O Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas oferece 80 (oitenta) vagas anualmente e assim distribuídas: 40 (quarenta) vagas no turno matutino, com chamada para ingresso no primeiro semestre, e 40 (quarenta) vagas no turno noturno, com ingresso no segundo semestre. Os estudantes acessam o curso por meio do Enem/Sisu.
Os objetivos do curso preveem a construção de competências e habilidades considerando o desenvolvimento de uma sólida formação teórica, em sintonia com as orientações mais recentes para a formação em cursos de licenciatura, o contato com a prática docente ao longo da formação acadêmica e o desenvolvimento para a pesquisa científica. O curso focaliza a prática docente como Componente Curricular (PCC). Para atingir esses objetivos, constantes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o curso conta com espaços de integração de ensino, pesquisa e extensão, e se organiza de modo a oferecer componentes curriculares diversos, como disciplinas, estágios supervisionados, atividades integradoras de formação, atividades científico-culturais, as PCCs (Oficinas) e trabalho de conclusão de curso. Boa parte desses componentes, que tratam de aspectos práticos e teóricos concernentes à atuação profissional do egresso, organiza-se a partir do princípio de que o estudante deve conduzir seu próprio processo formativo e a intervir nas suas realidades como atores dessas realidades e considerando os elementos construídos do saber acadêmico. Tais objetivos consideram-se então no distintivo do curso em seu contexto regional e nacional no âmbito de sua área de formação.
Atendendo o que dispõe as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras (Parecer CNE/ CES 492/2001), o PPC do curso descreve que o egresso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas deve: a) dominar o uso da língua portuguesa e os procedimentos de análise e descrição de estrutura da língua; b) conhecer e refletir criticamente sobre teorias que tomem a língua ou a linguagem como seu objeto de estudo; c) manter em vista o caráter heterogêneo da língua, refletido em suas variantes; d) apreender as dimensões culturais da língua portuguesa; e e) articular os conhecimentos por meio de atividades de pesquisa e extensão.
E ainda: a) demonstrar a capacidade de aliar uma sólida compreensão da Língua Portuguesa e das manifestações culturais nela realizadas com uma prática pedagógica que contemple a autonomia do processo de aprendizagem de seus alunos; b) ser capaz de agir criticamente frente aos recursos didáticos disponíveis e também de desenvolver a capacidade de criação de recursos mais adequados à realidade em que atua; c) refletir criticamente sobre a linguagem como objeto tanto de pesquisa quanto de ensino, o que implica c.1) um profissional que manifeste o domínio sobre conceitos básicos das áreas da Linguística e dos Estudos Literários, conceitos passíveis de serem empregados na análise da Língua Portuguesa em sua dimensão estrutural, pragmática e cultural; c.2) um profissional que domine as diferentes dimensões da prática docente, capaz de atuar de modo produtivo e ético nos espaços escolares e como um profissional aparelhado para a lida com a pesquisa em condições, portanto, de seguir estudos na pós-graduação e, eventualmente, atuar na carreira docente universitária; e d.1) atuar em diferentes áreas ligadas seja à análise de textos, seja à produção de textos, seja ainda à revisão ou à edição de textos diversos.
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