Apresentação

O curso de Química do Petróleo na UFRN é ofertado na modalidade Bacharelado. Tem duração média de 4 anos e as aulas são no turno da manhã e da tarde.

Este curso engloba a ciência Química, que procura estudar a natureza íntima da matéria e suas partículas elementares. Como a matéria está em tudo que nos rodeia, inclusive o nosso próprio corpo, a Química não poderá ser estudada de forma isolada das questões de saúde, sócio-econômicas e sócio-ambientais. O estudante de química, ao se dedicar aos estudos da matéria e as suas transformações, deverá aprender a manipular substâncias e materiais, visando compreender e desenvolver técnicas e produtos úteis à sociedade. Para tanto, os cursos de Química possuem um caráter experimental acentuado, necessitando o exercício do uso de máquinas e equipamentos de laboratórios químicos, para atuarem nas indústrias de geração de novos produtos, indústrias de transformação de matérias-primas e Indústrias Petroquímicas. Atuarem também nos campos do refino, produção e comercialização do Petróleo e seus derivados. Sendo assim, o campo profissional em Química é amplo, podendo o diplomado se inserir em vários setores de atividades. Mas para isto, os estudantes de Química deverão também se dedicar aos estudos aprofundados de Matemática, Física e Biologia, pois estas ciências são irmãs da Química, e possuírem um gosto acentuado pelas atividades de investigação do mundo que nos rodeia, do mundo microscópico, e do mundo abstrato de teorias e modelos científicos.

Os alunos de Química do Petróleo devem estudar componentes curriculares que desenvolvam suas competências para atuação na área de Petróleo, gás natural, combustíveis e lubrificantes, e em todos os aspectos desde a prospecção do petróleo até a fabircação de matérias-primas da indústria petroquímica.

A estrutura curricular do curso prevê a elaboração de um trabalho de conclusão de curso, no qual os alunos devem aprofundar um tema de seu interesse. Deverão, ainda, desenvolver Atividades Complementares fora do contexto da sala de aula, participando em vivências das áreas de ensino, pesquisa e extensão.

O Bacharel em Química está apto a: realizar estudos, investigações, experiências e análises relacionadas com a composição, as propriedades e as possíveis transformações das substâncias; Compreender leis, princípios e métodos científicos para descobrir e criar novos produtos químicos; encontrar novos usos para os produtos existentes e novos métodos de produção para resolução de problemas industriais específicos da área. Poderá, também, exercer atividades de direção, assessoramento e consultoria; elaborar orçamentos e executar vistoria e perícia; ensinar e pesquisar em instituições de ensino superior. E o Químico do Petróleo deve estar apto a compreender todos os fenômenos físicos-químicos presentes nas atividades petrolíferas.

Os campos de atuação são instituições de ensino, de pesquisas científicas, tecnológicas e educacionais; indústrias petrolíferas e petroquímicas, dentre outras; laboratórios de análises químicas, ambientais e de controle de qualidade de produtos.

A importância no contexto sócio-econômico, e o progressivo desenvolvimento do RN nos setores de combustíveis, bio-combustíveis, a implementação do pólo gás-sal, bem como a crescente preocupação com a educação ambiental e melhoria da qualidade de vida, levam a demanda de conhecimentos do profissional de Química da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE.

Coordenação do Programa: FABIANO DO ESPIRITO SANTO GOMES

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: http://www.quimica.ufrn.br
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 12/07/2017 - 17/07/2017 · Matrícula para o período 2017.2.
  • 24/07/2017 · Início do período letivo 2017.2.
  • 12/07/2017 - 17/07/2017 · Matrícula para o período 2017.2.
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao