos avaliativos, o curso contará com a cooperação da Comissão Própria de Avaliação – CPA e a PROGRAD por meio da Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDPed.
Quanto a uma avaliação interna do curso é possível contar com os trabalhos da Comissão Própria de Avaliação da UFRN (CPA), que coleta informações e as sistematiza mediante uma análise crítica, para a elaboração de proposição de medidas de ajustes e intervenção aos problemas identificados.
Além disso, serão adotados como mecanismos internos de avaliação do curso, pesquisas junto aos alunos ativos do Curso, que subsidiarão a elaboração e o acompanhamento do Plano de Ação Trienal do Curso de Engenharia de Produção (PATCG).
O PATCG configura-se como um plano estratégico do curso, com diagnóstico situacional e cronograma de ações compartilhado entre gestores, docentes e discentes para operíodo de três anos seguintes à sua aprovação, sendo elaborado pelo NDE e devendo ser aprovado e acompanhado pelo Colegiado do Curso e pela Comissão de Graduação da UFRN, através de Relatórios anuais de execução do PATCG. O PATCG define ações e metas referentes a 5 dimensões, sendo elas:
· A dimensão Didático-Pedagógica, que abrange questões a respeito do Projeto Pedagógico do Curso, estágio supervisionado, práticas pedagógicas inovadoras, orientação acadêmica, perfil do ingresso e do egresso, acessibilidade metodológica e projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão.
· A dimensão Corpo Docente, que permeia a atuação do corpo docente e tutorial do curso na condução de aulas, nos órgãos colegiados do curso, na orientação acadêmica, Trabalho de Conclusão de Curso e estágio supervisionado, na participação e orientação de estudantes em ações de ensino, pesquisa e extensão e na articulação da graduação com a pós-graduação.
· A dimensão Infraestrutura, que diz respeito a aspectos quantitativos e qualitativos dos espaços do curso (como espaços de aula, sala da coordenação, gabinetes dos docentes, laboratórios, cantinas, banheiros), de equipamentos e materiais para aulas práticas, do acervo bibliográfico disponível, do acesso dos alunos a equipamentos de informática e à rede sem fio (acessibilidade digital), de servidores para atividades administrativas e acadêmicas e de garantias de acessibilidade física e instrumental a discentes e servidores.
· A dimensão Percepção Discente, que privilegia a opinião, comentários, críticas e sugestões do corpo discente sobre o curso de forma geral, capturados a partir da pesquisa com egressos conduzida pela CPA, da representação discente nos órgãos colegiados do curso e do Centro Acadêmico, de questionários elaborados pelo curso aplicados aos discentes, dos relatórios de autoavaliação e de avaliação in loco e, para o caso de cursos que participam do ENADE, do Relatório de Curso e microdados do ENADE. Esta dimensão também abrange as estratégias de comunicação do curso com os discentes e a sociedade, incluindo a acessibilidade comunicacional.
· A dimensão Desempenho Discente na Prova ENADE, exclusiva para cursos que participaram recentemente do ENADE, permite ao curso avaliar o resultado da formação acadêmica de seus concluintes por meio de seu desempenho no exame, a partir de uma análise minuciosa da prova, das respostas dos alunos, da percepção dos alunos sobre a prova, dos Relatórios Síntese de Área e dos microdados.
Os Relatórios Anuais do PATCG são um opotuno momento de avaliação da execução das ações e do cumprimento das metas nas 5 dimensões, para o enfrentamento das fragilidades e encaminhamentos de melhorias dos indicadores de qualidade do curso. Além de ser uma importante ferramenta para a atualização do PPC, em busca do aprimoramento da formação discente, com metodologias de aprendizagem ativa, inovadora e inclusiva, de forte formação técnica, comprometida com o desenvolvimento regional sustentável.
A Semana de Avaliação e Planejamento do curso, realizada no início de cada período letivo conforme calendário definido pelo CONSEPE, envolvendo todo o corpo docente do curso, gestores e técnico-administrativos, também é um momento importante de reflexão e discussão sobre as condições do curso, avaliação dos docentes, infraestrutura, organização didático-pedagógica, e planejamento das atividades a serem desenvolvidas durante o período letivo.
Quanto às avaliações externas, referentes às ações do Ministério da Educação, tais como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Colegiado do Curso de Engenharia de Produção formará comissões compostas por docentes do Curso que ficarão responsáveis por organizar e executar as atividades acadêmico-administrativas pertinentes às avaliações. Os resultados de tais avaliações também serão assunto de pauta de reuniões ordinárias e/ou extraordinárias de Colegiado de Curso e do NDE para as providências necessárias.
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