Notícias > Defesa de Relatório de Graduação em Geofísica (RGG) - 2023.2 - BRUNO MICHELSON - 14/12/2023 - 17h - Título: "DETERMINAÇÃO DE FATOR DE CALIBRAGEM DE UM PROTÓTIPO DE SISMÓGRAFO QUE CONVERTE PULSO..."

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Departamento de Geofísica
Curso de Graduação em Geofísica


DEFESA PÚBLICA DE RELATÓRIO DE GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA (GEF0161)
Semestre 2023.2


Título do Relatório:

"DETERMINAÇÃO DE FATOR DE CALIBRAGEM DE UM PROTÓTIPO DE SISMÓGRAFO QUE CONVERTE PULSO ELETROMAGNÉTICO EM MOVIMENTO MECÂNICO DO SOLO"

Autor:  BRUNO MICHELSON LOPES DANTAS

 

Resumo:

Este estudo teve como objetivo determinar o fator de calibração de um protótipo de sismógrafo, LSOL, um geofone de frequência natural de 10Hz, visando a conversão de unidades de corrente elétrica para velocidade, em comparação com um sensor já calibrado, LSBM, um geofone broadband, acoplado ao registrador RefTek GSN-130 (Localização: 5°50’26”S 35°11’45”W). Os sensores, separados por uma distância de 1.5 cm, foram utilizados para registrar eventos sísmicos resultantes de lançamentos de 5 rochas em um laboratório de sismologia. A metodologia envolveu testes instrumentais, montagem dos equipamentos em ambiente controlado e extração dos dados para o formato MSEED utilizando a biblioteca ObsPy. Durante a interpretação dos dados, identificaram-se desafios, como a perda de 10% das amplitudes na estação LSOL devido à taxa de amostragem de 90 sps, enquanto a LSBM operava com 100 sps, além da identificação da fase da onda P. A análise detalhada permitiu a obtenção do fator de calibração entre as estações, essencial para a conversão do pulso eletromagnético em movimento mecânico do solo, concluindo com um modelo de regressão linear que estabeleceu o fator de calibração em 928.187 COUNTS.

Palavras-chaves: sismologia; calibração de sismógrafos;análise de dados sísmicos;espectrograma de eventos; sísmicos; Fator count.


Banca Examinadora:


Prof. Dr. Aderson Farias do Nascimento (Presidente – Orientador – DGEF/UFRN)
Prof. Dr.  Josibel Gomes de Oliveira Júnior  (DGEF/UFRN)
Me. André Tavares da Silva (LABSIS/DGEF/UFRN)

Coorientador – Prof. Dr. Manilo Soares Marques  (DGEF/UFRN)


Data: 14 de dezembro de 2023 (quinta-feira)                                          

Horário: 17h     
 
Local: Auditório do Departamento de Geofísica (1º andar - Reuni)    
           
Carga Horária: 1h para Atividades Complementares (Curso de Geofísica)


Notícia cadastrada em 08/12/2023 11:11  

Baixar arquivo
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao