Notícias > Defesa de Relatório de Graduação em Geofísica (RGG) - 2023.2 - JÚLIA MAIRLA SANTOS - 04/12/2023 - 9h30

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Departamento de Geofísica
Curso de Graduação em Geofísica



DEFESA PÚBLICA DE RELATÓRIO DE GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA (GEF0161)
Semestre 2023.2


Título do Relatório:

"APLICAÇÃO DO SINAL ANALÍTICO DO TENSOR GRADIENTE GRAVIMÉTRICO NA ESTIMATIVA DE PROFUNDIDADE DE FONTES NA BACIA POTIGUAR"

Autora: JÚLIA MAIRLA SANTOS HERCULANO

 


Resumo:

A deconvolução de Euler é uma ferramenta semiautomática de estimativa de profundidades de fontes de campos potenciais, que é a informação mais importante em mapas potenciais para o estudo de bacias sedimentares. Escolhendo adequadamente o índice estrutural do campo gravimétrico, que representa a taxa de decaimento da anomalia do campo, é possível estimar a profundidade das fontes potenciais, sem necessidade de se estabelecer um modelo interpretativo particular. O uso do sinal analítico do campo pode ser aplicado a dados de tensor de gradiente de gravidade (TGG) em três dimensões, aumentando a estabilidade do método, removendo a necessidade de se atribuir um índice estrutural a priori. A distribuição espacial das fontes potenciais pode fornecer informações sobre a trama estrutural de bacias sedimentares. Com isso, o trabalho contempla a aplicação do método de deconvolução de Euler ao sinal analítico direcional num conjunto de dados do tensor gradiente gravimétrico para o mapeamento e estimação de profundidades na bacia Potiguar e comparado com a performance das soluções de Euler tradicionais com as obtidas com o sinal analítico, numa área de aproximadamente 12 km x 12 km ao sul da cidade de Mossoró. Os resultados dessa pesquisa irão contribuir para melhorar a compreensão da técnica de deconvolução de Euler 3D, além de contribuir com as informações sobre a trama estrutural rasa presente na região investigada.

Palavras-chaves: sísmica rasa; acumulações de gás; bacia da foz do amazonas; canal do varador.


Banca Examinadora:


Prof. Dr. Renato Ramos da Silva Dantas (Presidente – Orientador – DGEF/UFRN)
Prof. Dr. Walter Eugênio de Medeiros (Membro interno – DGEF/UFRN)
Me. Elizângela Soares Amaral Mota (Membro externo – Serviço Geológico Brasileiro)



Data: 04 de dezembro de 2023 (segunda-feira)                         Horário: 9h30
Local: Auditório do Departamento de Geofísica (1º andar - Prédio REUNI)
Carga Horária: 1h para Atividades Complementares (Curso de Geofísica)


Notícia cadastrada em 01/12/2023 19:30  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao