Notícias > Guia para estudantes - Principais dúvidas - Retorno aulas Período 2020.1 (2020.6) - Ensino remoto.

 

Guia para estudantes - Principais dúvidas / Retorno aulas Período 2020.1 (2020.6) / Ensino remoto. 

 

Para auxiliar os alunos da UFRN na retomada das aulas por meio remoto, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) lançou o Guia para estudantes. O material está dividido em tópicos com as principais dúvidas dos estudantes relativas a volta das aulas do período 2020.1 (2020.6) com ensino remoto. 

 

O Guia tem o objetivo de “contribuir para que os estudantes tenham um acesso mais direto, por meio de perguntas e respostas, às diversas informações contidas em resolução e portarias sobre a retomada do 2020.1, em formato remoto”, explicou a pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias de Sá.

 

Com linguagem acessível, a publicação mostra todos os procedimentos que devem ser realizados pelos alunos em diversas situações, como trancamento de matrículas, regime de exercícios domiciliares e assistências estudantis. O Guia foi construído tendo como base as perguntas mais frequentes encaminhadas pelos alunos para a Coordenadoria de Atendimento da Prograd. Também foram ouvidas sugestões de servidores da Pró-Reitoria e de outros setores da UFRN, por meio de questionamentos feitos nos meios de comunicação da Prograd.

 

Na semana passada, o Guia ganhou uma versão em Libras. O material digital foi produzido pela Prograd, em parceria com a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) da UFRN, e traz todas as informações da versão inicial do Guia, desta vez em vídeo, com todas as partes traduzidas para linguagem de sinais.

 

A pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias Sá, destacou que a SIA tem conversado com a Prograd sobre a importância de tornar os documentos institucionais acessíveis, para possibilitar uma maior inclusão na comunidade acadêmica da UFRN. “O Guia ajudará muito aos estudantes nesse reinício das aulas em novo formato, por isso é importante que ele seja disponibilizado também em Libras”, afirmou.

 

Para o secretário de Inclusão e Acessibilidade, Ricardo Lins, é fundamental o empenho da UFRN para assegurar a disponibilização dos serviços de interpretação para a língua de sinais conforme a legislação vigente, garantindo às pessoas surdas o seu direito linguístico e cultural.

 

A retomada do período 2020.1 está sendo guiada por algumas premissas na UFRN, como a atenção à segurança à saúde, formação de qualidade, flexibilização com responsabilidade, capacitação de professores e a inclusão digital dos alunos, com acesso a equipamentos e Internet. “O que motivou o retorno é de saber que o nosso estudante precisa continuar as suas atividades acadêmicas. Nós não decidimos pelo ensino remoto, mas o que é possível para esse momento”, coloca Maria das Vitórias de Sá.



 

Guia Anexo: Guia_para_os_Estudantes_-__Retomada_das_Aulas_de_2020_-_Acessvel.pdf 

 

Veja mais em: 

Especial UFRN - Rede de apoio na retomada das aulas na UFRN

Natal, 8 de setembro de 2020 - Edição 106

https://www.ufrn.br/imprensa/materias-especiais/39674/rede-de-apoio-na-retomada-das-aulas 


Notícia cadastrada em 18/09/2020 10:23  

Baixar arquivo
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao