Apresentação

Caracterização geral do curso

 

Nome do curso

Letras - Inglês

Tipo de curso

Licenciatura

Modalidade

Presencial

Integralização

Mínimo: 08 períodos

Máximo: 12 períodos

Regime acadêmico

Entrada anual, no primeiro semestre de cada ano

Turno de funcionamento

Matutino

Número de vagas

30 (28 SISU, 1 PEC-G, 1 Timor-Leste)

ENADE

5 em 2014

CPC

4 em 2014

 

 Histórico do curso

 

O Curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é um curso de enorme tradição na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Foi primeiramente reconhecido pelo Decreto Federal nº. 46868, de 16 de setembro de 1959, tendo por objetivo formar bacharéis em Letras e qualificar professores de Língua Portuguesa para o ensino secundário. Foi em 1966, no entanto, que ele passou a ser Licenciatura em Letras, com habilitações em Português, Francês, Inglês e Latim. O formato mais próximo ao atual aconteceu em 1996, quando o curso passou a funcionar com três licenciaturas e três bacharelados independentes – Língua Portuguesa e Literaturas, Língua Inglesa e Literaturas e Língua Francesa e Literaturas – articulados por um eixo comum de disciplinas. É, portanto, em 2010, com a inauguração do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM), que o curso de Licenciatura em Letras-Inglês (código 34277 e-MEC) deixa o Departamento de Letras e passa a fazer parte do DLLEM. 

 

Descrição do curso

 

O Curso de Letras-Inglês da UFRN é um programa de licenciatura vibrante em que os alunos adquirem conhecimentos na área dos estudos da linguagem, com enfoque em língua inglesa, literaturas de língua inglesa e culturas diversas no contexto do ensino de língua inglesa e literaturas. Visando a uma imersão dos alunos na língua objeto de estudo, as disciplinas diretamente relacionadas à língua inglesa e às literaturas de língua inglesa são ministradas nessa língua: são componentes curriculares que incluem desde oficinas de habilidades linguísticas às literaturas de língua inglesa, em suas formas dramáticas, poéticas e narrativas. Além disso, várias disciplinas optativas são oferecidas a cada semestre, incluindo workshops de tradução, estudos especializados em literatura (Literatura irlandesa, afro-americana, entre outros), Expressão oral IV, Leitura e escrita IV, entre outras.

 

Corpo docente

 

O Curso Letras-Inglês é atualmente composto por 11 (onze) professores efetivos doutores, nas áreas de língua inglesa, literaturas de língua inglesa e seu ensino, e inglês para fins acadêmicos. São eles:

 

Ana Graça Canan

SIGAA

Lattes

Bruce Stewart

SIGAA

Lattes

Janaína Weissheimer

SIGAA

Lattes

Jennifer Sarah Cooper

SIGAA

Lattes

Luis Alfredo Fernandes de Assis

SIGAA

Lattes

Maria Edileuda do Rego Sarmento

SIGAA

Lattes

Marília Varella Bezerra de Faria

SIGAA

Lattes

Orison Marden Bandeira de Melo Júnior

SIGAA

Lattes

Rosanne Bezerra de Araújo

SIGAA

Lattes

Sandra Sassetti Fernandes Erickson

SIGAA

Lattes

Silvana Moura da Costa

SIGAA

Lattes

Coordenação do Programa: ORISON MARDEN BANDEIRA DE MELO JUNIOR

Telefone/Ramal: (84) 3342-2336/900

E-mail: coordenacaodllem@gmail.com

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Lingüística, Letras e Artes Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 12/07/2017 - 17/07/2017 · Matrícula para o período 2017.2.
  • 24/07/2017 · Início do período letivo 2017.2.
  • 12/07/2017 - 17/07/2017 · Matrícula para o período 2017.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao