Apresentação

O Núcleo de Pesquisas em Alimentos e Medicamentos – NUPLAM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, busca melhor estruturar seu parque tecnológico da saúde para produzir medicamentos e incorporar tecnologias de interesse estratégico ao SUS. Por outro lado, as atualizações da Legislação brasileira quanto aos controles exigidos para a fabricação de medicamentos fazem com que as indústrias tenham a necessidade de uma constante evolução nos seus métodos de controle interno. Estas atualizações tiveram destaque principalmente com a publicação da RDC 17, que versa sobre as Boas Práticas de Fabricação e Controle, e do Guia de Validação de Sistemas Computadorizados, ambos publicados em 2010 pela ANVISA.

O NUPLAM não dispõe de sistema informatizado para gestão e controle da produção, sendo os controles realizados de forma manual, o que é injustificável frente a todas as evoluções tanto técnicas quanto metodológicas da indústria farmacêutica. A informatização do processo de produção é essencial para que as informações sejam disponibilizadas em tempo real e de forma segura, apoiando os envolvidos no processo produtivo, oferecendo a possibilidade da rastreabilidade interna totalmente informatizada. Ao mesmo tempo, para que os sistemas de gestão possam ser validados pela ANVISA, fazem-se necessários os cumprimentos dos requisitos recomendados por ela, o que demanda experiência anterior por parte dos executores do projeto.

As estratégias da ANVISA apontam claramente no sentido de um maior controle da rastreabilidade tanto externa quanto interna da produção. Mesmo o NUPLAM se propondo a atender unicamente as demandas do SUS e do Estado do Rio Grande do Norte, o controle da rastreabilidade interna é indispensável. Os controles informatizados são seguramente a solução mais adequada e segura para que possa ser garantida essa rastreabilidade em tempo real, sem depender de exaustivas e demoradas análises de processos de fabricação registrados de forma manual. Outro ponto a ser considerado diz respeito às PDP´s - De acordo com o processo definido nas PDP´s, o laboratório privado ou o detentor do registro do produto tem, como parte do acordo, efetuar a transferência da tecnologia de produção do medicamento em um prazo de 5 anos.

Assim, um sistema de informação com esse propósito passaria a ser responsável pelo registro do produto fruto da transferência de tecnologia com a obrigação de atender a todas às recomendações da Anvisa quanto as regulamentações e bem como processos inerentes a farmacovigilância. Se faz necessário que esse sistema de informação seja, do ponto de vista de gestão, com uma ferramenta que permita a absorção do conhecimento da tecnologia de fabricação, processos e controle efetivo do processo produtivo, que irá permitir uma produção com qualidade, bem como dentro de parâmetros considerados para custos de produção que atenda aos requisitos acordados na definição da PDP.

Nesse sentido, para que a Tecnologia da Informação (TI) do NUPLAM atenda às necessidades demandas pela legislação e acompanhe a evolução dos requisitos das Boas Práticas de Fabricação exigidos pela fábrica, é de extrema importância a elaboração e implantação de um projeto de criação de um sistema de informação de gestão, por meio de uma turma do programa de residência em TI. Em diversos estados do Brasil, programas de residência em Tecnologia da Informação (TI) são desenvolvidos visando à capacitação e inserção no mercado de especialistas nessa área estratégica para o país, que se encontra carente de mais profissionais qualificados. Estes programas inserem seus residentes em ambientes e projetos reais de TI em empresas e instituições, ao mesmo tempo em que promovem a capacitação dos mesmos, usualmente em nível de pós-graduação lato sensu. Dessa forma, o projeto propõe a formação de uma turma de residência em TI para capacitação de um time de alunos que realizarão o desenvolvimento do sistema de informação integrado para gestão e controle da produção de medicamentos.

 

Endereço:

Residência em Tecnologia da Informação

Instituto Metrópole Digital - CIVT

Av. Cap. Mor Gouveia, s/n - Lagoa Nova

CEP: 59078-970 – NATAL/RN – BRASIL

 

Contatos:

Telefone: +55 84 3342-2216 ramal 162

Email: residenciati-nuplam@imd.ufrn.br

 

Horário de atendimento:

Segunda a Sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 14h00 as 18h00

 

Servidores:

Jacyana Suassuna (secretário)

 

Coordenação do Programa: ITAMIR DE MORAIS BARROCA FILHO

Telefone/Ramal: (84) 9913-01117

E-mail: itamir.filho@imd.ufrn.br

Período do Curso: 11/02/2019 à Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao